Racismo no ambiente escolar : consciência histórica e experiência de estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andressa da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9427
Resumo: Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), trata-se de um estudo que teve origem ainda no período de graduação em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, campus Assis, durante participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e tem como objetivo investigar as formas pelas quais o racismo se apresenta no cotidiano de estudantes da educação básica, bem como refletir a respeito da consciência histórica discente sobre esta questão, a partir do encontro, em sala de aula, dos saberes oriundos de sua experiência com a aprendizagem histórica escolar Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se uma metodologia de inspiração etnográfica BUENO (27), GEERTZ (28), em conjunto com outros instrumentos de cunho qualitativo, oriundos da Educação Histórica BARCA (28; 214), SCHMIDT (212; 214; 218) e da Didática da História ALVES (21; 213; 215; 218), CERRI (211), MARTINS (212), RÜSEN (21; 26; 27; 212; 215), os quais foram aplicados a estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, na Cidade de Londrina, possibilitando a análise de suas ideias prévias e narrativas acerca do Racismo, por meio das competências que fazem parte da operacionalização da consciência histórica, tal qual proposto por Jörn Rüsen Baseada nesse repertório epistemológico, a Dissertação buscou estudar as formas pelas quais o racismo ocorre na vida dos estudantes e como por eles é percebido, seja na sociedade, seja, especificamente, no ambiente escolar Além disso, objetivou discutir o papel do Ensino de História no desenvolvimento da consciência histórica acerca do racismo, bem como sua contribuição para a construção de uma educação verdadeiramente democrática e antirracista
id UEL_63c3626d51b835d95ab51de184b575e0
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9427
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Racismo no ambiente escolar : consciência histórica e experiência de estudantes do ensino fundamentalHistóriaEstudo e ensinoRacismoConsciência históricaEducação históricaStudy and teachingRacismHistorical consciousnessHistorical educationHistoryResumo: A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), trata-se de um estudo que teve origem ainda no período de graduação em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, campus Assis, durante participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e tem como objetivo investigar as formas pelas quais o racismo se apresenta no cotidiano de estudantes da educação básica, bem como refletir a respeito da consciência histórica discente sobre esta questão, a partir do encontro, em sala de aula, dos saberes oriundos de sua experiência com a aprendizagem histórica escolar Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se uma metodologia de inspiração etnográfica BUENO (27), GEERTZ (28), em conjunto com outros instrumentos de cunho qualitativo, oriundos da Educação Histórica BARCA (28; 214), SCHMIDT (212; 214; 218) e da Didática da História ALVES (21; 213; 215; 218), CERRI (211), MARTINS (212), RÜSEN (21; 26; 27; 212; 215), os quais foram aplicados a estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, na Cidade de Londrina, possibilitando a análise de suas ideias prévias e narrativas acerca do Racismo, por meio das competências que fazem parte da operacionalização da consciência histórica, tal qual proposto por Jörn Rüsen Baseada nesse repertório epistemológico, a Dissertação buscou estudar as formas pelas quais o racismo ocorre na vida dos estudantes e como por eles é percebido, seja na sociedade, seja, especificamente, no ambiente escolar Além disso, objetivou discutir o papel do Ensino de História no desenvolvimento da consciência histórica acerca do racismo, bem como sua contribuição para a construção de uma educação verdadeiramente democrática e antirracistaDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: This research, developed within the Graduate Program in Social History of the State University of Londrina (UEL), is a study started during the Undergraduate program of History in the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho”, in Assis, during the participation within the program of scholarships for beginner teachers (PIBID) Its objective is to investigate the ways in which racism is presented within the daily life of students from basic education, as well as reflecting about the students’ historical consciousness about this question, stemming from the confluence, inside the classroom, of the knowledge coming from their experience with the historical learning inside the school To develop this research, a methodology inspired by ethnography was used BUENO (27), GEERTZ (28), combined with other instruments of qualitative nature from History Education BARCA (28; 214), SCHMIDT (212; 214; 218) and from History didactics ALVES (21; 213; 215; 218), CERRI (211), MARTINS (212), RÜSEN (21; 26; 27; 212; 215), applied to students from the public school in Paraná, in the city of Londrina, enabling the analysis of the previous ideas and narratives of the students about Racism, through the competences that are part of the operationalization of historical consciousness, as proposed by Jörn Rüsen Based on this epistemological repertoire, the dissertation sought to study the ways in which the racism occurs in the lives of the students and how it is perceived by them, in society or, specifically, on the school environment Furthermore, the goal was to discuss the role of History Teaching in the development of historical consciousness about the racism, as well as its contribution to the construction of an education truly democratic and anti-racistAlves, Ronaldo Cardoso [Orientador]Pina, Maria Cristina DantasCainelli, Marlene RosaOliveira, Andressa da Silva2024-05-01T11:55:19Z2024-05-01T11:55:19Z2020.0026.10.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9427porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:36Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Racismo no ambiente escolar : consciência histórica e experiência de estudantes do ensino fundamental
title Racismo no ambiente escolar : consciência histórica e experiência de estudantes do ensino fundamental
spellingShingle Racismo no ambiente escolar : consciência histórica e experiência de estudantes do ensino fundamental
Oliveira, Andressa da Silva
História
Estudo e ensino
Racismo
Consciência histórica
Educação histórica
Study and teaching
Racism
Historical consciousness
Historical education
History
title_short Racismo no ambiente escolar : consciência histórica e experiência de estudantes do ensino fundamental
title_full Racismo no ambiente escolar : consciência histórica e experiência de estudantes do ensino fundamental
title_fullStr Racismo no ambiente escolar : consciência histórica e experiência de estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Racismo no ambiente escolar : consciência histórica e experiência de estudantes do ensino fundamental
title_sort Racismo no ambiente escolar : consciência histórica e experiência de estudantes do ensino fundamental
author Oliveira, Andressa da Silva
author_facet Oliveira, Andressa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Ronaldo Cardoso [Orientador]
Pina, Maria Cristina Dantas
Cainelli, Marlene Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andressa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv História
Estudo e ensino
Racismo
Consciência histórica
Educação histórica
Study and teaching
Racism
Historical consciousness
Historical education
History
topic História
Estudo e ensino
Racismo
Consciência histórica
Educação histórica
Study and teaching
Racism
Historical consciousness
Historical education
History
description Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), trata-se de um estudo que teve origem ainda no período de graduação em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, campus Assis, durante participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e tem como objetivo investigar as formas pelas quais o racismo se apresenta no cotidiano de estudantes da educação básica, bem como refletir a respeito da consciência histórica discente sobre esta questão, a partir do encontro, em sala de aula, dos saberes oriundos de sua experiência com a aprendizagem histórica escolar Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se uma metodologia de inspiração etnográfica BUENO (27), GEERTZ (28), em conjunto com outros instrumentos de cunho qualitativo, oriundos da Educação Histórica BARCA (28; 214), SCHMIDT (212; 214; 218) e da Didática da História ALVES (21; 213; 215; 218), CERRI (211), MARTINS (212), RÜSEN (21; 26; 27; 212; 215), os quais foram aplicados a estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, na Cidade de Londrina, possibilitando a análise de suas ideias prévias e narrativas acerca do Racismo, por meio das competências que fazem parte da operacionalização da consciência histórica, tal qual proposto por Jörn Rüsen Baseada nesse repertório epistemológico, a Dissertação buscou estudar as formas pelas quais o racismo ocorre na vida dos estudantes e como por eles é percebido, seja na sociedade, seja, especificamente, no ambiente escolar Além disso, objetivou discutir o papel do Ensino de História no desenvolvimento da consciência histórica acerca do racismo, bem como sua contribuição para a construção de uma educação verdadeiramente democrática e antirracista
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T11:55:19Z
2024-05-01T11:55:19Z
26.10.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9427
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
História Social
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História Social
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823242040377344