História da ciência no ensino de biologia : virtudes e dificuldades da contextualização histórica do espisódio da dupla hélice do DNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15293 |
Resumo: | Resumo: Neste estudo, investigamos as virtudes e dificuldades encontradas no processo de contextualização de episódios históricos da História da Ciência no ensino de Biologia Para isso, buscamos por respostas a respeito das percepções de acadêmicos de um curso de Ciências Biológicas de uma universidade do norte do Paraná referente à contextualização histórica do episódio da descoberta da dupla hélice do DNA Apresentamos uma proposta de ensino que visou trabalhar a contextualização do episódio da descoberta da dupla hélice do DNA, dando ênfase às controvérsias existentes na história a respeito da participação da cientista Rosalind Franklin na descoberta do modelo, segundo uma abordagem tradicional e alternativa em História da Ciência A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujos dados foram coletados por meio da aplicação de questionários abertos, e os registros foram analisados de acordo com os procedimentos da análise de conteúdo Os resultados encontrados nessa investigação apontam para alguns aspectos positivos quanto à utilização da temática História da Ciência nas aulas de Biologia, visto que, a partir da análise categorial dos dados, foi possível observar que os estudantes, apesar dos percalços encontrados pelo caminho, conseguiram compreender o controverso episódio histórico da construção do modelo do DNA ao final da intervenção didática e souberam, de modo geral, como diferenciar os dois tipos de abordagem em História da Ciência que foram utilizados para tratar o episódio Dessa forma, o uso de uma abordagem em História da Ciência se mostrou eficaz na contextualização do episódio histórico apresentado neste estudo evidenciando que os acadêmicos puderam alcançar um nível de reflexão maior acerca das discussões propostas, conseguindo (a maioria deles) se desvencilhar das armadilhas históricas que foram apresentadas, além de assinalar evidências de que essa temática pode facilitar a educação científica, como apontado por outros estudos Contudo, essa pesquisa também evidenciou que o uso desse tipo de abordagem não é tarefa fácil, visto que dificuldades foram encontradas ao longo da investigação, como a limitação do tempo didático, a falta de leitura e de pré-requisitos conceituais básicos dos acadêmicos acerca da Ciência, além de algumas visões distorcidas apresentadas por esses estudantes a respeito do episódio histórico que foi apresentado |
id |
UEL_e0dcd7c5d8d680bd21b0503ce6447b4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15293 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
História da ciência no ensino de biologia : virtudes e dificuldades da contextualização histórica do espisódio da dupla hélice do DNABiologiaEstudo e ensinoDNAHistóriaCiênciaCriticism and interpretationBiologyHistoryHistoryPhilosophyScienceStudy and teachingFranklin, RosalindDNAResumo: Neste estudo, investigamos as virtudes e dificuldades encontradas no processo de contextualização de episódios históricos da História da Ciência no ensino de Biologia Para isso, buscamos por respostas a respeito das percepções de acadêmicos de um curso de Ciências Biológicas de uma universidade do norte do Paraná referente à contextualização histórica do episódio da descoberta da dupla hélice do DNA Apresentamos uma proposta de ensino que visou trabalhar a contextualização do episódio da descoberta da dupla hélice do DNA, dando ênfase às controvérsias existentes na história a respeito da participação da cientista Rosalind Franklin na descoberta do modelo, segundo uma abordagem tradicional e alternativa em História da Ciência A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujos dados foram coletados por meio da aplicação de questionários abertos, e os registros foram analisados de acordo com os procedimentos da análise de conteúdo Os resultados encontrados nessa investigação apontam para alguns aspectos positivos quanto à utilização da temática História da Ciência nas aulas de Biologia, visto que, a partir da análise categorial dos dados, foi possível observar que os estudantes, apesar dos percalços encontrados pelo caminho, conseguiram compreender o controverso episódio histórico da construção do modelo do DNA ao final da intervenção didática e souberam, de modo geral, como diferenciar os dois tipos de abordagem em História da Ciência que foram utilizados para tratar o episódio Dessa forma, o uso de uma abordagem em História da Ciência se mostrou eficaz na contextualização do episódio histórico apresentado neste estudo evidenciando que os acadêmicos puderam alcançar um nível de reflexão maior acerca das discussões propostas, conseguindo (a maioria deles) se desvencilhar das armadilhas históricas que foram apresentadas, além de assinalar evidências de que essa temática pode facilitar a educação científica, como apontado por outros estudos Contudo, essa pesquisa também evidenciou que o uso desse tipo de abordagem não é tarefa fácil, visto que dificuldades foram encontradas ao longo da investigação, como a limitação do tempo didático, a falta de leitura e de pré-requisitos conceituais básicos dos acadêmicos acerca da Ciência, além de algumas visões distorcidas apresentadas por esses estudantes a respeito do episódio histórico que foi apresentadoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In this study, we analyzed virtues and difficulties founded in the context of historical episodes of the History of Science in Biology teaching process Then we seek for answers about the perceptions of academics of a Biological Sciences course at a university in northern Paraná (Brazil) regarding to the historical context of the episode of the discovery of the DNA double helix We present a teaching proposal that aimed to work contextualizing the episode of the discovery of the DNA double helix, emphasizing the controversies in the history regarding the participation of scientist Rosalind Franklin in the discovery of the model, according to traditional and alternative approach for the History of Science The research is characterized as qualitative interpretive nature, and data were collected through of open questionnaires, and records were analyzed according to the procedures and resources of Content Analysis The results founded in this investigation point to some positive aspects to the use of the theme History of Science in Biology classes, related from the categorical data analysis, it was observed that students get understand the controversial historical episode of constructing the model of DNA the didactic intervention and they also knew how to differentiate the two types of approach in the History of Science despite of difficulties founded along the way managed, that were used to treat the episode Thus, the use of an approach for the History of Science has proven effective in contextualizing the historical episode presented in this study, it shows that academics could achieve a higher level of reflection about the proposed discussions, (most of them) get scape the historical pitfalls that were presented, beyond pointing out evidence that this approach can facilitate scientific education, as pointed out by other studies However, this research also showed that the use of this approach isn`t easy task, they were difficulties during the investigation, as the limitation of the teaching time, lack of reading and basic academic conceptual prerequisites about science, and some distorted views presented by these students about the historical episode that was presentedSilva, Marcos Rodrigues da [Orientador]Corazza, Maria JúliaPassos, Marinez MeneghelloOrtiz, Etiane2024-05-01T14:46:58Z2024-05-01T14:46:58Z2015.0004.02.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15293porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da ciência no ensino de biologia : virtudes e dificuldades da contextualização histórica do espisódio da dupla hélice do DNA |
title |
História da ciência no ensino de biologia : virtudes e dificuldades da contextualização histórica do espisódio da dupla hélice do DNA |
spellingShingle |
História da ciência no ensino de biologia : virtudes e dificuldades da contextualização histórica do espisódio da dupla hélice do DNA Ortiz, Etiane Biologia Estudo e ensino DNA História Ciência Criticism and interpretation Biology History History Philosophy Science Study and teaching Franklin, Rosalind DNA |
title_short |
História da ciência no ensino de biologia : virtudes e dificuldades da contextualização histórica do espisódio da dupla hélice do DNA |
title_full |
História da ciência no ensino de biologia : virtudes e dificuldades da contextualização histórica do espisódio da dupla hélice do DNA |
title_fullStr |
História da ciência no ensino de biologia : virtudes e dificuldades da contextualização histórica do espisódio da dupla hélice do DNA |
title_full_unstemmed |
História da ciência no ensino de biologia : virtudes e dificuldades da contextualização histórica do espisódio da dupla hélice do DNA |
title_sort |
História da ciência no ensino de biologia : virtudes e dificuldades da contextualização histórica do espisódio da dupla hélice do DNA |
author |
Ortiz, Etiane |
author_facet |
Ortiz, Etiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador] Corazza, Maria Júlia Passos, Marinez Meneghello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortiz, Etiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Estudo e ensino DNA História Ciência Criticism and interpretation Biology History History Philosophy Science Study and teaching Franklin, Rosalind DNA |
topic |
Biologia Estudo e ensino DNA História Ciência Criticism and interpretation Biology History History Philosophy Science Study and teaching Franklin, Rosalind DNA |
description |
Resumo: Neste estudo, investigamos as virtudes e dificuldades encontradas no processo de contextualização de episódios históricos da História da Ciência no ensino de Biologia Para isso, buscamos por respostas a respeito das percepções de acadêmicos de um curso de Ciências Biológicas de uma universidade do norte do Paraná referente à contextualização histórica do episódio da descoberta da dupla hélice do DNA Apresentamos uma proposta de ensino que visou trabalhar a contextualização do episódio da descoberta da dupla hélice do DNA, dando ênfase às controvérsias existentes na história a respeito da participação da cientista Rosalind Franklin na descoberta do modelo, segundo uma abordagem tradicional e alternativa em História da Ciência A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujos dados foram coletados por meio da aplicação de questionários abertos, e os registros foram analisados de acordo com os procedimentos da análise de conteúdo Os resultados encontrados nessa investigação apontam para alguns aspectos positivos quanto à utilização da temática História da Ciência nas aulas de Biologia, visto que, a partir da análise categorial dos dados, foi possível observar que os estudantes, apesar dos percalços encontrados pelo caminho, conseguiram compreender o controverso episódio histórico da construção do modelo do DNA ao final da intervenção didática e souberam, de modo geral, como diferenciar os dois tipos de abordagem em História da Ciência que foram utilizados para tratar o episódio Dessa forma, o uso de uma abordagem em História da Ciência se mostrou eficaz na contextualização do episódio histórico apresentado neste estudo evidenciando que os acadêmicos puderam alcançar um nível de reflexão maior acerca das discussões propostas, conseguindo (a maioria deles) se desvencilhar das armadilhas históricas que foram apresentadas, além de assinalar evidências de que essa temática pode facilitar a educação científica, como apontado por outros estudos Contudo, essa pesquisa também evidenciou que o uso desse tipo de abordagem não é tarefa fácil, visto que dificuldades foram encontradas ao longo da investigação, como a limitação do tempo didático, a falta de leitura e de pré-requisitos conceituais básicos dos acadêmicos acerca da Ciência, além de algumas visões distorcidas apresentadas por esses estudantes a respeito do episódio histórico que foi apresentado |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
04.02.2015 2015.00 2024-05-01T14:46:58Z 2024-05-01T14:46:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15293 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823310872051712 |