Ensino de inglês nos anos iniciais e internacionalização do ensino superior : um estudo de caso em um município do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Paula Aparecida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10097
Resumo: Resumo: Nos últimos anos, temos observado significativa expansão do ensino de línguas estrangeiras para crianças (LEC) do ensino fundamental I (EFI), em grande parte a língua inglesa (LI), nas escolas particulares e com crescimento expressivo na rede pública de ensino (MELLO, 213; VICENTIN, 213; DIAS; BROSSI, 215; SECCATO, 216; AGRA, 216; TANACA, 217; GINI, 217, para citar alguns) Tal cenário nos levou a investigar as motivações para a inserção do inglês já no ano de 1994 em uma escola municipal pública de EFI situada em uma cidade de aproximadamente 3 habitantes ao norte do Estado do Paraná Além disso, considerando que a globalização tem influenciado na internacionalização do ensino superior (DE WIT, 213) e ambas repercutiram no ensino de LE, como objetivo geral estabelecemos possíveis contribuições do ensino de inglês nos anos iniciais para a internacionalização do ensino superior e como objetivos específicos temos: 1) identificar as motivações para a implementação do inglês nos anos iniciais no locus investigado; e 2) investigar as possíveis relações globais e locais que emergem dos discursos dos sujeitos envolvidos na implementação do ensino de inglês no contexto investigado Nesse cerne, para esta pesquisa qualitativa interpretativista, caracterizada como um estudo de caso, nos ancoramos teoricamente nos preceitos da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; BALL, 21; MAINARDES, 26; BALL; MAINARDES, 211); no que se refere a aspectos relacionados à globalização, estendendo-se para as relações entre o global-local e o processo denominado glocalização (MOITALOPES, 28; FRANCO, 23; SHARIFIAN, 213); acerca da internacionalização do ensino superior (KNIGHT, 25; 212; DE WIT, 213; BAUMVOL; SARMENTO, 216; MARSON, 217); e sobre o ensino de LEC (PIRES, 21; SANTOS, 25; 28; CHAGURI; TONELLI, 213; PICANÇO, 213, dentre outros autores) Os dados foram gerados por meio de entrevistas realizadas com as principais atoras envolvidas, direta ou indiretamente, no processo de implementação e manutenção da LI no currículo da escola investigada (secretárias de educação, diretoras e professoras) Os resultados mostraram motivações de diferentes naturezas para a inserção da LI na escola e, embora as participantes não utilizem nas entrevistas o termo “internacionalização”, esta relação pôde ser estabelecida ao mencionarem as possíveis vantagens desse ensino desde esta etapa de escolarização para os alunos quando/se, futuramente, ingressarem no ensino superior
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e 2) investigar as possíveis relações globais e locais que emergem dos discursos dos sujeitos envolvidos na implementação do ensino de inglês no contexto investigado Nesse cerne, para esta pesquisa qualitativa interpretativista, caracterizada como um estudo de caso, nos ancoramos teoricamente nos preceitos da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; BALL, 21; MAINARDES, 26; BALL; MAINARDES, 211); no que se refere a aspectos relacionados à globalização, estendendo-se para as relações entre o global-local e o processo denominado glocalização (MOITALOPES, 28; FRANCO, 23; SHARIFIAN, 213); acerca da internacionalização do ensino superior (KNIGHT, 25; 212; DE WIT, 213; BAUMVOL; SARMENTO, 216; MARSON, 217); e sobre o ensino de LEC (PIRES, 21; SANTOS, 25; 28; CHAGURI; TONELLI, 213; PICANÇO, 213, dentre outros autores) Os dados foram gerados por meio de entrevistas realizadas com as principais atoras envolvidas, direta ou indiretamente, no processo de implementação e manutenção da LI no currículo da escola investigada (secretárias de educação, diretoras e professoras) Os resultados mostraram motivações de diferentes naturezas para a inserção da LI na escola e, embora as participantes não utilizem nas entrevistas o termo “internacionalização”, esta relação pôde ser estabelecida ao mencionarem as possíveis vantagens desse ensino desde esta etapa de escolarização para os alunos quando/se, futuramente, ingressarem no ensino superiorDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: In recent years, we have seen a significant expansion of foreign language education for children (FLC) from elementary school (ES), mostly the English Language (EL), in private schools and with significant growth in the public school system (MELLO, 213; VICENTIN, 213; DIAS; BROSSI, 215; SECCATO, 216; AGRA, 216; TANACA, 217; GINI, 217, to name a few) This scenario led us to investigate the motivations for the insertion of English already in 1994 in a public municipal school located in a city of approximately 3, inhabitants in northern Paraná Moreover, considering that globalization has influenced the internationalization of higher education (DE WIT, 213) and both have repercussions on the teaching of EL, as a general objective we established possible contributions of English teaching in the early years to the internationalization of higher education and as specific objectives we present: 1) to identify the motivations for the implementation of English in the early years in the locus investigated; and 2) to investigate the possible global and local relationships that emerge from the discourses of the subjects involved in the implementation of English teaching in the investigated context Therefore, for this interpretative qualitative research, characterized as a case study, we are theoretically anchored in the precepts of the Policy Cycle Approach (ACP) (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; BALL, 21; MAINARDES, 26 ; BALL; MAINARDES, 211); as regards aspects related to globalization, extending to the relations between the global-local and the process called glocalization (MOITALOPES, 28; FRANCO, 23; SHARIFIAN, 213); about the internationalization of higher education (KNIGHT, 25; 212; DE WIT, 213; BAUMVOL; SARMENTO, 216; MARSON, 217); and about the teaching of FLC (PIRES, 21; SANTOS, 25; 28; CHAGURI; TONELLI, 213 ; PICANÇO, 213, among other authors) The data were generated through interviews with the main actors involved, directly or indirectly, in the process of implementation and maintenance of the EL in the curriculum of the investigated school (secretaries of education, principals and teachers) The results showed different motivations for the insertion of EL in the school and, although the participants do not use the term “internationalization” in the interviews, this relationship could be established by mentioning the possible advantages of this teaching since this stage of schooling for the students when/if, in the future, they enter higher educationTonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]Sarmento, SimoneFurtoso, Viviane Aparecida BagioAvila, Paula Aparecida2024-05-01T12:14:15Z2024-05-01T12:14:15Z2019.0004.11.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10097porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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