Análise dos saberes docentes recomendados pela produção acadêmica para a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nozi, Gislaine Semcovici
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14101
Resumo: Resumo: A carência de formação para atuar junto aos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) tem sido apontada pela literatura da área da Educação Especial e da Educação como uma das questões que mais dificulta a inclusão dos alunos com NEE Também se configura como um tema pouco explorado na literatura da área os saberes necessários para uma atuação pedagógica que favoreça o processo de inclusão Tendo em vista essas questões, o presente trabalho teve o objetivo de caracterizar os saberes recomendados por pesquisadores da área como necessários ao professor do ensino regular para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais Para tanto, realizamos uma pesquisa documental O material analisado foi constituído de 121 teses e dissertações defendidas entre os anos de 25 e 21 disponíveis no Banco de Teses da Capes A partir de procedimentos sistematizados de análise nos materiais selecionados, identificamos 68 extratos de textos relacionados ao objetivo proposto, os quais foram organizados, seguindo as orientações de Bardin (26), em temas e categorias Os resultados consistiram de cinco temas com as seguintes denominações: dimensão conceitual, dimensão procedimental, dimensão atitudinal, dimensão contextual e outras características pessoais do professor que favorecem a inclusão de alunos com NEE Estes, por sua vez, foram subdivididos em categorias Os temas mais citados nas publicações analisadas foram: primeiramente, a dimensão atitudinal, especialmente a categoria relacionada à necessidade do professor valorizar a diferença e a heterogeneidade, acreditar no potencial dos alunos e estimular o desenvolvimento dos mesmos O segundo tema mais citado referiu-se à dimensão procedimental, relacionada à necessidade do professor identificar e atender às necessidades educacionais de cada aluno Observa-se, pela análise do material coletado, que as recomendações dos pesquisadores trazem implicações para a formação de professores seja em nível de formação inicial, continuada e/ou em serviço e que os saberes mais frequentemente indicados como necessários para a atuação pedagógica em classes inclusivas não contribuem apenas para o processo de inclusão de alunos com NEE, mas também para o processo educacional de todos os alunos, sejam eles com ou sem NEE
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The lack of training to work with pupils who have special educational needs (SEN) has been pointed out in the literature on special education and education itself as one of the questions which hinders the inclusion of students with SEN Also, the necessary knowledge for pedagogical performance which encourages the process of inclusion is evidenced as a subject rarely considered in educational literature Taking into account these queries, the aim of this paper is to characterize the knowledge recommended by researchers on the field, as a necessary skill for teachers in regular education in order to promote the inclusion of pupils with special educational needs To do so, a documental research was carried out The material analyzed consisted of 121 thesis and dissertations defended from 25 to 21 and available at ‘Capes’ Theses Bank Through a systematic procedure of analysis, carried out in the selected material, 68 extracts related to our objective were selected They were organized into themes and categories according to Bardin (26) The results obtained indicated five themes named as follows: conceptual dimension, procedural dimension, attitudinal dimension, contextual dimension and other teachers’ personal characteristics which foster the inclusion of SEN students These themes were subsequently divided into subcategories The most mentioned theme among the publications analyzed was attitudinal dimension mainly the category linked to the need for the teacher to value the difference and heterogeneity, to believe on students’ potential and to stimulate their development The second most mentioned theme referred to procedural dimension linked to the need for the teacher to identify and supply each student’s educational needs Observation and analysis of the collected data describe researchers’ recommendations which have implications on teachers training – at an initial and continuing teacher education level, and/or during professional life It is also observed that the most frequent knowledge indicated as necessary for a pedagogical acting in inclusive classrooms make contributions not only to the process of the inclusion of SEN pupils but also to the educational process of all students, regardless having or not having special educational needsVitaliano, Célia Regina [Orientador]Meletti, Silvia Márcia FerreiraOmote, SadaoNozi, Gislaine Semcovici2024-05-01T14:24:58Z2024-05-01T14:24:58Z2013.0018.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14101porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:04Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14101Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:04Repositório Institucional da UEL - 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