Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardy, Mariana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16993
Resumo: Resumo: A fim de acompanhar a aprendizagem do tema Conservação Ambiental este trabalho propõe um referencial analítico que alcança os aspectos humanísticos da Teoria da Aprendizagem Significativa, os conteúdos de aprendizagem e a Educação Ambiental Com base nesses preceitos, desenvolveu-se um estudo envolvendo dois alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular do norte do Estado do Paraná A realização de atividades multimodais de ensino proporcionou uma coleta de dados diversificada e exigiu a criação de um instrumento analítico singular Os resultados deram abertura para discussões que evidenciam que a integração dos conteúdos de aprendizagem pode conduzir a uma aprendizagem significativa, traduzida na apropriação crítica de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que contribuem para a construção de uma sociedade sustentável
id UEL_dcbcc1fa6343e820454ace31da982f9c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16993
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambientalCiênciaEstudo e ensinoEducação ambientalProteção ambientalConceitosScienceEnvironmental educationEnvironmental protectionPsychology of learningConceptsStudy and teachingResumo: A fim de acompanhar a aprendizagem do tema Conservação Ambiental este trabalho propõe um referencial analítico que alcança os aspectos humanísticos da Teoria da Aprendizagem Significativa, os conteúdos de aprendizagem e a Educação Ambiental Com base nesses preceitos, desenvolveu-se um estudo envolvendo dois alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular do norte do Estado do Paraná A realização de atividades multimodais de ensino proporcionou uma coleta de dados diversificada e exigiu a criação de um instrumento analítico singular Os resultados deram abertura para discussões que evidenciam que a integração dos conteúdos de aprendizagem pode conduzir a uma aprendizagem significativa, traduzida na apropriação crítica de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que contribuem para a construção de uma sociedade sustentávelDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In order to follow the learning of Environmental Conservation theme this work proposes an analytical reference that reaches humanistic aspects of Meaningful Learning Theory, leaning contents and Environmental Education Based on these precepts, was developed a study involving two students of Elementary Education II of a private school located in northern of Paraná State The realization of multimodal education activities provided a diversified data collection and demanded the creation of a singular analytical tool The results suggest that the integration of learning contents can lead to meaningful learning, translated into the critical appropriation of knowledge, attitudes, values and behaviors that contribute to building a sustainable societyLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Lorencini Junior, ÁlvaroTozoni-Reis, Marília F. de C.Nardy, Mariana2024-05-01T15:17:56Z2024-05-01T15:17:56Z2013.0026.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16993porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16993Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambiental
title Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambiental
spellingShingle Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambiental
Nardy, Mariana
Ciência
Estudo e ensino
Educação ambiental
Proteção ambiental
Conceitos
Science
Environmental education
Environmental protection
Psychology of learning
Concepts
Study and teaching
title_short Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambiental
title_full Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambiental
title_fullStr Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambiental
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambiental
title_sort Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambiental
author Nardy, Mariana
author_facet Nardy, Mariana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]
Lorencini Junior, Álvaro
Tozoni-Reis, Marília F. de C.
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardy, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Educação ambiental
Proteção ambiental
Conceitos
Science
Environmental education
Environmental protection
Psychology of learning
Concepts
Study and teaching
topic Ciência
Estudo e ensino
Educação ambiental
Proteção ambiental
Conceitos
Science
Environmental education
Environmental protection
Psychology of learning
Concepts
Study and teaching
description Resumo: A fim de acompanhar a aprendizagem do tema Conservação Ambiental este trabalho propõe um referencial analítico que alcança os aspectos humanísticos da Teoria da Aprendizagem Significativa, os conteúdos de aprendizagem e a Educação Ambiental Com base nesses preceitos, desenvolveu-se um estudo envolvendo dois alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular do norte do Estado do Paraná A realização de atividades multimodais de ensino proporcionou uma coleta de dados diversificada e exigiu a criação de um instrumento analítico singular Os resultados deram abertura para discussões que evidenciam que a integração dos conteúdos de aprendizagem pode conduzir a uma aprendizagem significativa, traduzida na apropriação crítica de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que contribuem para a construção de uma sociedade sustentável
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T15:17:56Z
2024-05-01T15:17:56Z
26.08.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16993
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823246957150208