Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação : instrumentos para a formação inicial de professores de inglês
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13448 |
Resumo: | Resumo: Este estudo objetiva investigar a relação entre os instrumentos utilizados (sequência didática (SD), socialização de diários e extensão ao coletivo (EC)) pelas alunas-professoras de língua inglesa (APLIs), os saberes e as capacidades docentes que contemplam o eixo articulador das diretrizes para a formação inicial (competência, pesquisa e coerência entre a formação oferecida e a prática esperada) As condições sócio-históricas pouco favoráveis para o ensino e formação de professores de línguas no Brasil, bem como, a proposição dos princípios das diretrizes para a formação inicial de professores, nos levaram a utilizar a noção de saberes, capacidades docentes e o princípio das alternâncias Os conceitos norteadores que fundamentam os instrumentos de formação partem das noções de desenvolvimento, construção de conhecimento, saberes, capacidades docentes, reflexividade, transposição didática, instrumentos e gêneros textuais (BRONCKART, 1999; 26; 28; SCHNEUWLY; DOLZ, 24; 29, SCHNEUWLY, 28; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; CRISTOVÃO, 22; 25; 27; 29; 21; 211) A pesquisa é de natureza qualitativa com características de pesquisa-ação participativa O modelo didático do metagênero sitcom Friends foi construído para subsidiar a análise realizada em seis prismas: sinopse e macroestrutura; organização externa/interna; intersecção SD/MD; concepções didáticas, saberes e capacidades docentes A SD apresenta a seguinte configuração: 31 tarefas agrupadas em 7 seções, com maior incidência de tarefas de capacidades de ação, linguístico-discursivas e o agrupamento de quatro capacidades de linguagem; os objetivos são parcialmente coerentes com as tarefas; a intersecção SD/MD aponta maior contemplação das dimensões contextuais e a contemplação parcial das dimensões discursivas, de textualização e não verbais; as concepções didáticas estão centradas em dois polos, um mais clássico e outro alinhado a práticas com gêneros textuais Os outros dois instrumentos de formação foram analisados partindo dos SOTs de planificação, de SD, de regências de classe e de AC Analisamos também os níveis enunciativo e semântico, considerando as avaliações e as tensões de ordem epistêmica, afetiva e pragmática Além disso, analisamos os saberes e as capacidades docentes dos APLIs Os resultados gerais dos três instrumentos de formação sinalizam haver indícios de saberes sobre: contexto, papel e sócio-história do trabalho do professor, metodologia, recursos, regência, estado emocional, planificação e avaliação As APLIs ao utilizarem os instrumentos evidenciam capacidades docentes de: compreender prescrições nacionais; identificar problemas didáticos; objetivos, necessidades, desempenho e capacidades de linguagem dos alunos; analisar recursos disponíveis; construir objetivos selecionar gêneros textuais e planificar conteúdos e tarefas de vocabulário, gramática, compreensão oral e estabelecer relações culturais Também observamos as capacidades para analisar o estado emocional e a própria prática, as ações que se perpetuam na história do métier de ensino e aprendizagem, a construção e diferenciação entre SDs de LM/LE e o uso da LM/LE em sala de aula, a capacidade de aceitar o retorno de sugestões de outrem, analisar o uso de artefatos, a interação aluno professor e reconstrução das experiências da prática de estágio e a análise do ensino de acordo com os princípios teóricos Os resultados mostram que as inter-relações concretas entre o sistema universitário e escolar, sob o viés das alternâncias, e a utilização dos instrumentos da formação oportunizam a construção/transformação de saberes e capacidades docentes |
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Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação : instrumentos para a formação inicial de professores de inglêsLíngua inglesaFormação de professoresProfessores de inglêsInteracionismo sociodiscursivoGêneros textuaisTraining of teachersTraining teachers of englishSocio-discursive interactionismTextual genresDidaticsPractice teachingEnglish lanResumo: Este estudo objetiva investigar a relação entre os instrumentos utilizados (sequência didática (SD), socialização de diários e extensão ao coletivo (EC)) pelas alunas-professoras de língua inglesa (APLIs), os saberes e as capacidades docentes que contemplam o eixo articulador das diretrizes para a formação inicial (competência, pesquisa e coerência entre a formação oferecida e a prática esperada) As condições sócio-históricas pouco favoráveis para o ensino e formação de professores de línguas no Brasil, bem como, a proposição dos princípios das diretrizes para a formação inicial de professores, nos levaram a utilizar a noção de saberes, capacidades docentes e o princípio das alternâncias Os conceitos norteadores que fundamentam os instrumentos de formação partem das noções de desenvolvimento, construção de conhecimento, saberes, capacidades docentes, reflexividade, transposição didática, instrumentos e gêneros textuais (BRONCKART, 1999; 26; 28; SCHNEUWLY; DOLZ, 24; 29, SCHNEUWLY, 28; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; CRISTOVÃO, 22; 25; 27; 29; 21; 211) A pesquisa é de natureza qualitativa com características de pesquisa-ação participativa O modelo didático do metagênero sitcom Friends foi construído para subsidiar a análise realizada em seis prismas: sinopse e macroestrutura; organização externa/interna; intersecção SD/MD; concepções didáticas, saberes e capacidades docentes A SD apresenta a seguinte configuração: 31 tarefas agrupadas em 7 seções, com maior incidência de tarefas de capacidades de ação, linguístico-discursivas e o agrupamento de quatro capacidades de linguagem; os objetivos são parcialmente coerentes com as tarefas; a intersecção SD/MD aponta maior contemplação das dimensões contextuais e a contemplação parcial das dimensões discursivas, de textualização e não verbais; as concepções didáticas estão centradas em dois polos, um mais clássico e outro alinhado a práticas com gêneros textuais Os outros dois instrumentos de formação foram analisados partindo dos SOTs de planificação, de SD, de regências de classe e de AC Analisamos também os níveis enunciativo e semântico, considerando as avaliações e as tensões de ordem epistêmica, afetiva e pragmática Além disso, analisamos os saberes e as capacidades docentes dos APLIs Os resultados gerais dos três instrumentos de formação sinalizam haver indícios de saberes sobre: contexto, papel e sócio-história do trabalho do professor, metodologia, recursos, regência, estado emocional, planificação e avaliação As APLIs ao utilizarem os instrumentos evidenciam capacidades docentes de: compreender prescrições nacionais; identificar problemas didáticos; objetivos, necessidades, desempenho e capacidades de linguagem dos alunos; analisar recursos disponíveis; construir objetivos selecionar gêneros textuais e planificar conteúdos e tarefas de vocabulário, gramática, compreensão oral e estabelecer relações culturais Também observamos as capacidades para analisar o estado emocional e a própria prática, as ações que se perpetuam na história do métier de ensino e aprendizagem, a construção e diferenciação entre SDs de LM/LE e o uso da LM/LE em sala de aula, a capacidade de aceitar o retorno de sugestões de outrem, analisar o uso de artefatos, a interação aluno professor e reconstrução das experiências da prática de estágio e a análise do ensino de acordo com os princípios teóricos Os resultados mostram que as inter-relações concretas entre o sistema universitário e escolar, sob o viés das alternâncias, e a utilização dos instrumentos da formação oportunizam a construção/transformação de saberes e capacidades docentesTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This study aims at investigating the relationship between the teaching education tools (didactic sequences (DS), diary socialization and self-confrontation (SC)) used by pre-service teachers of English (PSTE), as well as the knowledge and teaching capacities which comprehend the articulating axis of initial teacher education guidelines (competence, research and coherence between the provided teacher education and the expected practice) It should be highlighted that the unfavorable socio-historical conditions related to language teachers education in Brazil together with our goal to extend the principles of initial teacher education guidelines have led us to use the notion of knowledge and teaching capacities as well as the principle of alternations The guiding concepts which support the teaching education tools are based on the notions of development, knowledge construction, knowledge, teaching capacities, reflexivity, didactic transposition, tools and text genres (BRONCKART, 1999, 26, 28; SCHNEUWLY, DOLZ, 24, 29, SCHNEUWLY, 28; HOFSTETTER, SCHNEUWLY, 29; CRISTOVÃO, 22, 25, 27, 29, 21, 211) The present work is qualitative and presents characteristics of participatory action research The didactic model of the metagenre sitcom Friends was developed to support the analysis carried out in six prisms: synopsis and macrostructure, external/internal organization; intersection between the DS/ Didactic model (DM); didactic conceptions; knowledge and teaching capacities The DS has the following configuration: 31 tasks grouped into seven sections with a higher incidence of action language capacities, linguistic-discursive capacities as well as tasks that aggregate the four language capacities It is worth mentioning that the objectives are partially coherent with the tasks; the DS/DM intersection shows that contextual dimensions have been contemplated and discursive, textual and nonverbal dimensions have been partially contemplated; and the didactic conceptions are centered on two teaching poles, one of which is more classical and the other takes as a starting point social practices and text genres The other two teaching education tools are analyzed based on the thematic orientation segments of planning, didactic sequence, classroom practices and self-confrontation Semantic and enunciative levels are also analyzed considering evaluation and the existing epistemic, affective and pragmatic tensions Furthermore, knowledge and teaching capacities have also been analyzed The overall results of the three teaching education tools as far as knowledge is concerned indicate an evidence of knowledge regarding the context, the teachers’ role and their social and labor history, as well as methodology, resources, classroom practice, emotional state, planning and assessment The teaching education tools have highlighted the teaching capacities with regards to understanding national prescriptions, identifying educational problems, the objectives, the needs, the students’ performance and language capacities in addition to analyzing the available resources, selecting text genres to build goals, to plan contents and tasks of vocabulary, grammar, listening and cultural relations The results have also shown the capacities to analyze the emotional state and the practice itself, the actions that are perpetuated throughout history as far as the teaching profession is concerned Other aspects have emerged such as: learning, the construction and distinction between a DS in L1 /FL and the use of L1/FL in the classroom; the capacity to accept the feedback and suggestions of others; to analyze the use of artifacts; student and teacher interaction; the reconstruction practicum experiences together with teaching analysis according to the theoretical principles Furthermore, the results show that the solid inter- relations between school and university systems under the bias of the alternation of teaching education tools potentialize the construction/transformation of knowledge and teaching capacitiesCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Schneuwly, BernardReichmann, Carla LynnNascimento, Elvira LopesReis, SimoneStutz, Lidia2024-05-01T14:15:15Z2024-05-01T14:15:15Z2012.0028.05.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13448porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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