O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flávio Batista dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14957
Resumo: Resumo: Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa com alunos de duas escolas do município de Ibaiti-PR, a partir dos preceitos da Educação Histórica Tendo como suporte teórico os estudos de Jorn Rusen (21, 21, 212), Isabel Barca (27), Maria Auxiliadora Schmidt (28) investigou-se a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e perceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um O presente trabalho se constitui em um estudo com alunos do ensino fundamental, anos finais, objetivando responder a uma questão fundamental dentro do ensino de história que é a relevância e a significância histórica nos conteúdos trabalhados pelos professores para a vida prática desses estudantes Nesse sentido, analisamos como a história local pode influenciar na formação de uma consciência pautada numa orientação temporal que sustente uma interpretação do seu cotidiano Tivemos como hipótese que o trabalho do professor possibilitaria a produção de narrativas, as quais permitiriam verificar a constituição do pensamento e compreensão histórica dos estudantes, além disso, promoveria atividades visando o domínio da temporalidade e do espaço Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa e para responder a hipótese levantada utilizou-se de questionários com alunos do 6º e 9º Anos do Ensino Fundamental de uma escola particular e uma escola pública da cidade de Ibaiti-PR, da produção de narrativas, com vistas à compreensão dos saberes, significados e intencionalidades do Ensino de História Como resultado da investigação observamos um processo de articulação do pensamento histórico dos estudantes através das narrativas produzidas uma predominância da fragmentação na exposição dos acontecimentos com similaridade entre os modos de narrar a história nacional em relação à história local
id UEL_d6783fa2b2611e8a6c202c81957e4f38
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14957
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti-PREducaçãoEfeito das inovações tecnológicasHistóriaEstudo e ensinoConsciência históricaStudy and teachingHistoryResumo: Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa com alunos de duas escolas do município de Ibaiti-PR, a partir dos preceitos da Educação Histórica Tendo como suporte teórico os estudos de Jorn Rusen (21, 21, 212), Isabel Barca (27), Maria Auxiliadora Schmidt (28) investigou-se a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e perceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um O presente trabalho se constitui em um estudo com alunos do ensino fundamental, anos finais, objetivando responder a uma questão fundamental dentro do ensino de história que é a relevância e a significância histórica nos conteúdos trabalhados pelos professores para a vida prática desses estudantes Nesse sentido, analisamos como a história local pode influenciar na formação de uma consciência pautada numa orientação temporal que sustente uma interpretação do seu cotidiano Tivemos como hipótese que o trabalho do professor possibilitaria a produção de narrativas, as quais permitiriam verificar a constituição do pensamento e compreensão histórica dos estudantes, além disso, promoveria atividades visando o domínio da temporalidade e do espaço Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa e para responder a hipótese levantada utilizou-se de questionários com alunos do 6º e 9º Anos do Ensino Fundamental de uma escola particular e uma escola pública da cidade de Ibaiti-PR, da produção de narrativas, com vistas à compreensão dos saberes, significados e intencionalidades do Ensino de História Como resultado da investigação observamos um processo de articulação do pensamento histórico dos estudantes através das narrativas produzidas uma predominância da fragmentação na exposição dos acontecimentos com similaridade entre os modos de narrar a história nacional em relação à história localDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research aimed to conduct a survey of students in two schools from Ibaiti - PR, from the precepts of History Education As theoretical support studies Rusen Jorn (21, 21, 212), Isabel Barca (27), Maria Auxiliadora Schmidt (28) investigated the way of development of the teaching of history, considering the perception, imagination and memory of the subjects involved in research, seeking to understand and realize the usefulness of history lesson and relate it to life each practice The present work constitutes a study of elementary school students, last year, objective to answer a basic question in the teaching of history is that the relevance and historical significance in the contents worked by teachers for practical life of these students Accordingly, we analyze how local history can influence the formation of a conscience guided a temporal orientation that supports an interpretation of everyday life We hypothesized that the teacher's work would enable the production of narratives, which allow verify the constitution of thought and historical understanding of students, moreover, promote activities aimed at the field of temporality and space From the perspective of qualitative research and to answer hypothesis we used questionnaires to students in the 6th and 9th years of elementary school to a private school and a public school of the city of Ibaiti-PR, and production of narratives, with a view to understanding the knowledge, meanings and intentions in History Teaching Point As a result of research we observe a process of articulation of historical thinking through the narratives of students produced a predominance of fragmentation in the exposition of events with similarity between the modes of narrating national history in relation to local historyCainelli, Marlene Rosa [Orientador]Tuma, Magda MadalenaSchmidt, Maria AuxiliadoraSantos, Flávio Batista dos2024-05-01T14:44:09Z2024-05-01T14:44:09Z2014.0016.06.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14957porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:34Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti-PR
title O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti-PR
spellingShingle O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti-PR
Santos, Flávio Batista dos
Educação
Efeito das inovações tecnológicas
História
Estudo e ensino
Consciência histórica
Study and teaching
History
title_short O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti-PR
title_full O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti-PR
title_fullStr O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti-PR
title_full_unstemmed O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti-PR
title_sort O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti-PR
author Santos, Flávio Batista dos
author_facet Santos, Flávio Batista dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]
Tuma, Magda Madalena
Schmidt, Maria Auxiliadora
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Flávio Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Efeito das inovações tecnológicas
História
Estudo e ensino
Consciência histórica
Study and teaching
History
topic Educação
Efeito das inovações tecnológicas
História
Estudo e ensino
Consciência histórica
Study and teaching
History
description Resumo: Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa com alunos de duas escolas do município de Ibaiti-PR, a partir dos preceitos da Educação Histórica Tendo como suporte teórico os estudos de Jorn Rusen (21, 21, 212), Isabel Barca (27), Maria Auxiliadora Schmidt (28) investigou-se a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e perceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um O presente trabalho se constitui em um estudo com alunos do ensino fundamental, anos finais, objetivando responder a uma questão fundamental dentro do ensino de história que é a relevância e a significância histórica nos conteúdos trabalhados pelos professores para a vida prática desses estudantes Nesse sentido, analisamos como a história local pode influenciar na formação de uma consciência pautada numa orientação temporal que sustente uma interpretação do seu cotidiano Tivemos como hipótese que o trabalho do professor possibilitaria a produção de narrativas, as quais permitiriam verificar a constituição do pensamento e compreensão histórica dos estudantes, além disso, promoveria atividades visando o domínio da temporalidade e do espaço Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa e para responder a hipótese levantada utilizou-se de questionários com alunos do 6º e 9º Anos do Ensino Fundamental de uma escola particular e uma escola pública da cidade de Ibaiti-PR, da produção de narrativas, com vistas à compreensão dos saberes, significados e intencionalidades do Ensino de História Como resultado da investigação observamos um processo de articulação do pensamento histórico dos estudantes através das narrativas produzidas uma predominância da fragmentação na exposição dos acontecimentos com similaridade entre os modos de narrar a história nacional em relação à história local
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 16.06.2014
2014.00
2024-05-01T14:44:09Z
2024-05-01T14:44:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14957
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823239851999232