Adoçantes : viabilidade da utilização do programa ACD/ChemSketch no ensino de química orgânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pancier, César Henrique
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9862
Resumo: Resumo: A presente Dissertação tem como tema o uso de ferramentas didático-pedagógicas, destacando-se a utilização do software ACD/ChemSketch nas aulas de Química Orgânica, com foco no estudo dos adoçantes no 3º ano do Ensino Médio, no município de Ribeirão Claro/PR Ocorre que as redes sociais e a tecnologia digital de modo geral têm exigido presença no ambiente escolar nos tempos contemporâneos Em contrapartida, o tema adoçantes justificou-se no propósito de fazer a conexão entre o mundo macroscópico e microscópico, já que se trata de um tema de fácil contextualização no ambiente escolar havendo uma ligação com o cotidiano, assim como o referido tema pode ser abordado fazendo uso de soluções tecnológicas digitais Frente a tanto, o software ACD/ChemSketch, associado a outros recursos tecnológicos, emerge como uma ferramenta didático-pedagógica eficiente junto aos alunos no Ensino Híbrido O foco dessa pesquisa pautou-se então em oferecer subsídios práticos e tecnológicos para alunos do Ensino Médio acerca da utilização do programa ACD/ChemSketch como ferramenta pedagógica, auxiliando o processo de ensino; utilizando ainda de meios digitais como o WhatsApp, YouTube, GoogleForms, entre outros Como metodologia foram utilizados métodos qualitativos, através de uma pesquisa de campo que envolveu questionários online, vídeo-aulas, exposições orais e avaliações escritas e, posteriormente, os dados, foram tabulados e analisados com base na literatura Portanto, buscou-se estimular o aluno quanto ao desenvolvimento da percepção em relação aos arranjos estruturais das moléculas e à associação da Química Orgânica com o seu cotidiano, resultado que foi atingido com êxito
id UEL_dee562abf2b8351540c08e9207af1249
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9862
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Adoçantes : viabilidade da utilização do programa ACD/ChemSketch no ensino de química orgânicaQuímica orgânicaEstudo e ensinoAdoçantes artificiaisACD/ChemSketch (Software)Tecnologia da informaçãoStudy and teachingSweetenersACD/ChemSketchInformation technologyOrganic chemistryResumo: A presente Dissertação tem como tema o uso de ferramentas didático-pedagógicas, destacando-se a utilização do software ACD/ChemSketch nas aulas de Química Orgânica, com foco no estudo dos adoçantes no 3º ano do Ensino Médio, no município de Ribeirão Claro/PR Ocorre que as redes sociais e a tecnologia digital de modo geral têm exigido presença no ambiente escolar nos tempos contemporâneos Em contrapartida, o tema adoçantes justificou-se no propósito de fazer a conexão entre o mundo macroscópico e microscópico, já que se trata de um tema de fácil contextualização no ambiente escolar havendo uma ligação com o cotidiano, assim como o referido tema pode ser abordado fazendo uso de soluções tecnológicas digitais Frente a tanto, o software ACD/ChemSketch, associado a outros recursos tecnológicos, emerge como uma ferramenta didático-pedagógica eficiente junto aos alunos no Ensino Híbrido O foco dessa pesquisa pautou-se então em oferecer subsídios práticos e tecnológicos para alunos do Ensino Médio acerca da utilização do programa ACD/ChemSketch como ferramenta pedagógica, auxiliando o processo de ensino; utilizando ainda de meios digitais como o WhatsApp, YouTube, GoogleForms, entre outros Como metodologia foram utilizados métodos qualitativos, através de uma pesquisa de campo que envolveu questionários online, vídeo-aulas, exposições orais e avaliações escritas e, posteriormente, os dados, foram tabulados e analisados com base na literatura Portanto, buscou-se estimular o aluno quanto ao desenvolvimento da percepção em relação aos arranjos estruturais das moléculas e à associação da Química Orgânica com o seu cotidiano, resultado que foi atingido com êxitoDissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalAbstract: This dissertation has as its theme the use of didactic-pedagogical tools, highlighting the use of the ACD / ChemSketch software in Organic Chemistry classes, focusing on the study of sweeteners in the 3rd year of High School, in the city of Ribeirão Claro / PR It happens that in general social network and digital technology are needed at school nowadays On the other hand, the sweeteners lesson was understood in order to connect the macroscopic and the microscopic worlds since it is na easy topic to be contextualized outside the classroom Along with, the previous subject can be taught through digital technology solutions Therefore ACD/ChemSketch software, associated to other technological resources, comes out as an efficient didactic and pedagogical tool to the Blended Learning students The aim of this research was to offer practical and technological sources about the use of ACD/ChemSketch software to High School pupils as a pedagogical tool, helping their learning process, also using other digital platforms as WhatsApp, Youtube, GoogleForms, among others Qualitative methods were used as methodology, through a field research which involved online questionnaires, video classes, oral exposition and written assessments All that was done, seeking to stimulate the student concerning the perception development in relation to the molecules arrangements and to the association of the Organic Chemistry with their daily lives The result of this was reached successfullyBispo, Marcelle de Lima Ferreira [Orientador]Perez, Carla CristinaSá, Marilda Beatriz ZorziPancier, César Henrique2024-05-01T12:12:22Z2024-05-01T12:12:22Z2021.0030.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9862porMestrado ProfissionalQuímicaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9862Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Adoçantes : viabilidade da utilização do programa ACD/ChemSketch no ensino de química orgânica
title Adoçantes : viabilidade da utilização do programa ACD/ChemSketch no ensino de química orgânica
spellingShingle Adoçantes : viabilidade da utilização do programa ACD/ChemSketch no ensino de química orgânica
Pancier, César Henrique
Química orgânica
Estudo e ensino
Adoçantes artificiais
ACD/ChemSketch (Software)
Tecnologia da informação
Study and teaching
Sweeteners
ACD/ChemSketch
Information technology
Organic chemistry
title_short Adoçantes : viabilidade da utilização do programa ACD/ChemSketch no ensino de química orgânica
title_full Adoçantes : viabilidade da utilização do programa ACD/ChemSketch no ensino de química orgânica
title_fullStr Adoçantes : viabilidade da utilização do programa ACD/ChemSketch no ensino de química orgânica
title_full_unstemmed Adoçantes : viabilidade da utilização do programa ACD/ChemSketch no ensino de química orgânica
title_sort Adoçantes : viabilidade da utilização do programa ACD/ChemSketch no ensino de química orgânica
author Pancier, César Henrique
author_facet Pancier, César Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bispo, Marcelle de Lima Ferreira [Orientador]
Perez, Carla Cristina
Sá, Marilda Beatriz Zorzi
dc.contributor.author.fl_str_mv Pancier, César Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Química orgânica
Estudo e ensino
Adoçantes artificiais
ACD/ChemSketch (Software)
Tecnologia da informação
Study and teaching
Sweeteners
ACD/ChemSketch
Information technology
Organic chemistry
topic Química orgânica
Estudo e ensino
Adoçantes artificiais
ACD/ChemSketch (Software)
Tecnologia da informação
Study and teaching
Sweeteners
ACD/ChemSketch
Information technology
Organic chemistry
description Resumo: A presente Dissertação tem como tema o uso de ferramentas didático-pedagógicas, destacando-se a utilização do software ACD/ChemSketch nas aulas de Química Orgânica, com foco no estudo dos adoçantes no 3º ano do Ensino Médio, no município de Ribeirão Claro/PR Ocorre que as redes sociais e a tecnologia digital de modo geral têm exigido presença no ambiente escolar nos tempos contemporâneos Em contrapartida, o tema adoçantes justificou-se no propósito de fazer a conexão entre o mundo macroscópico e microscópico, já que se trata de um tema de fácil contextualização no ambiente escolar havendo uma ligação com o cotidiano, assim como o referido tema pode ser abordado fazendo uso de soluções tecnológicas digitais Frente a tanto, o software ACD/ChemSketch, associado a outros recursos tecnológicos, emerge como uma ferramenta didático-pedagógica eficiente junto aos alunos no Ensino Híbrido O foco dessa pesquisa pautou-se então em oferecer subsídios práticos e tecnológicos para alunos do Ensino Médio acerca da utilização do programa ACD/ChemSketch como ferramenta pedagógica, auxiliando o processo de ensino; utilizando ainda de meios digitais como o WhatsApp, YouTube, GoogleForms, entre outros Como metodologia foram utilizados métodos qualitativos, através de uma pesquisa de campo que envolveu questionários online, vídeo-aulas, exposições orais e avaliações escritas e, posteriormente, os dados, foram tabulados e analisados com base na literatura Portanto, buscou-se estimular o aluno quanto ao desenvolvimento da percepção em relação aos arranjos estruturais das moléculas e à associação da Química Orgânica com o seu cotidiano, resultado que foi atingido com êxito
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2021.00
2024-05-01T12:12:22Z
2024-05-01T12:12:22Z
30.03.2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9862
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Química
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823261916135424