Planejamento crítico-colaborativo de aulas de inglês : contribuições para perspectiva sócio-histórico-cultural de formação de professores
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12577 |
Resumo: | Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar a realização de uma intervenção em um programa de formação de professores de língua inglesa, por meio da experiência do planejamento crítico-colaborativo de aulas Pautadados pela aprendizagem colaborativa de professores, tanto a intervenção quanto a pesquisa que dela deriva inserem-se na perspectiva Sócio-Histórico-Cultural (SHC) de formação de professores Concebendo a formação inicial e contínua como dois polos de um mesmo continuum, o planejamento crítico-colaborativo é definido como um tipo de intervenção que possibilitou o encontro de quatro professores em momentos profissionais distintos: dois professores novatos, uma professora colaboradora e uma professora de professores Assim foi criado um Terceiro Espaço, que surge da aproximação dos mundos da escola e da universidade, em que se buscou (re)significar a práxis sócio-pedagógica e as identidades profissionais A coleta dos dados foi realizada em nove reuniões semanais ocorridas em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio, localizada na região norte de Londrina Os encontros foram gravados em áudio e depois transcritos, para que pudessem ser devidamente analisados à luz da Análise Crítica do Discurso Neste estudo são identificados momentos que evidenciam as contradições manifestadas discursivamente (conflito, conflito-crítico, dilema e situação-limite), as quais revelam ocorrências de contradições estruturais no Sistema de Atividade da intervenção (níveis primário, secundário, terciário e quaternário) As contradições são compreendidas como possibilidades de transformação no processo de formação de professores, que podem permitir a Aprendizagem Expansiva dos participantes, por meio da criação colaborativa de novas formas de lidar com as práticas e os padrões sociais vigentes As análises indicam as possíveis contribuições desta modalidade de intervenção para a perspectiva SHC de formação de professores no que tange às suas potencialidades e suas limitações As potencialidades concretizam-se nas oportunidades de criação de capital social entre os participantes, por meio dos princípios da alteridade e do cuidado com o outro, enquanto que as limitações caracterizam-se pelas projeções de imagens essencialmente negativas sobre os alunos da escola pública Deste modo, evidencia-se a interferência das contradições entre o objeto do Sistema de Atividade da intervenção – o planejamento crítico-colaborativo – e o objeto do Sistema de Atividade da escola – o aluno – de modo a sugerir as práticas do Ensino Colaborativo como um caminho a inserir o estudante neste processo de (re)significação |
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Planejamento crítico-colaborativo de aulas de inglês : contribuições para perspectiva sócio-histórico-cultural de formação de professoresLíngua inglesaFormação de professoresProfessores de inglêsInteracionismo sociodiscursivoAnálise do discursoEnglish languageEnglish teachersSocio-discursive interactionismDiscourse analysisTrainingTraining of teachersResumo: O objetivo do presente estudo foi investigar a realização de uma intervenção em um programa de formação de professores de língua inglesa, por meio da experiência do planejamento crítico-colaborativo de aulas Pautadados pela aprendizagem colaborativa de professores, tanto a intervenção quanto a pesquisa que dela deriva inserem-se na perspectiva Sócio-Histórico-Cultural (SHC) de formação de professores Concebendo a formação inicial e contínua como dois polos de um mesmo continuum, o planejamento crítico-colaborativo é definido como um tipo de intervenção que possibilitou o encontro de quatro professores em momentos profissionais distintos: dois professores novatos, uma professora colaboradora e uma professora de professores Assim foi criado um Terceiro Espaço, que surge da aproximação dos mundos da escola e da universidade, em que se buscou (re)significar a práxis sócio-pedagógica e as identidades profissionais A coleta dos dados foi realizada em nove reuniões semanais ocorridas em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio, localizada na região norte de Londrina Os encontros foram gravados em áudio e depois transcritos, para que pudessem ser devidamente analisados à luz da Análise Crítica do Discurso Neste estudo são identificados momentos que evidenciam as contradições manifestadas discursivamente (conflito, conflito-crítico, dilema e situação-limite), as quais revelam ocorrências de contradições estruturais no Sistema de Atividade da intervenção (níveis primário, secundário, terciário e quaternário) As contradições são compreendidas como possibilidades de transformação no processo de formação de professores, que podem permitir a Aprendizagem Expansiva dos participantes, por meio da criação colaborativa de novas formas de lidar com as práticas e os padrões sociais vigentes As análises indicam as possíveis contribuições desta modalidade de intervenção para a perspectiva SHC de formação de professores no que tange às suas potencialidades e suas limitações As potencialidades concretizam-se nas oportunidades de criação de capital social entre os participantes, por meio dos princípios da alteridade e do cuidado com o outro, enquanto que as limitações caracterizam-se pelas projeções de imagens essencialmente negativas sobre os alunos da escola pública Deste modo, evidencia-se a interferência das contradições entre o objeto do Sistema de Atividade da intervenção – o planejamento crítico-colaborativo – e o objeto do Sistema de Atividade da escola – o aluno – de modo a sugerir as práticas do Ensino Colaborativo como um caminho a inserir o estudante neste processo de (re)significaçãoDissertação (Mestrado em Estudo da Linguagem) - Universiade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagemabstract: The aim of this study was to investigate the development of an intervention at an English teacher education program, by the experience of critical-collaborative class planning Based on teachers’ collaborative learning, both the intervention and the research which derives from it, are inserted into the Socio-Historical-Cultural (SHC) perspective in teachers’ education Understanding the initial and the continuing education of the teachers as two poles of the same continuum, the critical-collaborative planning in EFL teaching is defined as a kind of intervention that enabled the meeting of four teachers in distinct professional moments: two novice teachers, a collaborator teacher and a teacher of teachers Then a Third Space was created, derived from the approximation of the world of the school and the world of the university, in which there was the search for the (re)signification of the socio-pedagogical praxis and of the professional identities The data collection happened in nine weekly meetings which took place at a public elementary school and at high school, in the north region of Londrina city The meetings were audio recorded and then transcribed, so that they could be properly analyzed by the use of Critical Discourse Analysis This study identifies moments that highlight the contradictions manifested discursively (conflict, critical-conflict, dilemma and double-bind), which shows the happening of structural contradictions in the intervention Activity System (primary, secondary, tertiary and quaternary levels) The contradictions are understood as possibilities of transformation in the process of the education of the teachers which can lead to the Expansive Learning of the participants, by the collaborative creation of new ways of dealing with the practices and the social patterns in vigor The analysis indicates the possible contributions of this intervention model to the SHC perspective of the education of the teachers in relation to its potentials and limitations The potential refers to the opportunities of social capital creation among the participants, by the principles of alterity and mutual care, whereas the limitations are characterized by projections of essentially negative images of the public school students Therefore, it shows the interferences of contradictions between the object of the Activity System of the intervention – the critical-collaborative planning– and the object of the Activity System of the school – the student – in a way to suggest Collaborative Teaching practices as manner to insert the student in this (re)signification processMateus, Elaine Fernandes [Orientador]Gimenez, Telma NunesDimianovic, Maria CristinaPassoni, Taisa Pinetti2024-05-01T14:00:25Z2024-05-01T14:00:25Z2010.0016.12.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12577porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - 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