Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Dahiane Inocência
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13607
Resumo: Resumo: A ideia da interpretação ambiental nasceu nos Estados Unidos, com a publicação de panfletos que auxiliassem o turista a entender aspectos da natureza Após o sucesso da ideia, apareceram excursões guiadas por guarda-parques e criou-se o primeiro programa de interpretação da natureza pelo Serviço de Parques Nacionais Norte-americanos Um dos meios interpretativos mais eficientes são as trilhas interpretativas conduzidas, com a finalidade de enriquecer as experiências dos visitantes, favorecendo a conscientização ambiental, visto que o condutor pode realizar um trabalho educativo com as questões ambientais Desse modo, este trabalho de pesquisa tem como principal objetivo demonstrar a criação de uma trilha a partir da percepção de alunos ensino fundamental e como seria esta trilha no que se refere aos referenciais da interpretação ambiental Através dos roteiros elaborados pelos alunos do 6º ano do município de Jacarezinho foram verificadas as possíveis relações entre o planejamento de uma trilha interpretativa com os objetivos da Interpretação Ambiental e dos documentos utilizados no referencial à luz dos teóricos da Percepção Ambiental Faz-se necessário também destacar dois princípios da Educação Ambiental que serão propósitos desse estudo: Fazer com que os alunos participem na organização de suas experiências de aprendizagem e utilizar diferentes ambientes educativos para comunicar e construir conhecimentos sobre o meio ambiente, privilegiando as atividades práticas e as experiências pessoais Nas trilhas interpretativas a Interpretação Ambiental se torna um instrumento da Educação Ambiental ao visar objetivos que envolvem a sensibilização, a compreensão e a responsabilidade dos visitantes para com as questões ambientais Como resultado constatou-se que muito do que os alunos criaram e reproduziram estão de acordo com os referenciais de criação de trilhas interpretativas
id UEL_d86945ecd77dd539887cd216d4ee276f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13607
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamentalEducação ambientalCiênciaEstudo e ensinoMeio ambienteAprendizagem perceptivaEnvironmental educationScienceEnvironmentEnvironmentConcept formationStudy and teachingPerceptual learningResumo: A ideia da interpretação ambiental nasceu nos Estados Unidos, com a publicação de panfletos que auxiliassem o turista a entender aspectos da natureza Após o sucesso da ideia, apareceram excursões guiadas por guarda-parques e criou-se o primeiro programa de interpretação da natureza pelo Serviço de Parques Nacionais Norte-americanos Um dos meios interpretativos mais eficientes são as trilhas interpretativas conduzidas, com a finalidade de enriquecer as experiências dos visitantes, favorecendo a conscientização ambiental, visto que o condutor pode realizar um trabalho educativo com as questões ambientais Desse modo, este trabalho de pesquisa tem como principal objetivo demonstrar a criação de uma trilha a partir da percepção de alunos ensino fundamental e como seria esta trilha no que se refere aos referenciais da interpretação ambiental Através dos roteiros elaborados pelos alunos do 6º ano do município de Jacarezinho foram verificadas as possíveis relações entre o planejamento de uma trilha interpretativa com os objetivos da Interpretação Ambiental e dos documentos utilizados no referencial à luz dos teóricos da Percepção Ambiental Faz-se necessário também destacar dois princípios da Educação Ambiental que serão propósitos desse estudo: Fazer com que os alunos participem na organização de suas experiências de aprendizagem e utilizar diferentes ambientes educativos para comunicar e construir conhecimentos sobre o meio ambiente, privilegiando as atividades práticas e as experiências pessoais Nas trilhas interpretativas a Interpretação Ambiental se torna um instrumento da Educação Ambiental ao visar objetivos que envolvem a sensibilização, a compreensão e a responsabilidade dos visitantes para com as questões ambientais Como resultado constatou-se que muito do que os alunos criaram e reproduziram estão de acordo com os referenciais de criação de trilhas interpretativasDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The idéia of an environmental interpretation was Born in the United States, with the publication of pamphlets that would help the trail tourist to understand aspects of nature After the success of the idea appeared tours guided by park rangers and created the first program of nature interpretation by the North-Americans National Park Service with the purpose of enriching the experiences of visitors, encouraging environmental issues Thus, this research work has as main objective to demonstrate the creation of a trail from the perception of elementary school students and how would this trail with regard to the benchmarks of environmental interpretation Through the roadmaps prepared by students of the 6th year of Jacarezinho Town were found possible connections between planning an interpretative trail with the objectives of the Environmental Interpretation and documents used in the light of the theoretical benchmark of Environmental Perception It is also necessary to highlight two principles of environmental education purposes of this study are that: Make students participate in organizing of their learning experiences and use different educational environments to communicate and build knowledge about the environment, focusing on practical activities and personal experiences On the interpretation trails, the Environmental knowledge becomes an understanding tool and for the visitors responsibility on the environment issues As a result it was found that much of what students are created and reproduced according to the benchmarks of the interpretative trailsLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Moreira, Ana Lúcia Olivo RosasArruda, Sérgio de MelloSilveira, Dahiane Inocência2024-05-01T14:16:33Z2024-05-01T14:16:33Z2013.0022.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13607porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental
title Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental
spellingShingle Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental
Silveira, Dahiane Inocência
Educação ambiental
Ciência
Estudo e ensino
Meio ambiente
Aprendizagem perceptiva
Environmental education
Science
Environment
Environment
Concept formation
Study and teaching
Perceptual learning
title_short Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental
title_full Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental
title_fullStr Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental
title_sort Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental
author Silveira, Dahiane Inocência
author_facet Silveira, Dahiane Inocência
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]
Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas
Arruda, Sérgio de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Dahiane Inocência
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ciência
Estudo e ensino
Meio ambiente
Aprendizagem perceptiva
Environmental education
Science
Environment
Environment
Concept formation
Study and teaching
Perceptual learning
topic Educação ambiental
Ciência
Estudo e ensino
Meio ambiente
Aprendizagem perceptiva
Environmental education
Science
Environment
Environment
Concept formation
Study and teaching
Perceptual learning
description Resumo: A ideia da interpretação ambiental nasceu nos Estados Unidos, com a publicação de panfletos que auxiliassem o turista a entender aspectos da natureza Após o sucesso da ideia, apareceram excursões guiadas por guarda-parques e criou-se o primeiro programa de interpretação da natureza pelo Serviço de Parques Nacionais Norte-americanos Um dos meios interpretativos mais eficientes são as trilhas interpretativas conduzidas, com a finalidade de enriquecer as experiências dos visitantes, favorecendo a conscientização ambiental, visto que o condutor pode realizar um trabalho educativo com as questões ambientais Desse modo, este trabalho de pesquisa tem como principal objetivo demonstrar a criação de uma trilha a partir da percepção de alunos ensino fundamental e como seria esta trilha no que se refere aos referenciais da interpretação ambiental Através dos roteiros elaborados pelos alunos do 6º ano do município de Jacarezinho foram verificadas as possíveis relações entre o planejamento de uma trilha interpretativa com os objetivos da Interpretação Ambiental e dos documentos utilizados no referencial à luz dos teóricos da Percepção Ambiental Faz-se necessário também destacar dois princípios da Educação Ambiental que serão propósitos desse estudo: Fazer com que os alunos participem na organização de suas experiências de aprendizagem e utilizar diferentes ambientes educativos para comunicar e construir conhecimentos sobre o meio ambiente, privilegiando as atividades práticas e as experiências pessoais Nas trilhas interpretativas a Interpretação Ambiental se torna um instrumento da Educação Ambiental ao visar objetivos que envolvem a sensibilização, a compreensão e a responsabilidade dos visitantes para com as questões ambientais Como resultado constatou-se que muito do que os alunos criaram e reproduziram estão de acordo com os referenciais de criação de trilhas interpretativas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T14:16:33Z
2024-05-01T14:16:33Z
22.03.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13607
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823298587983872