As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Elivete Zanutto Gomes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9243
Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de investigar, com alunos do 8º ano de uma escola estadual no município de Apucarana, Paraná, como o Gênero Textual Canção contribui para a formação de um leitor proficiente e crítico através de atividades de leitura, compreensão e interpretação das várias linguagens presentes neste gênero O projeto de intervenção desenvolvido apresentou atividades que exploravam os recursos linguísticos, a variedade linguística, bem como a letra, a melodia, o ritmo e o contexto de produção Para desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo percurso metodológico qualitativo dos dados, na área da pesquisa-ação, conforme Thiollent (211), guiado por atividades de uma Sequência Didática, aportados em Dolz, Noverraz & Schneuwly (24) e Costa-Hübes (29) Já como aporte teórico na reflexão sobre leitura em sala de aula e o gênero textual canção Foram utilizados escritos de Bakhtin (29), Bennet (1986), Martins 1982), Menezes, Marcondes e Thosimitsu (2), Priolli (1989), Ribeiro (1965), Zamacois (29) Quanto à semiótica da canção, alguns também foram lidos, como Tatit (1997,1998, 1999, 21, 28), Tatit e Lopes (28) e Dietrich (28) A partir desse referencial, construímos uma análise de algumas canções de Adoniran Barbosa Como conclusão, foi possível afirmar que o gênero textual canção pode contribuir para o desenvolvimento do leitor
id UEL_defaf6090179a4dfa52bcbbd2185017d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9243
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competenteLeitoresFormaçãoGêneros textuaisCançõesSemióticaReadersTextual genresSongsPortuguese language - VariationTraining ofSemioticsResumo: O objetivo deste trabalho foi o de investigar, com alunos do 8º ano de uma escola estadual no município de Apucarana, Paraná, como o Gênero Textual Canção contribui para a formação de um leitor proficiente e crítico através de atividades de leitura, compreensão e interpretação das várias linguagens presentes neste gênero O projeto de intervenção desenvolvido apresentou atividades que exploravam os recursos linguísticos, a variedade linguística, bem como a letra, a melodia, o ritmo e o contexto de produção Para desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo percurso metodológico qualitativo dos dados, na área da pesquisa-ação, conforme Thiollent (211), guiado por atividades de uma Sequência Didática, aportados em Dolz, Noverraz & Schneuwly (24) e Costa-Hübes (29) Já como aporte teórico na reflexão sobre leitura em sala de aula e o gênero textual canção Foram utilizados escritos de Bakhtin (29), Bennet (1986), Martins 1982), Menezes, Marcondes e Thosimitsu (2), Priolli (1989), Ribeiro (1965), Zamacois (29) Quanto à semiótica da canção, alguns também foram lidos, como Tatit (1997,1998, 1999, 21, 28), Tatit e Lopes (28) e Dietrich (28) A partir desse referencial, construímos uma análise de algumas canções de Adoniran Barbosa Como conclusão, foi possível afirmar que o gênero textual canção pode contribuir para o desenvolvimento do leitorDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The objective of this work was to investigate, with 8th grade students from a state school in the city of Apucarana, Paraná, how the Textual Genre Song contributes to the formation of a proficient and critical reader through reading, comprehension and interpretation activities of the various languages present in this genre The intervention project developed featured activities that explored linguistic resources, linguistic variety, as well as the lyrics, melody, rhythm and context of production To develop this research, we opted for the qualitative methodological path of the data, in the area of action research, according to Thiollent (211), guided by activities of a Didactic Sequence, contributed by Dolz, Noverraz & Schneuwly (24) and Costa-Hübes (29) As a theoretical contribution to the reflection on reading in the classroom and the textual genre of song Writings by Bakhtin (29), Bennet (1986), Martins 1982), Menezes, Marcondes and Thosimitsu (2), Priolli (1989), Ribeiro (1965), Zamacois (29) were used As for the semiotics of the song, some were also read, such as Tatit (1997, 1998, 1999, 21, 28), Tatit and Lopes (28) and Dietrich (28) From this framework, we built an analysis of some songs by Adoniran Barbosa As a conclusion, it was possible to affirm that the textual genre song can contribute to the development of the readerSant'Anna, Jaime dos Reis [Orientador]Santana, Andréia da Cunha MalheirosSimon, Luiz Carlos SantosPascolati, SôniaSantana, Andreia da Cunha Malheiros [Coorientadora]Rodrigues, Elivete Zanutto Gomes2024-05-01T11:52:08Z2024-05-01T11:52:08Z2020.0031.08.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9243porMestrado ProfissionalLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9243Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente
title As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente
spellingShingle As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente
Rodrigues, Elivete Zanutto Gomes
Leitores
Formação
Gêneros textuais
Canções
Semiótica
Readers
Textual genres
Songs
Portuguese language - Variation
Training of
Semiotics
title_short As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente
title_full As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente
title_fullStr As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente
title_full_unstemmed As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente
title_sort As canções de Adoniran Barbosa como aliadas na formação do leitor competente
author Rodrigues, Elivete Zanutto Gomes
author_facet Rodrigues, Elivete Zanutto Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sant'Anna, Jaime dos Reis [Orientador]
Santana, Andréia da Cunha Malheiros
Simon, Luiz Carlos Santos
Pascolati, Sônia
Santana, Andreia da Cunha Malheiros [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Elivete Zanutto Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Leitores
Formação
Gêneros textuais
Canções
Semiótica
Readers
Textual genres
Songs
Portuguese language - Variation
Training of
Semiotics
topic Leitores
Formação
Gêneros textuais
Canções
Semiótica
Readers
Textual genres
Songs
Portuguese language - Variation
Training of
Semiotics
description Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de investigar, com alunos do 8º ano de uma escola estadual no município de Apucarana, Paraná, como o Gênero Textual Canção contribui para a formação de um leitor proficiente e crítico através de atividades de leitura, compreensão e interpretação das várias linguagens presentes neste gênero O projeto de intervenção desenvolvido apresentou atividades que exploravam os recursos linguísticos, a variedade linguística, bem como a letra, a melodia, o ritmo e o contexto de produção Para desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo percurso metodológico qualitativo dos dados, na área da pesquisa-ação, conforme Thiollent (211), guiado por atividades de uma Sequência Didática, aportados em Dolz, Noverraz & Schneuwly (24) e Costa-Hübes (29) Já como aporte teórico na reflexão sobre leitura em sala de aula e o gênero textual canção Foram utilizados escritos de Bakhtin (29), Bennet (1986), Martins 1982), Menezes, Marcondes e Thosimitsu (2), Priolli (1989), Ribeiro (1965), Zamacois (29) Quanto à semiótica da canção, alguns também foram lidos, como Tatit (1997,1998, 1999, 21, 28), Tatit e Lopes (28) e Dietrich (28) A partir desse referencial, construímos uma análise de algumas canções de Adoniran Barbosa Como conclusão, foi possível afirmar que o gênero textual canção pode contribuir para o desenvolvimento do leitor
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T11:52:08Z
2024-05-01T11:52:08Z
31.08.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9243
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823301213618176