Efeitos de instruções na resistência do comportamento à mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Ludmila Zatorre
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13753
Resumo: Resumo: Estudos experimentais sobre controle instrucional e resistência do comportamento à mudança são escassos e apresentam dados divergentes Esses estudos manipularam as instruções somente entre grupos Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de instruções diferentes em um múltiplo FI FI sobre a resistência do comportamento à mudança com análise intraparticipante Para isso, cinco universitários foram instruídos a pressionar um botão para obter pontos, que posteriormente foram trocados por dinheiro Na Linha de Base (LB) o participante foi exposto a um programa múltiplo de reforço com três componentes FI EXT FI com duração de 3 min cada O componente de EXT foi sempre intercalado com um componente instruído (FI) No Teste, o programa foi alterado para um múltiplo EXT EXT com aumento do esforço físico (Experimento 1) e (2) um múltiplo FI FI com aumento do esforço físico (Experimento 2) O comportamento no componente que fornecia a instrução correspondente foi mais resistente à mudança para a maioria dos participantes, considerando-se ambos os experimentos Isso ocorreu independentemente da diferenciação das taxas de respostas entre os componentes na LB Em geral, esse resultado corrobora aqueles resultados de estudos sobre comportamento instruído, nos quais seguir instruções correspondentes tende a gerar maior persistência frente a mudanças no ambiente
id UEL_d75ce22b9e04d169211954f259246a5f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13753
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Efeitos de instruções na resistência do comportamento à mudançaAnálise do comportamentoRegras (Psicologia)Mudança (Psicologia)Behavioral analysisChange (Psychology)RulesResumo: Estudos experimentais sobre controle instrucional e resistência do comportamento à mudança são escassos e apresentam dados divergentes Esses estudos manipularam as instruções somente entre grupos Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de instruções diferentes em um múltiplo FI FI sobre a resistência do comportamento à mudança com análise intraparticipante Para isso, cinco universitários foram instruídos a pressionar um botão para obter pontos, que posteriormente foram trocados por dinheiro Na Linha de Base (LB) o participante foi exposto a um programa múltiplo de reforço com três componentes FI EXT FI com duração de 3 min cada O componente de EXT foi sempre intercalado com um componente instruído (FI) No Teste, o programa foi alterado para um múltiplo EXT EXT com aumento do esforço físico (Experimento 1) e (2) um múltiplo FI FI com aumento do esforço físico (Experimento 2) O comportamento no componente que fornecia a instrução correspondente foi mais resistente à mudança para a maioria dos participantes, considerando-se ambos os experimentos Isso ocorreu independentemente da diferenciação das taxas de respostas entre os componentes na LB Em geral, esse resultado corrobora aqueles resultados de estudos sobre comportamento instruído, nos quais seguir instruções correspondentes tende a gerar maior persistência frente a mudanças no ambienteDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Experimental studies on instructional control and resistance to change are scarce and often present divergent data These studies manipulated instructions only between groups Therefore, the goal of this study was to investigate the effects of different instructions on a multiple FI FI on behavioral resistance to change with intraparticipant analysis For this, five undergraduate students were instructed to press a button with the help of the mouse to obtain points, which later were exchanged for money In the baseline (BL), the participant was exposed to a multiple schedule of reinforcement with three components FI EXT FI, with duration of 3 min each The EXT component was always followed an instructed component (FI) In the Test, the schedule was changed to a multiple EXT EXT with increased of physical effort (Experiment 1) and (2) a multiple FI FI only with increased physical effort (Experiment 2) The behavior on the component providing the corresponding instruction was more resistant to change for most participants, considering in both experiments This occurred regardless of the differentiation of the response rates between the components in BL In general, this result corroborates those results of studies on instructed behavior, in which following corresponding instructions tends to generate greater persistence in the face of changes in the environmentCosta, Carlos Eduardo [Orientador]Cançado, Carlos Renato XavierHaydu, Verônica BenderDantas, Ludmila Zatorre2024-05-01T14:18:18Z2024-05-01T14:18:18Z2017.0022.05.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13753porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:38Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de instruções na resistência do comportamento à mudança
title Efeitos de instruções na resistência do comportamento à mudança
spellingShingle Efeitos de instruções na resistência do comportamento à mudança
Dantas, Ludmila Zatorre
Análise do comportamento
Regras (Psicologia)
Mudança (Psicologia)
Behavioral analysis
Change (Psychology)
Rules
title_short Efeitos de instruções na resistência do comportamento à mudança
title_full Efeitos de instruções na resistência do comportamento à mudança
title_fullStr Efeitos de instruções na resistência do comportamento à mudança
title_full_unstemmed Efeitos de instruções na resistência do comportamento à mudança
title_sort Efeitos de instruções na resistência do comportamento à mudança
author Dantas, Ludmila Zatorre
author_facet Dantas, Ludmila Zatorre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Carlos Eduardo [Orientador]
Cançado, Carlos Renato Xavier
Haydu, Verônica Bender
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Ludmila Zatorre
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Regras (Psicologia)
Mudança (Psicologia)
Behavioral analysis
Change (Psychology)
Rules
topic Análise do comportamento
Regras (Psicologia)
Mudança (Psicologia)
Behavioral analysis
Change (Psychology)
Rules
description Resumo: Estudos experimentais sobre controle instrucional e resistência do comportamento à mudança são escassos e apresentam dados divergentes Esses estudos manipularam as instruções somente entre grupos Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de instruções diferentes em um múltiplo FI FI sobre a resistência do comportamento à mudança com análise intraparticipante Para isso, cinco universitários foram instruídos a pressionar um botão para obter pontos, que posteriormente foram trocados por dinheiro Na Linha de Base (LB) o participante foi exposto a um programa múltiplo de reforço com três componentes FI EXT FI com duração de 3 min cada O componente de EXT foi sempre intercalado com um componente instruído (FI) No Teste, o programa foi alterado para um múltiplo EXT EXT com aumento do esforço físico (Experimento 1) e (2) um múltiplo FI FI com aumento do esforço físico (Experimento 2) O comportamento no componente que fornecia a instrução correspondente foi mais resistente à mudança para a maioria dos participantes, considerando-se ambos os experimentos Isso ocorreu independentemente da diferenciação das taxas de respostas entre os componentes na LB Em geral, esse resultado corrobora aqueles resultados de estudos sobre comportamento instruído, nos quais seguir instruções correspondentes tende a gerar maior persistência frente a mudanças no ambiente
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2017.00
2024-05-01T14:18:18Z
2024-05-01T14:18:18Z
22.05.2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13753
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Análise do Comportamento
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823242978852864