Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araman, Eliane Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12980
Resumo: Resumo: Este trabalho procura investigar a relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes do professor de matemática As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor Dessa forma, o objetivo central de nosso estudo é analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes docentes Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da formação do professor e dos saberes e conhecimentos necessários para ensinar; as discussões sobre as possibilidades do uso pedagógico da história da matemática no ensino de matemática e na formação do professor A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; a construção do instrumento de coleta de dados (roteiro da entrevista semiestruturada); a coleta de dados, na qual realizamos entrevistas com seis professores que desenvolveram propostas para o uso da história da matemática em sala de aula; a análise das entrevistas que resultou na estruturação de categorias que evidenciam outras formas de saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura
id UEL_d610f5433d15a0075bb520629a3e0677
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12980
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemáticaMatemáticaFormação de professoresMatemáticaHistóriaProfessores de matemáticaTeacher trainingMathematicsVocational trainingPractice teachingMathematics teachers - HistoryMathematicsResumo: Este trabalho procura investigar a relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes do professor de matemática As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor Dessa forma, o objetivo central de nosso estudo é analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes docentes Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da formação do professor e dos saberes e conhecimentos necessários para ensinar; as discussões sobre as possibilidades do uso pedagógico da história da matemática no ensino de matemática e na formação do professor A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; a construção do instrumento de coleta de dados (roteiro da entrevista semiestruturada); a coleta de dados, na qual realizamos entrevistas com seis professores que desenvolveram propostas para o uso da história da matemática em sala de aula; a análise das entrevistas que resultou na estruturação de categorias que evidenciam outras formas de saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literaturaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work investigates the relevance of knowledge derived from studies of history of mathematics to the construction process of the mathematic teacher’s knowledge The investigations show that the theoretical and methodological knowledge of history of mathematics is important for teacher education Thus, the central aim of our study is to analyze evidence of how such knowledge collaborates to the structuring of the teacher’s knowledge For this, the theoretical frameworks explored in this research involve investigation on the subject of teacher’s education and knowledge, the discussions involving the possibility of using the history of mathematics in mathematic education and teacher education Content analysis was chosen as a tool for data analysis in this research The research is qualitative interpretative nature, in which the major steps were: the bibliography on the subjects studied; the construction of the instrument of data collection (script of semi-structured interviews); data collection which was realized with six teachers who have developed proposals for the use of history of mathematics in the classroom; and the analysis of the interviews resulted in the structuring of categories that shown other forms of teacher knowledge already explained in the literatureBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Morey, Bernadete BarbosaBaroni, Rosa Lúcia SverzutSavioli, Angela Marta Pereira das DoresSalvi, Rosana FigueiredoAraman, Eliane Maria de Oliveira2024-05-01T14:04:59Z2024-05-01T14:04:59Z2011.0009.11.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12980porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12980Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
title Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
spellingShingle Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
Araman, Eliane Maria de Oliveira
Matemática
Formação de professores
Matemática
História
Professores de matemática
Teacher training
Mathematics
Vocational training
Practice teaching
Mathematics teachers - History
Mathematics
title_short Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
title_full Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
title_fullStr Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
title_full_unstemmed Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
title_sort Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
author Araman, Eliane Maria de Oliveira
author_facet Araman, Eliane Maria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]
Morey, Bernadete Barbosa
Baroni, Rosa Lúcia Sverzut
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Salvi, Rosana Figueiredo
dc.contributor.author.fl_str_mv Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Formação de professores
Matemática
História
Professores de matemática
Teacher training
Mathematics
Vocational training
Practice teaching
Mathematics teachers - History
Mathematics
topic Matemática
Formação de professores
Matemática
História
Professores de matemática
Teacher training
Mathematics
Vocational training
Practice teaching
Mathematics teachers - History
Mathematics
description Resumo: Este trabalho procura investigar a relevância dos conhecimentos advindos de estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes do professor de matemática As investigações evidenciam que os conhecimentos teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação do professor Dessa forma, o objetivo central de nosso estudo é analisar e evidenciar como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes docentes Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da formação do professor e dos saberes e conhecimentos necessários para ensinar; as discussões sobre as possibilidades do uso pedagógico da história da matemática no ensino de matemática e na formação do professor A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; a construção do instrumento de coleta de dados (roteiro da entrevista semiestruturada); a coleta de dados, na qual realizamos entrevistas com seis professores que desenvolveram propostas para o uso da história da matemática em sala de aula; a análise das entrevistas que resultou na estruturação de categorias que evidenciam outras formas de saberes docentes, que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 09.11.2011
2011.00
2024-05-01T14:04:59Z
2024-05-01T14:04:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12980
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823243712856064