Modernismo hispano-americano : trajetória e o "retorno das caravelas"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, José Ferreira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11915
Resumo: Resumo: Esta Dissertação visa analisar por que o Modernismo espanhol nasceu na América hispânica, as dificuldades que teve para superar um modelo de frases feitas, temas repetitivos e imagens desgastadas, bem como as influências que seus poetas receberam dos românticos, parnasianos e simbolistas; e, mesmo rompendo esses clichês verbais provindos da metrópole e criticados pela Real Academia Española, não abandonaram os mestres do passado Esta Dissertação objetiva, também, mostrar que o Modernismo Hispano-americano não foi obra apenas de um autor, de um poeta No entanto, a crítica é unânime em afirmar que o poeta nicaragüense Rubén Darío foi o porta-voz da nova estética, pois levou à Espanha um novo fazer poético, constituindo um verdadeiro “retorno das caravelas” Conclui que a ampliação do comércio hispano-americano com a Europa, e o consequente contato dos seus jovens poetas com outras literaturas, principalmente a Francesa, foram responsáveis pelo surgimento do modernismo hispano-americano que operou as transformações que o Romantismo não tinha realizado, daí ter sido o Modernismo o verdadeiro Romantismo hispano-americano
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spelling Modernismo hispano-americano : trajetória e o "retorno das caravelas"Literatura hispano-americanaHistória e críticaModernismo (Literatura)Dario, Ruben - 1867-1916Criticism and interpretationHispanic-American literature - History and criticismModernism (Literature)Resumo: Esta Dissertação visa analisar por que o Modernismo espanhol nasceu na América hispânica, as dificuldades que teve para superar um modelo de frases feitas, temas repetitivos e imagens desgastadas, bem como as influências que seus poetas receberam dos românticos, parnasianos e simbolistas; e, mesmo rompendo esses clichês verbais provindos da metrópole e criticados pela Real Academia Española, não abandonaram os mestres do passado Esta Dissertação objetiva, também, mostrar que o Modernismo Hispano-americano não foi obra apenas de um autor, de um poeta No entanto, a crítica é unânime em afirmar que o poeta nicaragüense Rubén Darío foi o porta-voz da nova estética, pois levou à Espanha um novo fazer poético, constituindo um verdadeiro “retorno das caravelas” Conclui que a ampliação do comércio hispano-americano com a Europa, e o consequente contato dos seus jovens poetas com outras literaturas, principalmente a Francesa, foram responsáveis pelo surgimento do modernismo hispano-americano que operou as transformações que o Romantismo não tinha realizado, daí ter sido o Modernismo o verdadeiro Romantismo hispano-americanoDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Curso de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This dissertation aims to analyze why the Spanish Modernism was born in Hispanic America, the difficulties it had to overcome a model of clichés, repetitive themes and consumed images, as well as the influences that their poets received from the Romantics, Parnassian and Symbolism; and, even breaking those clichés coming from the metropolis and criticized by the “Real Academia Española”, they didn’t abandon the masters of the past It also shows that the Hispano-American modernism was not work of just an author, a single poet However, the critic is unanimous in affirming that the Nicaraguan poet Rubén Dario was the spokesman of the new aesthetics, because it took to Spain a new way to write poetry, constituting a true “return of the caravels” The enlargement of the Hispano-American trade with Europe, and the consequent contact of their youth poets with other literatures, mainly the French one, were responsible for the appearance of the Hispano-American modernism that operated the transformations that the Romanticism had not accomplished, which leads to conclude than it was the Modernism the true Hispano-American RomanticismSilva, Marta Dantas da [Orientador]Esteves, Antônio RobertoAdolfo, Sérgio PauloGuimarães, José Ferreira2024-05-01T13:46:17Z2024-05-01T13:46:17Z2009.0004.03.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11915porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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