As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carlos Helaidio Chaves da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3151
Resumo: A prática do ensino de Química na Educação Básica, utilizando o modelo tradicional, torna-se tedioso e pouco atrativo para os alunos, na medida em que se distanciam do contexto e realidade, sem ligação dos conceitos ensinados no cotidiano. A inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química, visa reduzir as dificuldades de aprendizagem dos conceitos científicos pertinentes a esta ciência. O presente estudo objetivou analisar de que forma os softwares de desenho de estruturas e nomenclatura de compostos químicos auxiliam na prática pedagógica e no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Química Orgânica no Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira através de uma oficina sobre os programas MarvinSketch e ChemSketch, composta por dezoito alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba. Na segunda, aplicou-se a proposta didática para o ensino de cadeias carbônicas e funções orgânicas, para trinta e seis alunos do Curso Técnico de nível médio integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Ambas as etapas foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2016. Tratou-se de um estudo exploratório, de caráter quali-quantitativo, aplicado e pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de questionários e técnicas de avaliação. Os resultados apontam que os professores em formação inicial, escolheram o programa MarvinSketch como proposta didática, por reconhecer os benefícios de softwares no ensino de Química. O instrumento avaliativo revelou que os alunos ao utilizar o programa MarvinSketch, obtiveram êxito quanto ao número de acertos. Concluindo-se, portanto, que o uso desse programa nas aulas de Química, proporciona aos educandos um aprendizado dinâmico e significativo.
id UEPB_cf167849dba0d6e4470e05b0bb1e7932
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3151
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino MédioQuímica orgânicaSoftware MarvinSketchTecnologia educacionalSoftware ChemSketchOrganic ChemistryEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA prática do ensino de Química na Educação Básica, utilizando o modelo tradicional, torna-se tedioso e pouco atrativo para os alunos, na medida em que se distanciam do contexto e realidade, sem ligação dos conceitos ensinados no cotidiano. A inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química, visa reduzir as dificuldades de aprendizagem dos conceitos científicos pertinentes a esta ciência. O presente estudo objetivou analisar de que forma os softwares de desenho de estruturas e nomenclatura de compostos químicos auxiliam na prática pedagógica e no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Química Orgânica no Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira através de uma oficina sobre os programas MarvinSketch e ChemSketch, composta por dezoito alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba. Na segunda, aplicou-se a proposta didática para o ensino de cadeias carbônicas e funções orgânicas, para trinta e seis alunos do Curso Técnico de nível médio integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Ambas as etapas foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2016. Tratou-se de um estudo exploratório, de caráter quali-quantitativo, aplicado e pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de questionários e técnicas de avaliação. Os resultados apontam que os professores em formação inicial, escolheram o programa MarvinSketch como proposta didática, por reconhecer os benefícios de softwares no ensino de Química. O instrumento avaliativo revelou que os alunos ao utilizar o programa MarvinSketch, obtiveram êxito quanto ao número de acertos. Concluindo-se, portanto, que o uso desse programa nas aulas de Química, proporciona aos educandos um aprendizado dinâmico e significativo.The practice of chemistry teaching in basic education, using the traditional model, becomes tedious and it is not very attractive to students, as far as the context and reality are away, without connecting the concepts taught in daily life. The insertion of Information Communication Technologies (ICT) in Chemistry teaching aims to reduce the learning difficulties of relevant scientific concepts to this science. The present study aimed to analyze how the drawing software of structures and nomenclature of chemical compounds assist in the pedagogical practice and in the teaching-learning process of the organic chemistry contents in high school. The survey was developed in two stages: the first one was through a workshop about the MarvinSketch and ChemSketch programs, composed of eighteen students of Chemistry Degree Course at the State University of Paraíba. On the second stage, it was applied the pedagogic proposal for the teaching of carbon chains and organic functions for 36 students of a Technical High School Course at Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte . Both stages were developed in the first half of 2016. It was an exploratory study, applied and action research, with a quali-quantitative approach. The data were collected through questionnaires and evaluation techniques. The results show that teachers in initial formation chose the MarvinSketch program as didactic proposal, because they recognize the software benefits in the Chemistry teaching. The evaluative instrument revealed that the students use of the MarvinSketch program, obtained success on the number of hits. Therefore, it is concluded that the use of this program in chemistry lessons offers students a dynamic and meaningful learning.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMDantas Filho, Francisco Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549Andrade, Silvanio dehttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802Mazze, Fernanda Marurhttp://lattes.cnpq.br/9097929538985483Costa, Carlos Helaidio Chaves da2019-02-18T14:16:46Z2017-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, C. H. C. da. As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio. 2017. 100f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3151porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-02-19T04:28:19Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-02-19T04:28:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio
title As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio
spellingShingle As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio
Costa, Carlos Helaidio Chaves da
Química orgânica
Software MarvinSketch
Tecnologia educacional
Software ChemSketch
Organic Chemistry
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio
title_full As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio
title_fullStr As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio
title_full_unstemmed As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio
title_sort As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio
author Costa, Carlos Helaidio Chaves da
author_facet Costa, Carlos Helaidio Chaves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas Filho, Francisco Ferreira
http://lattes.cnpq.br/9209322069666549
Andrade, Silvanio de
http://lattes.cnpq.br/8695612846450802
Mazze, Fernanda Marur
http://lattes.cnpq.br/9097929538985483
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carlos Helaidio Chaves da
dc.subject.por.fl_str_mv Química orgânica
Software MarvinSketch
Tecnologia educacional
Software ChemSketch
Organic Chemistry
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Química orgânica
Software MarvinSketch
Tecnologia educacional
Software ChemSketch
Organic Chemistry
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A prática do ensino de Química na Educação Básica, utilizando o modelo tradicional, torna-se tedioso e pouco atrativo para os alunos, na medida em que se distanciam do contexto e realidade, sem ligação dos conceitos ensinados no cotidiano. A inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química, visa reduzir as dificuldades de aprendizagem dos conceitos científicos pertinentes a esta ciência. O presente estudo objetivou analisar de que forma os softwares de desenho de estruturas e nomenclatura de compostos químicos auxiliam na prática pedagógica e no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Química Orgânica no Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira através de uma oficina sobre os programas MarvinSketch e ChemSketch, composta por dezoito alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba. Na segunda, aplicou-se a proposta didática para o ensino de cadeias carbônicas e funções orgânicas, para trinta e seis alunos do Curso Técnico de nível médio integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Ambas as etapas foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2016. Tratou-se de um estudo exploratório, de caráter quali-quantitativo, aplicado e pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de questionários e técnicas de avaliação. Os resultados apontam que os professores em formação inicial, escolheram o programa MarvinSketch como proposta didática, por reconhecer os benefícios de softwares no ensino de Química. O instrumento avaliativo revelou que os alunos ao utilizar o programa MarvinSketch, obtiveram êxito quanto ao número de acertos. Concluindo-se, portanto, que o uso desse programa nas aulas de Química, proporciona aos educandos um aprendizado dinâmico e significativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-06
2019-02-18T14:16:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, C. H. C. da. As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio. 2017. 100f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3151
identifier_str_mv COSTA, C. H. C. da. As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio. 2017. 100f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458419743064064