Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudia Santos Codato-Segura
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000185870
Resumo: O presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática de aplicações de conceitos da Geometria Analítica, por meio da releitura de obras de arte abstracionistas, utilizando como recurso didático o software GeoGebra. A opção por este trabalho partiu da necessidade de ensinar Matemática de forma atraente e significativa, valendo-se do ensino interdisciplinar e utilizando os recursos da tecnologia educacional, de forma que professor e alunos assumam a condição de sujeitos cognitivos. A metodologia adotada constou de pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Matemática, o uso das tecnologias na educação, incluindo informações sobre o GeoGebra, bem como o movimento Abstracionista e a técnica de releitura. Também foram analisados quatro livros didáticos destinados ao Ensino Médio, referente ao ensino clássico da Geometria Analítica. Neste contexto, aplicou-se um instrumento de coleta de dados junto a 21 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olavo Bilac, situado em Cambé, Paraná, visando traçar o perfil da turma e suas relações com a Matemática. Em seguida foi realizada uma intervenção pedagógica durante a qual foi concretizada a releitura de uma obra de arte abstracionista, utilizando o software GeoGebra. Os resultados obtidos nas diferentes etapas da intervenção permitem afirmar que o uso do software selecionado pode modificar a ação dos alunos durante as aulas de Geometria Analítica, conferindo-lhes autonomia para planejar ações, executá-las e refletir sobre elas, favorecendo a aprendizagem. Comprovou-se ainda que o uso da tecnologia possibilitou a abordagem dos conteúdos matemáticos com suas abstrações intrínsecas e aprendizagem significativa. Da mesma forma, a motivação representou um dos aspectos que mais se sobressaiu na sequência didática concretizada.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisReleitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemática2013-07-25Paulo Laerte Natti . Elaine Cristina Ferruzzi Luciana Gastaldi SardinhaClaudia Santos Codato-SeguraUniversidade Estadual de Londrina, Sociedade Brasileira de Matemática. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática.URLBRO presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática de aplicações de conceitos da Geometria Analítica, por meio da releitura de obras de arte abstracionistas, utilizando como recurso didático o software GeoGebra. A opção por este trabalho partiu da necessidade de ensinar Matemática de forma atraente e significativa, valendo-se do ensino interdisciplinar e utilizando os recursos da tecnologia educacional, de forma que professor e alunos assumam a condição de sujeitos cognitivos. A metodologia adotada constou de pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Matemática, o uso das tecnologias na educação, incluindo informações sobre o GeoGebra, bem como o movimento Abstracionista e a técnica de releitura. Também foram analisados quatro livros didáticos destinados ao Ensino Médio, referente ao ensino clássico da Geometria Analítica. Neste contexto, aplicou-se um instrumento de coleta de dados junto a 21 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olavo Bilac, situado em Cambé, Paraná, visando traçar o perfil da turma e suas relações com a Matemática. Em seguida foi realizada uma intervenção pedagógica durante a qual foi concretizada a releitura de uma obra de arte abstracionista, utilizando o software GeoGebra. Os resultados obtidos nas diferentes etapas da intervenção permitem afirmar que o uso do software selecionado pode modificar a ação dos alunos durante as aulas de Geometria Analítica, conferindo-lhes autonomia para planejar ações, executá-las e refletir sobre elas, favorecendo a aprendizagem. Comprovou-se ainda que o uso da tecnologia possibilitou a abordagem dos conteúdos matemáticos com suas abstrações intrínsecas e aprendizagem significativa. Da mesma forma, a motivação representou um dos aspectos que mais se sobressaiu na sequência didática concretizada.This study aimed at presenting a didactic sequence of applications of concepts of Analytic Geometry through the reinterpretation of abstract artworks, using the software GeoGebra as a teaching resource. The choice for this work arose from the need to teach Mathematics in an attractive and meaningful way, using the interdisciplinary teaching and the resources of educational technology, in a fashion that both teacher and students can assume the condition of cognitive subjects. The methodology consisted of literature review on the teaching of Mathematics, the use of technologies in education, including information on GeoGebra, as well as the abstractionist movement and reinterpretation techniques. Four textbooks oriented to High School education and referring to the classical teaching of Analytic Geometry were also analyzed. In this context, a tool was applied to collect data from 21 (twenty one) third-grade high school students of Olavo Bilac State High School, located in Cambé, Paraná, aimed at tracing the profile of the group and its relationships with mathematics. Then a pedagogical intervention conducted, during which the reinterpretation of an abstractionist work of art was carried out by using the software GeoGebra. The results obtained in the different stages of the intervention have revealed that the use of the selected software can change the students' behavior during the Analytic Geometry classes, providing them with autonomy to plan actions, carry them out and ponder on them, which in turn encourages learning. It was further proven that the use of technology enabled the approach of mathematical contents with their intrinsic abstractions and meaningful learning. Likewise, the motivation represented one of the aspects that stood out in the instructional sequence achieved.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000185870porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:32Zoai:uel.br:vtls000185870Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2013-11-06T18:43:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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