Uma configuração da reinvenção guiada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriel dos Santos e
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12635
Resumo: Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo configurar a reinvenc¸a~o guiada por meio de aspectos apresentados por autores de textos da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica Para tanto, foram utilizados 15 livros e 61 artigos de autores da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica escritos no peri´odo de 1968 a 213 para fazer agrupamentos e construir inventa´rios Formaram-se grupos com as tema´ticas: aprendizagem, avaliac¸a~o, contexto, fenomenologia dida´tica, inversa~o antidida´tica, matematizac¸a~o, objetivo da reinvenc¸a~o guiada, papel do estudante, papel do professor, princi´pio da atividade, princi´pio da interatividade, princi´pio da orientac¸a~o, princi´pio da realidade, princi´pio de ni´veis, princi´pio do entrelac¸amento, trajeto´rias de ensino e aprendizagem Este estudo permitiu evidenciar um entrelac¸amento entre temas, ideias, noc¸o~es da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica e entre o papel do professor e do estudante
id UEL_dc9cfa67b7be399fe36e6d5f3e71aea7
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12635
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Uma configuração da reinvenção guiadaAnálise de interação em educaçãoAvaliação educacionalEducação matemáticaFormação de conceitosMatemáticaMathematicsInteraction analysis in educationEducational evaluationMathematics educationConcept formationStudy and teachingResumo: Esta Dissertação tem como objetivo configurar a reinvenc¸a~o guiada por meio de aspectos apresentados por autores de textos da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica Para tanto, foram utilizados 15 livros e 61 artigos de autores da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica escritos no peri´odo de 1968 a 213 para fazer agrupamentos e construir inventa´rios Formaram-se grupos com as tema´ticas: aprendizagem, avaliac¸a~o, contexto, fenomenologia dida´tica, inversa~o antidida´tica, matematizac¸a~o, objetivo da reinvenc¸a~o guiada, papel do estudante, papel do professor, princi´pio da atividade, princi´pio da interatividade, princi´pio da orientac¸a~o, princi´pio da realidade, princi´pio de ni´veis, princi´pio do entrelac¸amento, trajeto´rias de ensino e aprendizagem Este estudo permitiu evidenciar um entrelac¸amento entre temas, ideias, noc¸o~es da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica e entre o papel do professor e do estudanteDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This dissertation aims to set the guided reinvention using aspects presented by authors of Realistic Mathematics Education texts To this end, we used 15 books and 61 articles by authors from the Realistic Mathematics Education, written in the 1968-213 period to build clusters and inventories There were formed groups with the following themes: learning, assessment, context, didactic phenomenology, antididactic inversion, mathematization, goal of guided reinvention, student’s role, teacher’s role, activity principle, interactivity principle, guidance principle, reality principle, level principle, intertwinement principle, trajectories of teaching and learning This study indicates an interweaving of themes, ideas, notions of Realistic Mathematics Education and between the role of teacher and studentBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Garnica, Antônio Vicente MarafiotiCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Silva, Gabriel dos Santos e2024-05-01T14:00:50Z2024-05-01T14:00:50Z2015.0026.01.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12635porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12635Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma configuração da reinvenção guiada
title Uma configuração da reinvenção guiada
spellingShingle Uma configuração da reinvenção guiada
Silva, Gabriel dos Santos e
Análise de interação em educação
Avaliação educacional
Educação matemática
Formação de conceitos
Matemática
Mathematics
Interaction analysis in education
Educational evaluation
Mathematics education
Concept formation
Study and teaching
title_short Uma configuração da reinvenção guiada
title_full Uma configuração da reinvenção guiada
title_fullStr Uma configuração da reinvenção guiada
title_full_unstemmed Uma configuração da reinvenção guiada
title_sort Uma configuração da reinvenção guiada
author Silva, Gabriel dos Santos e
author_facet Silva, Gabriel dos Santos e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Garnica, Antônio Vicente Marafioti
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriel dos Santos e
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de interação em educação
Avaliação educacional
Educação matemática
Formação de conceitos
Matemática
Mathematics
Interaction analysis in education
Educational evaluation
Mathematics education
Concept formation
Study and teaching
topic Análise de interação em educação
Avaliação educacional
Educação matemática
Formação de conceitos
Matemática
Mathematics
Interaction analysis in education
Educational evaluation
Mathematics education
Concept formation
Study and teaching
description Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo configurar a reinvenc¸a~o guiada por meio de aspectos apresentados por autores de textos da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica Para tanto, foram utilizados 15 livros e 61 artigos de autores da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica escritos no peri´odo de 1968 a 213 para fazer agrupamentos e construir inventa´rios Formaram-se grupos com as tema´ticas: aprendizagem, avaliac¸a~o, contexto, fenomenologia dida´tica, inversa~o antidida´tica, matematizac¸a~o, objetivo da reinvenc¸a~o guiada, papel do estudante, papel do professor, princi´pio da atividade, princi´pio da interatividade, princi´pio da orientac¸a~o, princi´pio da realidade, princi´pio de ni´veis, princi´pio do entrelac¸amento, trajeto´rias de ensino e aprendizagem Este estudo permitiu evidenciar um entrelac¸amento entre temas, ideias, noc¸o~es da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica e entre o papel do professor e do estudante
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2015.00
2024-05-01T14:00:50Z
2024-05-01T14:00:50Z
26.01.2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12635
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823317258928128