UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ARTE E MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaí­sa Caroline Costa Moreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gerson dos Santos Farias, Eugenia Brunilda Opazo Uribe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3646
Resumo: O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de realizar um estudo sobre as dificuldades enfrentadas por professores de Matemática no ensino de geometria. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizados um estudo documental e a análise de entrevistas com professores em exercí­cio da cidade de Três Lagoas/MS e região. O estudo possibilitou a construção de um referencial teórico que permite apontar dificuldades historicamente presentes no processo de ensino e aprendizagem de geometria, além de incluir problemas apontados recentemente. À luz de tais obstáculos e especificidades, propõe-se um trabalho que relaciona Arte e Matemática, a fim de dinamizar e tornar mais atraente o ensino de geometria, explorando a construção de mosaicos, bem como sua aplicação no formato de oficinas pedagógicas adaptáveis a faixas etárias diferentes, de acordo com a profundidade dos conceitos explorados e com o grau de maturidade dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.
id UERN-5_928f19d37086bc441684f889f845b8a8
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3646
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ARTE E MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIAO trabalho foi desenvolvido com o objetivo de realizar um estudo sobre as dificuldades enfrentadas por professores de Matemática no ensino de geometria. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizados um estudo documental e a análise de entrevistas com professores em exercí­cio da cidade de Três Lagoas/MS e região. O estudo possibilitou a construção de um referencial teórico que permite apontar dificuldades historicamente presentes no processo de ensino e aprendizagem de geometria, além de incluir problemas apontados recentemente. À luz de tais obstáculos e especificidades, propõe-se um trabalho que relaciona Arte e Matemática, a fim de dinamizar e tornar mais atraente o ensino de geometria, explorando a construção de mosaicos, bem como sua aplicação no formato de oficinas pedagógicas adaptáveis a faixas etárias diferentes, de acordo com a profundidade dos conceitos explorados e com o grau de maturidade dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3646Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3646/2933Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessKaí­sa Caroline Costa MoreiraGerson dos Santos FariasEugenia Brunilda Opazo Uribe2021-12-16T11:09:32Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3646Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-12-16T11:09:32Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ARTE E MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
title UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ARTE E MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
spellingShingle UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ARTE E MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
Kaí­sa Caroline Costa Moreira
title_short UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ARTE E MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
title_full UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ARTE E MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
title_fullStr UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ARTE E MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ARTE E MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
title_sort UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ARTE E MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
author Kaí­sa Caroline Costa Moreira
author_facet Kaí­sa Caroline Costa Moreira
Gerson dos Santos Farias
Eugenia Brunilda Opazo Uribe
author_role author
author2 Gerson dos Santos Farias
Eugenia Brunilda Opazo Uribe
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaí­sa Caroline Costa Moreira
Gerson dos Santos Farias
Eugenia Brunilda Opazo Uribe
description O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de realizar um estudo sobre as dificuldades enfrentadas por professores de Matemática no ensino de geometria. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizados um estudo documental e a análise de entrevistas com professores em exercí­cio da cidade de Três Lagoas/MS e região. O estudo possibilitou a construção de um referencial teórico que permite apontar dificuldades historicamente presentes no processo de ensino e aprendizagem de geometria, além de incluir problemas apontados recentemente. À luz de tais obstáculos e especificidades, propõe-se um trabalho que relaciona Arte e Matemática, a fim de dinamizar e tornar mais atraente o ensino de geometria, explorando a construção de mosaicos, bem como sua aplicação no formato de oficinas pedagógicas adaptáveis a faixas etárias diferentes, de acordo com a profundidade dos conceitos explorados e com o grau de maturidade dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3646
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3646/2933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126426681344