Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Helen Wanderley Fernandes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9992129
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64670
Resumo: A falta de discussão sobre a participação das mulheres na ciência em sala de aula tem sido apontada como um dos motivos que perpetua a visão masculina de cientistas que os estudantes possuem. Muitos autores defendem que esse estereótipo masculino de cientista tem afastado as mulheres da carreira científica, tornando necessárias as ações que buscam levar a discussão para as escolas. Neste quesito, a abordagem da História da Ciência mostrou-se interessante, pois permite resgatar as histórias das mulheres que participaram da construção do conhecimento científico, além de permitir uma reflexão sobre os aspectos da natureza da ciência, podendo transformar a visão de ciência masculina dos estudantes. Diante deste cenário, esta pesquisa propõe uma SAT (Sequência de Atividade Temática) utilizando o controverso episódio histórico da descoberta da dupla hélice do DNA, que contou com a participação da cientista Rosalind Franklin. A proposta conta com um texto de apoio para o professor e o plano de aulas, com a descrição das atividades como vídeos, texto, linha do tempo, jogo e júri simulado, além das orientações para o professor. Após a elaboração da SAT foi realizada uma análise da mesma seguindo os parâmetros propostos por Forato (2009) para materiais didáticos que utilizam a História da Ciência.
id UFSP_46cc23be0d126538e9017726531c349d
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/64670
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Pereira, Helen Wanderley Fernandes [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloMartorano, Simone Alves De Assis [UNIFESP]2022-07-21T17:42:45Z2022-07-21T17:42:45Z2020-05-04https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9992129https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64670HELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdfA falta de discussão sobre a participação das mulheres na ciência em sala de aula tem sido apontada como um dos motivos que perpetua a visão masculina de cientistas que os estudantes possuem. Muitos autores defendem que esse estereótipo masculino de cientista tem afastado as mulheres da carreira científica, tornando necessárias as ações que buscam levar a discussão para as escolas. Neste quesito, a abordagem da História da Ciência mostrou-se interessante, pois permite resgatar as histórias das mulheres que participaram da construção do conhecimento científico, além de permitir uma reflexão sobre os aspectos da natureza da ciência, podendo transformar a visão de ciência masculina dos estudantes. Diante deste cenário, esta pesquisa propõe uma SAT (Sequência de Atividade Temática) utilizando o controverso episódio histórico da descoberta da dupla hélice do DNA, que contou com a participação da cientista Rosalind Franklin. A proposta conta com um texto de apoio para o professor e o plano de aulas, com a descrição das atividades como vídeos, texto, linha do tempo, jogo e júri simulado, além das orientações para o professor. Após a elaboração da SAT foi realizada uma análise da mesma seguindo os parâmetros propostos por Forato (2009) para materiais didáticos que utilizam a História da Ciência.The lack of discussion about the participation of women in science in the classroom has been pointed out as one of the reasons that perpetuates the male vision of scientists that students have. Many authors argue that this male stereotype of a scientist has led women away from their scientific careers, making necessary actions that seek to take the discussion to schools. In this regard, the History of Science approach proved to be interesting, as it allows retrieving the stories of women who participated in the construction of scientific knowledge, in addition to allowing a reflection on aspects of the nature of science, which could transform the view of male science in students. Given this scenario, this research proposes a SAT (Thematic Activity Sequence) using the controversial historical episode of the discovery of the DNA double helix, which was attended by scientist Rosalind Franklin. The proposal has a support text for the teacher and the lesson plan, with the description of activities such as videos, text, timeline, game and simulated jury, in addition to guidance for the teacher. After the preparation of the SAT, an analysis of it was carried out following the parameters proposed by Forato (2009) for teaching materials that use the History of Science.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)53 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ensino De CiênciasMulheres Na CiênciaHistória Da CiênciaDNARosalind FranklinScience TeachingWomen In ScienceHistory Of ScienceDNARosalind FranklinMulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPDiadema, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e FarmacêuticasEnsino de Ciências e MatemáticaEnsino De Ciências E MatemáticaEnsino E Aprendizagem Em Ciências Da Natureza E MatemáticaORIGINALHELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdfHELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdfapplication/pdf2899922${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64670/1/HELEN%20WANDERLEY%20FERNANDES%20PEREIRA.pdfe0bbdf0a1b6e20c3b47df925f083ded7MD51open accessTEXTHELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdf.txtHELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain172882${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64670/2/HELEN%20WANDERLEY%20FERNANDES%20PEREIRA.pdf.txt481e5e77fdd0e13f547e59c47dbf25b5MD52open accessTHUMBNAILHELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdf.jpgHELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4563${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64670/4/HELEN%20WANDERLEY%20FERNANDES%20PEREIRA.pdf.jpga676b0cd7f9316fdd428168b5cb51813MD54open access11600/646702023-05-12 02:49:04.895open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64670Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-12T05:49:04Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA
title Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA
spellingShingle Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA
Pereira, Helen Wanderley Fernandes [UNIFESP]
Ensino De Ciências
Mulheres Na Ciência
História Da Ciência
DNA
Rosalind Franklin
Science Teaching
Women In Science
History Of Science
DNA
Rosalind Franklin
title_short Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA
title_full Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA
title_fullStr Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA
title_full_unstemmed Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA
title_sort Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA
author Pereira, Helen Wanderley Fernandes [UNIFESP]
author_facet Pereira, Helen Wanderley Fernandes [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Helen Wanderley Fernandes [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martorano, Simone Alves De Assis [UNIFESP]
contributor_str_mv Martorano, Simone Alves De Assis [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino De Ciências
Mulheres Na Ciência
História Da Ciência
DNA
Rosalind Franklin
topic Ensino De Ciências
Mulheres Na Ciência
História Da Ciência
DNA
Rosalind Franklin
Science Teaching
Women In Science
History Of Science
DNA
Rosalind Franklin
dc.subject.eng.fl_str_mv Science Teaching
Women In Science
History Of Science
DNA
Rosalind Franklin
description A falta de discussão sobre a participação das mulheres na ciência em sala de aula tem sido apontada como um dos motivos que perpetua a visão masculina de cientistas que os estudantes possuem. Muitos autores defendem que esse estereótipo masculino de cientista tem afastado as mulheres da carreira científica, tornando necessárias as ações que buscam levar a discussão para as escolas. Neste quesito, a abordagem da História da Ciência mostrou-se interessante, pois permite resgatar as histórias das mulheres que participaram da construção do conhecimento científico, além de permitir uma reflexão sobre os aspectos da natureza da ciência, podendo transformar a visão de ciência masculina dos estudantes. Diante deste cenário, esta pesquisa propõe uma SAT (Sequência de Atividade Temática) utilizando o controverso episódio histórico da descoberta da dupla hélice do DNA, que contou com a participação da cientista Rosalind Franklin. A proposta conta com um texto de apoio para o professor e o plano de aulas, com a descrição das atividades como vídeos, texto, linha do tempo, jogo e júri simulado, além das orientações para o professor. Após a elaboração da SAT foi realizada uma análise da mesma seguindo os parâmetros propostos por Forato (2009) para materiais didáticos que utilizam a História da Ciência.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T17:42:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-21T17:42:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9992129
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64670
dc.identifier.file.none.fl_str_mv HELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9992129
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64670
identifier_str_mv HELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64670/1/HELEN%20WANDERLEY%20FERNANDES%20PEREIRA.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64670/2/HELEN%20WANDERLEY%20FERNANDES%20PEREIRA.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64670/4/HELEN%20WANDERLEY%20FERNANDES%20PEREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e0bbdf0a1b6e20c3b47df925f083ded7
481e5e77fdd0e13f547e59c47dbf25b5
a676b0cd7f9316fdd428168b5cb51813
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764239327199232