Hábitos de estudo na pandemia : novas conexões e novos tempos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8525 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho procurou investigar formas de aprendizagem por alunos pré-vestibulandos durante a epidemia de Covid-19, especificamente com relação à componente curricular de Química Priorizando a aquisição e/ou consolidação das habilidades e competências apresentadas na matriz curricular do ENEM, o levantamento desenvolveu-se sob a ótica da Teoria Conectivista, de George Siemens e Steven Downes, e os resultados quantitativos apontam para alta conectividade de vestibulandos em meio a pandemia de Covid-19, ainda que pouco conectados educacionalmente A pesquisa foi desenvolvida com estudantes concluintes de Ensino Médio da rede particular de ensino de Marília, no estado de São Paulo, sujeitos ao ensino exclusivamente remoto ou híbrido, visando levantar suas fontes, hábitos e ferramentas de estudo no período Paralelamente, uma revisão bibliográfica atualizada (nacional e internacional) acerca do tema é apresentada e comentada Ao final são disponibilizados os resultados dessa investigação e uma proposta de intervenção, baseada na Teoria Conectivista e nas plataformas mais acessadas pelos estudantes, no contexto das aulas não presenciais disponíveis |
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Hábitos de estudo na pandemia : novas conexões e novos temposQuímicaEstudo e ensinoCOVID-19ConectivismoVestibulandosStudy and teachingCOVID-19 (Disease)ConnectivismChemistry - Study and teachingResumo: Este trabalho procurou investigar formas de aprendizagem por alunos pré-vestibulandos durante a epidemia de Covid-19, especificamente com relação à componente curricular de Química Priorizando a aquisição e/ou consolidação das habilidades e competências apresentadas na matriz curricular do ENEM, o levantamento desenvolveu-se sob a ótica da Teoria Conectivista, de George Siemens e Steven Downes, e os resultados quantitativos apontam para alta conectividade de vestibulandos em meio a pandemia de Covid-19, ainda que pouco conectados educacionalmente A pesquisa foi desenvolvida com estudantes concluintes de Ensino Médio da rede particular de ensino de Marília, no estado de São Paulo, sujeitos ao ensino exclusivamente remoto ou híbrido, visando levantar suas fontes, hábitos e ferramentas de estudo no período Paralelamente, uma revisão bibliográfica atualizada (nacional e internacional) acerca do tema é apresentada e comentada Ao final são disponibilizados os resultados dessa investigação e uma proposta de intervenção, baseada na Teoria Conectivista e nas plataformas mais acessadas pelos estudantes, no contexto das aulas não presenciais disponíveisDissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em QuímicaAbstract: This work seeks to investigate ways of learning by pre-university entrance exam students during the Covid-19 epidemic, specifically in relation to the curricular component of Chemistry Prioritizing the acquisition and/or consolidation of Skills and Competences presented in the ENEM curriculum, the survey was developed from the perspective of Connectivist Theory, by George Siemens and Steven Downes, and the quantitative results point to high connectivity of college entrance exams students in the midst of the Covid-19 pandemic, even though they are poorly connected educationally The research was carried out with high school seniors, from the private education system in the state of São Paulo, subject to exclusively remote or hybrid education, surveying their sources, habits and studying tools during the considered period At the same time, an updated bibliographic review (national and international) about the subject is presented and commented At the end, the results of the research and an intervention proposal based on the Connectivist Theory and on the platforms most accessed by them in the context of the non-presential classes available for the moment are presentedCirino, Marcelo Maia [Orientador]Sá, Marilde Beatriz ZorziSantin Filho, OuridesSilva, José Guilherme Ramos2024-05-01T11:34:23Z2024-05-01T11:34:23Z2021.0031.08.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8525porMestradoQuímicaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em QuímicaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8525Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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