Entre o sim e o não : história da emancipação política de Tamarana e seu ensino na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Nascimento da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16157
Resumo: Resumo: As cidades e seus habitantes vivenciam transformações constantes junto ao acelerado movimento da sociedade Muitos acontecimentos que deixaram marcas no lugar e em seus habitantes são esquecidos ou, não raras vezes, contados a partir de uma história eleita para ser lembrada, assim, uma história oficial da cidade vai se compondo sem a valorização da polifonia Esta pesquisa tem como cenário o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Nosso objetivo é verificar como um acontecimento recente ocorrido no município de Tamarana, estado do Paraná, tem sido abordado nas aulas de História Refere-se à emancipação política do município, ocorrida no ano de 1995 e que, de certa forma, é tema pouco estudado, mas conteúdo eleito para ser ensinado nas escolas Também é um tema sobre o qual pouco se fala no município, a não ser que alguém comece Nesse caso, a reverberação é tão intensa e imprevisível que, há muitos anos, a opção é não tocar nesse assunto A metodologia adotada nesta pesquisa pauta-se em três fontes de estudo: análises das reportagens publicadas na época que compreende o processo de emancipação, coleta de dados por meio de entrevista com seis habitantes que vivenciaram o processo de emancipação do município e aplicação de questionários aos professores de terceiro e quarto anos dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação de Tamarana Trata-se de um trabalho original, já que não encontramos nenhuma pesquisa a respeito da emancipação política do município tamaranense Ao término, conclui-se que a ocorrência da emancipação de Tamarana deixou marcas em seus habitantes e a temática ainda causa reverberações intensas em seus moradores Verifica-se que, nas escolas, é trabalhada a questão sobre emancipação política do município e sobre a história de Tamarana, entretanto, há uma deficiência quanto aos materiais didáticos que versam sobre o assunto
id UEL_e24b1e9f06a9c0a8c5d7a1d2f4c208f4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16157
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Entre o sim e o não : história da emancipação política de Tamarana e seu ensino na escolaEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasHistóriaEstudo e ensinoEducation - BrazilHistoryStudy and teachingResumo: As cidades e seus habitantes vivenciam transformações constantes junto ao acelerado movimento da sociedade Muitos acontecimentos que deixaram marcas no lugar e em seus habitantes são esquecidos ou, não raras vezes, contados a partir de uma história eleita para ser lembrada, assim, uma história oficial da cidade vai se compondo sem a valorização da polifonia Esta pesquisa tem como cenário o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Nosso objetivo é verificar como um acontecimento recente ocorrido no município de Tamarana, estado do Paraná, tem sido abordado nas aulas de História Refere-se à emancipação política do município, ocorrida no ano de 1995 e que, de certa forma, é tema pouco estudado, mas conteúdo eleito para ser ensinado nas escolas Também é um tema sobre o qual pouco se fala no município, a não ser que alguém comece Nesse caso, a reverberação é tão intensa e imprevisível que, há muitos anos, a opção é não tocar nesse assunto A metodologia adotada nesta pesquisa pauta-se em três fontes de estudo: análises das reportagens publicadas na época que compreende o processo de emancipação, coleta de dados por meio de entrevista com seis habitantes que vivenciaram o processo de emancipação do município e aplicação de questionários aos professores de terceiro e quarto anos dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação de Tamarana Trata-se de um trabalho original, já que não encontramos nenhuma pesquisa a respeito da emancipação política do município tamaranense Ao término, conclui-se que a ocorrência da emancipação de Tamarana deixou marcas em seus habitantes e a temática ainda causa reverberações intensas em seus moradores Verifica-se que, nas escolas, é trabalhada a questão sobre emancipação política do município e sobre a história de Tamarana, entretanto, há uma deficiência quanto aos materiais didáticos que versam sobre o assuntoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Not only the city, but also its inhabitants go through constant transformation along with the society movement Many important situations that left traces in a specific place or in its inhabitants have either been forgotten or remembered through stories thought to be significant to be told Therefore an official city’s history have been made without polyphony’s value This research has as background the teaching of history in the elementary school Our objective is to check how a recent happening in the city of Tamarana, Parana state, has been covered in history classes The occurrence mentioned is Tamarana political emancipation that happened in 1995 and is not frequently studied, even though it is a subject matter that must be taught in elementary schools It is a topic very little discussed within the town, unless somebody starts the subject When it happens, there is such a deep and unpredictable reverberation, that for many years it has been chosen not to touch this matter at all The methodology which has been chosen for this research is based upon three sources of study: the analyses of the articles published at the time which have the emancipation process, data collection through interview with six inhabitants who lived during the town emancipation and questionnaires given to third and fourth grade elementary teachers from the Municipal Education System in Tamarana It is an original project, since it has not been found any research about Tamarana political emancipation At the end of this research, it has been concluded that Tamarana emancipation has left traces in its inhabitants and the issue has still caused intense reverberation It has been checked that it has been taught Tamarana political emancipation at school as well as Tamarana’s history However, there is a lack of teaching aids about the subjectOliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Asari, Alice YatiyoCerri, Luís FernandoRamos, Márcia Elisa TetéSilva, Rafael Nascimento da2024-05-01T15:02:28Z2024-05-01T15:02:28Z2016.002016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16157porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o sim e o não : história da emancipação política de Tamarana e seu ensino na escola
title Entre o sim e o não : história da emancipação política de Tamarana e seu ensino na escola
spellingShingle Entre o sim e o não : história da emancipação política de Tamarana e seu ensino na escola
Silva, Rafael Nascimento da
Educação
Efeito das inovações tecnológicas
História
Estudo e ensino
Education - Brazil
History
Study and teaching
title_short Entre o sim e o não : história da emancipação política de Tamarana e seu ensino na escola
title_full Entre o sim e o não : história da emancipação política de Tamarana e seu ensino na escola
title_fullStr Entre o sim e o não : história da emancipação política de Tamarana e seu ensino na escola
title_full_unstemmed Entre o sim e o não : história da emancipação política de Tamarana e seu ensino na escola
title_sort Entre o sim e o não : história da emancipação política de Tamarana e seu ensino na escola
author Silva, Rafael Nascimento da
author_facet Silva, Rafael Nascimento da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]
Asari, Alice Yatiyo
Cerri, Luís Fernando
Ramos, Márcia Elisa Teté
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Nascimento da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Efeito das inovações tecnológicas
História
Estudo e ensino
Education - Brazil
History
Study and teaching
topic Educação
Efeito das inovações tecnológicas
História
Estudo e ensino
Education - Brazil
History
Study and teaching
description Resumo: As cidades e seus habitantes vivenciam transformações constantes junto ao acelerado movimento da sociedade Muitos acontecimentos que deixaram marcas no lugar e em seus habitantes são esquecidos ou, não raras vezes, contados a partir de uma história eleita para ser lembrada, assim, uma história oficial da cidade vai se compondo sem a valorização da polifonia Esta pesquisa tem como cenário o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Nosso objetivo é verificar como um acontecimento recente ocorrido no município de Tamarana, estado do Paraná, tem sido abordado nas aulas de História Refere-se à emancipação política do município, ocorrida no ano de 1995 e que, de certa forma, é tema pouco estudado, mas conteúdo eleito para ser ensinado nas escolas Também é um tema sobre o qual pouco se fala no município, a não ser que alguém comece Nesse caso, a reverberação é tão intensa e imprevisível que, há muitos anos, a opção é não tocar nesse assunto A metodologia adotada nesta pesquisa pauta-se em três fontes de estudo: análises das reportagens publicadas na época que compreende o processo de emancipação, coleta de dados por meio de entrevista com seis habitantes que vivenciaram o processo de emancipação do município e aplicação de questionários aos professores de terceiro e quarto anos dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação de Tamarana Trata-se de um trabalho original, já que não encontramos nenhuma pesquisa a respeito da emancipação política do município tamaranense Ao término, conclui-se que a ocorrência da emancipação de Tamarana deixou marcas em seus habitantes e a temática ainda causa reverberações intensas em seus moradores Verifica-se que, nas escolas, é trabalhada a questão sobre emancipação política do município e sobre a história de Tamarana, entretanto, há uma deficiência quanto aos materiais didáticos que versam sobre o assunto
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016.00
2016
2024-05-01T15:02:28Z
2024-05-01T15:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16157
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823309094715392