Uma configuração da reinvenção guiada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12635 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo configurar a reinvenc¸a~o guiada por meio de aspectos apresentados por autores de textos da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica Para tanto, foram utilizados 15 livros e 61 artigos de autores da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica escritos no peri´odo de 1968 a 213 para fazer agrupamentos e construir inventa´rios Formaram-se grupos com as tema´ticas: aprendizagem, avaliac¸a~o, contexto, fenomenologia dida´tica, inversa~o antidida´tica, matematizac¸a~o, objetivo da reinvenc¸a~o guiada, papel do estudante, papel do professor, princi´pio da atividade, princi´pio da interatividade, princi´pio da orientac¸a~o, princi´pio da realidade, princi´pio de ni´veis, princi´pio do entrelac¸amento, trajeto´rias de ensino e aprendizagem Este estudo permitiu evidenciar um entrelac¸amento entre temas, ideias, noc¸o~es da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica e entre o papel do professor e do estudante |
id |
UEL_dc9cfa67b7be399fe36e6d5f3e71aea7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12635 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma configuração da reinvenção guiadaAnálise de interação em educaçãoAvaliação educacionalEducação matemáticaFormação de conceitosMatemáticaMathematicsInteraction analysis in educationEducational evaluationMathematics educationConcept formationStudy and teachingResumo: Esta Dissertação tem como objetivo configurar a reinvenc¸a~o guiada por meio de aspectos apresentados por autores de textos da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica Para tanto, foram utilizados 15 livros e 61 artigos de autores da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica escritos no peri´odo de 1968 a 213 para fazer agrupamentos e construir inventa´rios Formaram-se grupos com as tema´ticas: aprendizagem, avaliac¸a~o, contexto, fenomenologia dida´tica, inversa~o antidida´tica, matematizac¸a~o, objetivo da reinvenc¸a~o guiada, papel do estudante, papel do professor, princi´pio da atividade, princi´pio da interatividade, princi´pio da orientac¸a~o, princi´pio da realidade, princi´pio de ni´veis, princi´pio do entrelac¸amento, trajeto´rias de ensino e aprendizagem Este estudo permitiu evidenciar um entrelac¸amento entre temas, ideias, noc¸o~es da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica e entre o papel do professor e do estudanteDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This dissertation aims to set the guided reinvention using aspects presented by authors of Realistic Mathematics Education texts To this end, we used 15 books and 61 articles by authors from the Realistic Mathematics Education, written in the 1968-213 period to build clusters and inventories There were formed groups with the following themes: learning, assessment, context, didactic phenomenology, antididactic inversion, mathematization, goal of guided reinvention, student’s role, teacher’s role, activity principle, interactivity principle, guidance principle, reality principle, level principle, intertwinement principle, trajectories of teaching and learning This study indicates an interweaving of themes, ideas, notions of Realistic Mathematics Education and between the role of teacher and studentBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Garnica, Antônio Vicente MarafiotiCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Silva, Gabriel dos Santos e2024-05-01T14:00:50Z2024-05-01T14:00:50Z2015.0026.01.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12635porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12635Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma configuração da reinvenção guiada |
title |
Uma configuração da reinvenção guiada |
spellingShingle |
Uma configuração da reinvenção guiada Silva, Gabriel dos Santos e Análise de interação em educação Avaliação educacional Educação matemática Formação de conceitos Matemática Mathematics Interaction analysis in education Educational evaluation Mathematics education Concept formation Study and teaching |
title_short |
Uma configuração da reinvenção guiada |
title_full |
Uma configuração da reinvenção guiada |
title_fullStr |
Uma configuração da reinvenção guiada |
title_full_unstemmed |
Uma configuração da reinvenção guiada |
title_sort |
Uma configuração da reinvenção guiada |
author |
Silva, Gabriel dos Santos e |
author_facet |
Silva, Gabriel dos Santos e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Garnica, Antônio Vicente Marafioti Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriel dos Santos e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de interação em educação Avaliação educacional Educação matemática Formação de conceitos Matemática Mathematics Interaction analysis in education Educational evaluation Mathematics education Concept formation Study and teaching |
topic |
Análise de interação em educação Avaliação educacional Educação matemática Formação de conceitos Matemática Mathematics Interaction analysis in education Educational evaluation Mathematics education Concept formation Study and teaching |
description |
Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo configurar a reinvenc¸a~o guiada por meio de aspectos apresentados por autores de textos da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica Para tanto, foram utilizados 15 livros e 61 artigos de autores da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica escritos no peri´odo de 1968 a 213 para fazer agrupamentos e construir inventa´rios Formaram-se grupos com as tema´ticas: aprendizagem, avaliac¸a~o, contexto, fenomenologia dida´tica, inversa~o antidida´tica, matematizac¸a~o, objetivo da reinvenc¸a~o guiada, papel do estudante, papel do professor, princi´pio da atividade, princi´pio da interatividade, princi´pio da orientac¸a~o, princi´pio da realidade, princi´pio de ni´veis, princi´pio do entrelac¸amento, trajeto´rias de ensino e aprendizagem Este estudo permitiu evidenciar um entrelac¸amento entre temas, ideias, noc¸o~es da Educac¸a~o Matema´tica Reali´stica e entre o papel do professor e do estudante |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015.00 2024-05-01T14:00:50Z 2024-05-01T14:00:50Z 26.01.2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12635 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823317258928128 |