Trabalho colaborativo entre uma professora especialista e professores do ensino comum para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinelli, Josemaris Aparecida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15877
Resumo: Resumo: O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um processo de intervenção visando à promoção de um trabalho colaborativo em uma escola estadual com Educação em Tempo Integral no município de Londrina-PR, utilizando a metodologia da pesquisa colaborativa proposta por Ibiapina (28) Teve como participantes uma professora especialista e quatro professores das disciplinas curriculares que tinham alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) em suas salas de aula no ensino comum Os pressupostos básicos foram: a caracterização da Educação Inclusiva, a formação docente e a importância do trabalho colaborativo do professor especialista junto aos professores das disciplinas curriculares A coleta dos dados foi realizada por meio do levantamento das necessidades dos envolvidos, realizado por meio de entrevista com a professora especialista PE, aplicação de questionário aos demais participantes e observações direta em sala de aula do trabalho realizado pela PE junto aos alunos com NEE e aos professores das disciplinas curriculares Os procedimentos de intervenção desenvolvidos foram: ciclos de estudos presenciais e virtuais referente ao trabalho colaborativo no ensino comum; práticas reflexivas do trabalho colaborativo desenvolvido pela PE junto aos professores das disciplinas curriculares que tinham alunos com NEE; planejamento das aulas junto a PE e aos professores das disciplinas curriculares participantes da pesquisa com momentos presenciais e virtuais e; participação direta da pesquisadora na sala de aula para observação da parceria entre a PE e os professores participantes Para avaliação do processo de intervenção realizamos uma entrevista final com a PE e um questionário final com os professores participantes Os dados obtidos nas três fases da pesquisa foram organizados conforme a proposta de análise de conteúdo de Bardin (1977) em categorias e por meio de descrição de episódios considerados significativos registrados no diário de campo No início o trabalho da PE na sala de aula do ensino comum resumia em apoiar os alunos com NEE, não havia parceria entre a PE e os professores do ensino comum Propomos durante o processo de intervenção adequar o papel da PE para desenvolver o trabalho colaborativo junto aos professores das disciplinas curriculares no planejamento e na prática pedagógica em sala de aula As discussões e reflexões durante esse processo foram fundamentais para que pudessem compreender a proposta do trabalho colaborativo e estabelecer a parceria entre a PE e os professores das disciplinas curriculares no planejamento e na prática pedagógica na sala de aula Os resultados evidenciam a relevância do processo de intervenção no desenvolvimento do trabalho colaborativo e da formação em serviço da PE e dos professores das disciplinas curriculares participantes da pesquisa Indica ainda a necessidade de desenvolver um trabalho colaborativo junto a gestão pedagógica da escola participante do estudo e dar continuidade ao trabalho colaborativo e à formação da PE e dos professores com o intuito de melhorar o processo de inclusão dos alunos com NEE
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práticas reflexivas do trabalho colaborativo desenvolvido pela PE junto aos professores das disciplinas curriculares que tinham alunos com NEE; planejamento das aulas junto a PE e aos professores das disciplinas curriculares participantes da pesquisa com momentos presenciais e virtuais e; participação direta da pesquisadora na sala de aula para observação da parceria entre a PE e os professores participantes Para avaliação do processo de intervenção realizamos uma entrevista final com a PE e um questionário final com os professores participantes Os dados obtidos nas três fases da pesquisa foram organizados conforme a proposta de análise de conteúdo de Bardin (1977) em categorias e por meio de descrição de episódios considerados significativos registrados no diário de campo No início o trabalho da PE na sala de aula do ensino comum resumia em apoiar os alunos com NEE, não havia parceria entre a PE e os professores do ensino comum Propomos durante o processo de intervenção adequar o papel da PE para desenvolver o trabalho colaborativo junto aos professores das disciplinas curriculares no planejamento e na prática pedagógica em sala de aula As discussões e reflexões durante esse processo foram fundamentais para que pudessem compreender a proposta do trabalho colaborativo e estabelecer a parceria entre a PE e os professores das disciplinas curriculares no planejamento e na prática pedagógica na sala de aula Os resultados evidenciam a relevância do processo de intervenção no desenvolvimento do trabalho colaborativo e da formação em serviço da PE e dos professores das disciplinas curriculares participantes da pesquisa Indica ainda a necessidade de desenvolver um trabalho colaborativo junto a gestão pedagógica da escola participante do estudo e dar continuidade ao trabalho colaborativo e à formação da PE e dos professores com o intuito de melhorar o processo de inclusão dos alunos com NEEDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The objective of this research was to develop an intervention process aimed at promoting collaborative work in a state school with Education Full Time in the city of Londrina, using the methodology of collaborative research proposed by Ibiapina (28) and was attended by a teacher specialist and four teachers of curricular subjects who had students with special educational needs (SEN) in their classrooms in the mainstream school The basic assumptions were the characterization of Inclusive Education, teacher training and the importance of the collaborative work of expert teachers with teachers of curriculum subjects Data collection was performed with a needs assessment through interviews with the specialist teacher (ST), questionnaire to the other participants and direct observations in the work classroom conducted by the ST together with students with SEN and teachers of curricular subjects Intervention procedures developed were: in-person and on-line study cycles related to collaborative work in regular education; reflective practices of collaborative work developed by the ST with teachers of curricular subjects who had pupils with SEN; lesson planning were made together with ST and teachers of curriculum subjects that were participating of the research with in-person and on-line meetings and; direct participation of the researcher in the classroom to observe the partnership between the ST and the participating teachers For evaluation of the intervention process, we conducted a final interview with the ST and a final questionnaire with participating teachers The results obtained in the three phases of the research were organized as proposed by Bardin content analysis (1977) into categories and through description of episodes considered significant recorded in the field diary Earlier the ST's work in the regular education classroom boiled down to supporting students with SEN, there was no partnership between the ST and the teachers of curriculum subjects We propose during the intervention process to adapt the role of the ST to develop collaborative work with teachers of curricular subjects in planning and teaching practice in the classroom Discussions and reflections during this process was fundamental so that they could understand the proposal of collaborative work and establish a partnership between the ST and the teachers of curricular subjects in planning and teaching practice in the classroom The results show the relevance of the intervention process in the development of collaborative work and in-service training of the ST and the teachers of curriculum subjects participants of the research It also shows the need to develop a collaborative work with the pedagogical management of the participating school of the study and to continue the collaborative work and training of the ST and teachers in order to improve the process of inclusion of pupils with SENVitaliano, Célia Regina [Orientador]Shimazaki, Elsa MidoriVasconcellos, Maura Maria MoritaRibeiro, KarenMartinelli, Josemaris Aparecida2024-05-01T14:58:10Z2024-05-01T14:58:10Z2016.0013.07.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15877porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15877Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:34Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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