História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49089 |
Resumo: | O propósito deste estudo é analisar as potencialidades do uso da história da educação matemática na formação do professor de matemática. Parte-se do princípio de que os professores tendem a desenvolver uma prática pedagógica de melhor qualidade se mantiverem uma relação histórica com seu passado profissional. Assim, este texto pretende responder a seguinte questão: que história da educação matemática deve ser incluída na formação dos professores de matemática? Para responder a tal interrogação, utiliza-se como base teórico-metodológica a História Cultural. Com esta referência buscase uma história da educação matemática que leve em conta a circulação de modelos internacionais que cobram sentido num determinado local e tempo histórico, dando significado às práticas pedagógicas dos professores de matemática. |
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Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2018-08-03T12:32:06Z2018-08-03T12:32:06Z2010Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim De Educacao Matematica. Rio Claro, v. 23, n. 35, p. 123-136, 2010.0103-636Xhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49089WOS000284097200007.pdfWOS:000284097200007O propósito deste estudo é analisar as potencialidades do uso da história da educação matemática na formação do professor de matemática. Parte-se do princípio de que os professores tendem a desenvolver uma prática pedagógica de melhor qualidade se mantiverem uma relação histórica com seu passado profissional. Assim, este texto pretende responder a seguinte questão: que história da educação matemática deve ser incluída na formação dos professores de matemática? Para responder a tal interrogação, utiliza-se como base teórico-metodológica a História Cultural. Com esta referência buscase uma história da educação matemática que leve em conta a circulação de modelos internacionais que cobram sentido num determinado local e tempo histórico, dando significado às práticas pedagógicas dos professores de matemática.The purpose of this paper is to analyze the potential for using the history of mathematics education in educational programmes for math teachers. It is based on the belief that teachers will tend to develop current pedagogical practice of a better quality by maintaining an historical relationship with past educational practices of their professional ancestors. Consequently, this study will answer the following questions: what history of mathematics education could be included in training of math teachers? To answer this question, the theoretical and methodological background of Cultural History will be used. Through the history of mathematics education, teachers may become aware of processes and curricular models for the teaching of mathematics that have been circulating historically at an international level, acquiring a meaning at specific times and places.Univ Fed Sao Paulo, Sao Paulo, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Sao Paulo, BrazilWeb of Science123-136porUnesp-Dept MathematicaHistória da educação matemáticaHistória da MatemáticaFormação de professores de matemáticaHistory of mathematics educationHistory of MathematicsTraining of math teachersHistória da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemáticaConsiderations regarding the potential for using the history of mathematics education in the education of mathematics teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALWOS000284097200007.pdfWOS000284097200007.pdfapplication/pdf629244${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49089/1/WOS000284097200007.pdf9c99c2781a0fa048dfcaeefaa2bc4334MD51open accessTEXTWOS000284097200007.pdf.txtWOS000284097200007.pdf.txtExtracted texttext/plain31638${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49089/23/WOS000284097200007.pdf.txt4e59009233f9574b6a37be32794fd8adMD523open accessTHUMBNAILWOS000284097200007.pdf.jpgWOS000284097200007.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6681${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49089/25/WOS000284097200007.pdf.jpg8a1965501c029e9d0bb3ffdc4d61bffbMD525open access11600/490892023-06-03 01:50:38.619open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/49089Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:50:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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