Burnout e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu em letras linguística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231972 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivos analisar os fatores associados às dimensões da síndrome de burnout e a associação entre as dimensões trabalho excessivo e trabalho compulsivo do workaholism com as dimensões da síndrome de burnout. Trata-se de uma pesquisa transversal realizada com docentes vinculados à 155 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Linguística do Brasil reconhecidos pela CAPES. A coleta de dados ocorreu entre fevereiro a agosto de 2019 por meio de um questionário online composto por variáveis sociodemográficas, ocupacionais, de hábitos de vida e as escalas Maslach Burnout InventoryTM - Human Services Survey para avaliar os níveis de exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional e Dutch Work Addiction Scale para avaliar os níveis de trabalho excessivo e trabalho compulsivo. Utilizou-se a estatística descritiva, análises univariadas e modelos múltiplos de regressão logística, apresentados em odds ratio (OR) brutos e ajustados com intervalos de confiança de 95%. Os resultados mostraram que docentes com chance aumentada para exaustão emocional e despersonalização referiram usar medicamentos em razão da atividade laboral. A influência negativa do ritmo e intensidade do trabalho na vida pessoal, o pensamento em deixar o programa e possuir mais ou igual a três artigos científicos em elaboração apresentaram chances aumentadas para a exaustão emocional e, realizar mais de nove horas semanais na graduação à baixa realização profissional. Possuir relacionamento conjugal, satisfação com a saúde e trabalho, possuir pós-doutorado, autonomia e bom relacionamento interpessoal com os docentes do programa apresentaram chances reduzidas de exaustão emocional. Chances reduzidas de despersonalização ocorreu com os que referiram estar satisfeito com o trabalho, possuir bom relacionamento interpessoal com orientandos e docentes e receber bolsa produtividade. Estar satisfeito com o trabalho e programa de atuação, bom relacionamento com orientandos e docentes e apresentar mais de três livros e/ou capítulos publicados no último ano reduziram os níveis de baixa realização profissional. Docentes com alto nível de trabalho excessivo (29,40%) apresentaram 2,754 vezes a chance de exaustão emocional alta e 2,076 vezes a chance de despersonalização alta. Quanto aos docentes com alto nível de trabalho compulsivo (8,03%), estes apresentaram 4,876 vezes a chance de exaustão emocional alta e 2,972 vezes a chance de despersonalização alta. Não foi identificado associação entre trabalho excessivo e trabalho compulsivo com a baixa realização profissional. Concluiu-se que a síndrome de burnout está associada às variáveis sociodemográficas, ocupacionais e de hábitos de vida dos docentes de pós-graduação stricto sensu em Letras e Linguística, bem como os maiores níveis de trabalho excessivo e trabalho compulsivo do workaholism estão diretamente associados à exaustão emocional e despersonalização da síndrome de burnout entre os participantes deste estudo. |
id |
UEL_d85c3257b3a5112a38b44c14247d10e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uel.br:vtls000231972 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisBurnout e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu em letras linguísticaBurnout and workaholism in faculty members of stricto sensu postgraduate programs in Languages and Linguistic2020-11-16Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad . Maria José Quina Galdino [Coorientador] Júlia Trevisan Martins Frederico Augusto Garcia Fernandes Maria Helena Palucci Marziale Sônia Silva MarconMaynara Fernanda Carvalho BarretoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.URLBRA pesquisa teve como objetivos analisar os fatores associados às dimensões da síndrome de burnout e a associação entre as dimensões trabalho excessivo e trabalho compulsivo do workaholism com as dimensões da síndrome de burnout. Trata-se de uma pesquisa transversal realizada com docentes vinculados à 155 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Linguística do Brasil reconhecidos pela CAPES. A coleta de dados ocorreu entre fevereiro a agosto de 2019 por meio de um questionário online composto por variáveis sociodemográficas, ocupacionais, de hábitos de vida e as escalas Maslach Burnout InventoryTM - Human Services Survey para avaliar os níveis de exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional e Dutch Work Addiction Scale para avaliar os níveis de trabalho excessivo e trabalho compulsivo. Utilizou-se a estatística descritiva, análises univariadas e modelos múltiplos de regressão logística, apresentados em odds ratio (OR) brutos e ajustados com intervalos de confiança de 95%. Os resultados mostraram que docentes com chance aumentada para exaustão emocional e despersonalização referiram usar medicamentos em razão da atividade laboral. A influência negativa do ritmo e intensidade do trabalho na vida pessoal, o pensamento em deixar o programa e possuir mais ou igual a três artigos científicos em elaboração apresentaram chances aumentadas para a exaustão emocional e, realizar mais de nove horas semanais na graduação à baixa realização profissional. Possuir relacionamento conjugal, satisfação com a saúde e trabalho, possuir pós-doutorado, autonomia e bom relacionamento interpessoal com os docentes do programa apresentaram chances reduzidas de exaustão emocional. Chances reduzidas de despersonalização ocorreu com os que referiram estar satisfeito com o trabalho, possuir bom relacionamento interpessoal com orientandos e docentes e receber bolsa produtividade. Estar satisfeito com o trabalho e programa de atuação, bom relacionamento com orientandos e docentes e apresentar mais de três livros e/ou capítulos publicados no último ano reduziram os níveis de baixa realização profissional. Docentes com alto nível de trabalho excessivo (29,40%) apresentaram 2,754 vezes a chance de exaustão emocional alta e 2,076 vezes a chance de despersonalização alta. Quanto aos docentes com alto nível de trabalho compulsivo (8,03%), estes apresentaram 4,876 vezes a chance de exaustão emocional alta e 2,972 vezes a chance de despersonalização alta. Não foi identificado associação entre trabalho excessivo e trabalho compulsivo com a baixa realização profissional. Concluiu-se que a síndrome de burnout está associada às variáveis sociodemográficas, ocupacionais e de hábitos de vida dos docentes de pós-graduação stricto sensu em Letras e Linguística, bem como os maiores níveis de trabalho excessivo e trabalho compulsivo do workaholism estão diretamente associados à exaustão emocional e despersonalização da síndrome de burnout entre os participantes deste estudo.The research aims to analyze the factors associated with the dimensions of the burnout syndrome as well the association between excessive work and compulsive work of workaholism with the dimensions of the burnout syndrome. This is a cross-sectional study conducted with faculty members of 155 stricto sensu postgraduate programs in Languages and Linguistic in Brazil recommended or acknowledged by CAPES. The data collection took place from february to august of 2019 through an online questionnaire composed by sociodemographic, occupational, and lifestyle variables along with Maslach Burnout InventoryTM - Human Services Survey scales to evaluate the levels of emotional exhaustion, depersonalization, and low professional achievement as well Dutch Work Addiction Scale to evaluate the level of excessive work and compulsive work. It was used a descriptive statistic, univariate analysis, and multiple models of logistic regression presented in crude and adjusted odds ratio (OR) with confidence interval of 95%. The results show that teachers with an incresead chance for emotional exhaustion and depersonalization reported using medications in virtue of labor activity. The negative influence of pace and intensity of work in personal life, the thought of leaving the program and having to elaborate three of more scientific papers led to higher chances of emotional exhaustion and execute more than nine hours per week in the program led to low levels of professional achievement. Having conjugal relationship, satisfaction with health and work, getting a post-doctorate, autonomy, and good interpersonal relationship with faculty members of the program resulted in lower chances of emotional exhaustion. Reduced chances of depersonalization occurred with those referred as being satisfied with work, having good interpersonal relationship with research students and faculty members of the program, and receiving productivity grants. Being satisfied with work and program, good relationship with research students and faculty members, and having more than three books and/or chapters published within the last year reduced the levels of low professional achievement. Faculty members with high level of excessive work (29,40%) presented 2.754 times (p=0.001) the chance of high emotional exhaustion and 2.076 times (p=0.003) the chance of high depersonalization. The faculty members with high levels of compulsive work (8,03%) presented 4.876 times (p=0.001) the chance of high emotional exhaustion and 2.972 times the chance of high depersonalization (p=0.003). It was not identified an association between excessive work and compulsive work with lower levels of professional achievement. It was concluded that the burnout syndrome is associated with sociodemographic, occupational, and lifestyle variables of faculty members of Stricto Sensu postgraduate programs in Languages and Linguistic; as well as higher levels of excessive work and compulsive work of workaholism are directly associated with emotional exhaustion and depersonalization of the burnout syndrome among faculty members of stricto sensu postgraduate programs in Languages and Linguistic among the participants of this study.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231972porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:29:26Zoai:uel.br:vtls000231972Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2022-12-09T11:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Burnout e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu em letras linguística |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Burnout and workaholism in faculty members of stricto sensu postgraduate programs in Languages and Linguistic |
title |
Burnout e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu em letras linguística |
spellingShingle |
Burnout e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu em letras linguística Maynara Fernanda Carvalho Barreto |
title_short |
Burnout e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu em letras linguística |
title_full |
Burnout e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu em letras linguística |
title_fullStr |
Burnout e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu em letras linguística |
title_full_unstemmed |
Burnout e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu em letras linguística |
title_sort |
Burnout e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu em letras linguística |
author |
Maynara Fernanda Carvalho Barreto |
author_facet |
Maynara Fernanda Carvalho Barreto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad . |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
Maria José Quina Galdino [Coorientador] |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Júlia Trevisan Martins |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Frederico Augusto Garcia Fernandes |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Maria Helena Palucci Marziale |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Sônia Silva Marcon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maynara Fernanda Carvalho Barreto |
contributor_str_mv |
Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad . Maria José Quina Galdino [Coorientador] Júlia Trevisan Martins Frederico Augusto Garcia Fernandes Maria Helena Palucci Marziale Sônia Silva Marcon |
description |
A pesquisa teve como objetivos analisar os fatores associados às dimensões da síndrome de burnout e a associação entre as dimensões trabalho excessivo e trabalho compulsivo do workaholism com as dimensões da síndrome de burnout. Trata-se de uma pesquisa transversal realizada com docentes vinculados à 155 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Linguística do Brasil reconhecidos pela CAPES. A coleta de dados ocorreu entre fevereiro a agosto de 2019 por meio de um questionário online composto por variáveis sociodemográficas, ocupacionais, de hábitos de vida e as escalas Maslach Burnout InventoryTM - Human Services Survey para avaliar os níveis de exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional e Dutch Work Addiction Scale para avaliar os níveis de trabalho excessivo e trabalho compulsivo. Utilizou-se a estatística descritiva, análises univariadas e modelos múltiplos de regressão logística, apresentados em odds ratio (OR) brutos e ajustados com intervalos de confiança de 95%. Os resultados mostraram que docentes com chance aumentada para exaustão emocional e despersonalização referiram usar medicamentos em razão da atividade laboral. A influência negativa do ritmo e intensidade do trabalho na vida pessoal, o pensamento em deixar o programa e possuir mais ou igual a três artigos científicos em elaboração apresentaram chances aumentadas para a exaustão emocional e, realizar mais de nove horas semanais na graduação à baixa realização profissional. Possuir relacionamento conjugal, satisfação com a saúde e trabalho, possuir pós-doutorado, autonomia e bom relacionamento interpessoal com os docentes do programa apresentaram chances reduzidas de exaustão emocional. Chances reduzidas de despersonalização ocorreu com os que referiram estar satisfeito com o trabalho, possuir bom relacionamento interpessoal com orientandos e docentes e receber bolsa produtividade. Estar satisfeito com o trabalho e programa de atuação, bom relacionamento com orientandos e docentes e apresentar mais de três livros e/ou capítulos publicados no último ano reduziram os níveis de baixa realização profissional. Docentes com alto nível de trabalho excessivo (29,40%) apresentaram 2,754 vezes a chance de exaustão emocional alta e 2,076 vezes a chance de despersonalização alta. Quanto aos docentes com alto nível de trabalho compulsivo (8,03%), estes apresentaram 4,876 vezes a chance de exaustão emocional alta e 2,972 vezes a chance de despersonalização alta. Não foi identificado associação entre trabalho excessivo e trabalho compulsivo com a baixa realização profissional. Concluiu-se que a síndrome de burnout está associada às variáveis sociodemográficas, ocupacionais e de hábitos de vida dos docentes de pós-graduação stricto sensu em Letras e Linguística, bem como os maiores níveis de trabalho excessivo e trabalho compulsivo do workaholism estão diretamente associados à exaustão emocional e despersonalização da síndrome de burnout entre os participantes deste estudo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231972 |
url |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
URL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1784990152769142784 |