História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz, Adriano José
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14918
Resumo: Resumo: Inúmeros são os trabalhos que defendem a necessidade de um Ensino de Física contextualizado, o qual envolva conceitos que os alunos vivenciem no cotidiano e que também os estimulem a pensar em Ciência de uma forma crítica Nesse contexto, o ensino de conceitos referentes à Física Moderna e Contemporânea se mostra relevante Entretanto, apenas inserir tais conteúdos no Ensino Médio não é suficiente, é necessário que os professores desenvolvam abordagens conceituais e metodológicas adequadas para ao tema Considerando isso, voltamos a nossa atenção para a formação inicial de professores de Física, observando que entre as dificuldades indicadas está uma formação centrada na racionalidade técnica, que acaba refletindo uma formação de bacharelado com complementos pedagógicos, ignorando que as duas profissões possuem características profissionais diferentes Dessa forma, esta pesquisa investiga a construção de uma Sequência Didática adaptada que visa a elaboração de abordagens metodológicas para o ensino de Relatividade com um enfoque histórico por professores em formação inicial, bem como noções de docentes que atuam no Ensino Superior a respeito da sua pertinência e adequação teórico metodológica Assim, construímos uma sequência propondo um envolvimento entre teoria e prática, potencialmente possibilitando ao futuro professor uma abordagem crítica, que considere os diferentes contextos em que ele poderá atuar Os aportes teóricos investigados para a construção dessa sequência foram o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e a Base de Conhecimentos, a Aprendizagem Significativa Crítica e a História da Ciência Para a obtenção das noções docentes, foi elaborado um questionário com nove questões, embasadas em nossos referenciais teórico-metodológicos e decodificadas intersubjetivamente pelos integrantes do grupo de pesquisas Investigações em Filosofia e História da Ciência, e Educação em Ciências e Matemática (IFHIECEM) A análise dessas respostas se deu por meio de uma análise de conteúdo, sendo que desenvolvemos Unidades de Contexto e Unidades de Registros, também decodificadas intersubjetivamente pelo grupo IFHIECEM, que possibilitaram a unitarização e inferências com relação as respostas
id UEL_e3104061ec04236607ca14be03478e9b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14918
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de físicaRelatividade geral (Física)Ensino programadoProfessores de físicaFormação profissionalFísicaPhysicsGeneral relativity (Physics)Physics teachersModern physicsConcept formationStudy and teachingOccupational trainingResumo: Inúmeros são os trabalhos que defendem a necessidade de um Ensino de Física contextualizado, o qual envolva conceitos que os alunos vivenciem no cotidiano e que também os estimulem a pensar em Ciência de uma forma crítica Nesse contexto, o ensino de conceitos referentes à Física Moderna e Contemporânea se mostra relevante Entretanto, apenas inserir tais conteúdos no Ensino Médio não é suficiente, é necessário que os professores desenvolvam abordagens conceituais e metodológicas adequadas para ao tema Considerando isso, voltamos a nossa atenção para a formação inicial de professores de Física, observando que entre as dificuldades indicadas está uma formação centrada na racionalidade técnica, que acaba refletindo uma formação de bacharelado com complementos pedagógicos, ignorando que as duas profissões possuem características profissionais diferentes Dessa forma, esta pesquisa investiga a construção de uma Sequência Didática adaptada que visa a elaboração de abordagens metodológicas para o ensino de Relatividade com um enfoque histórico por professores em formação inicial, bem como noções de docentes que atuam no Ensino Superior a respeito da sua pertinência e adequação teórico metodológica Assim, construímos uma sequência propondo um envolvimento entre teoria e prática, potencialmente possibilitando ao futuro professor uma abordagem crítica, que considere os diferentes contextos em que ele poderá atuar Os aportes teóricos investigados para a construção dessa sequência foram o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e a Base de Conhecimentos, a Aprendizagem Significativa Crítica e a História da Ciência Para a obtenção das noções docentes, foi elaborado um questionário com nove questões, embasadas em nossos referenciais teórico-metodológicos e decodificadas intersubjetivamente pelos integrantes do grupo de pesquisas Investigações em Filosofia e História da Ciência, e Educação em Ciências e Matemática (IFHIECEM) A análise dessas respostas se deu por meio de uma análise de conteúdo, sendo que desenvolvemos Unidades de Contexto e Unidades de Registros, também decodificadas intersubjetivamente pelo grupo IFHIECEM, que possibilitaram a unitarização e inferências com relação as respostasDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: There are countless studies that advocate the need for a contextualized Physics Teaching, which involves concepts that students to experience in daily life and also encourage them to think about science in a critical way In this context , the teaching of concepts related to Modern and Contemporary Physics proves relevant However, just insert such content in high school is not enough , it is necessary for teachers to develop appropriate conceptual and methodological approaches to the topic Considering this, we turn our attention to the initial training of teachers of physics , noting that among the difficulties indicated is a focused training on technical rationality , which reflects a formation with baccalaureate educational supplements, not knowing that the two professions have different professional features Thus, this research investigates the construction of a Teaching Sequence adapted aimed at development of methodological approaches for teaching relativity with a historical focus by teachers on initial training , as well as the notions of faculty who work in higher education regarding their relevant theoretical and methodological adequacy Thus , we construct a sequence proposing an engagement between theory and practice , potentially enabling future teachers a critical approach that considers the different contexts in which it can act The theoretical contributions investigated for the construction of this sequence were the Pedagogical Content Knowledge and the Knowledge Base , the Meaningful Learning Critical and History of Science To obtain notions of teachers , a questionnaire with nine questions , based on solid theoretical frameworks and methodological our intersubjectively decoded by members of the research group Research in Philosophy and History of Science , and Education in Science and Mathematics ( IFHIECEM) was prepared The analysis of these responses occurred through a content analysis , and developed Context and Records Units also decoded by intersubjectively IFHIECEM group that conceived the unitarization and inferences regarding the answersBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Nardi, RobertoOliveira, Vera Lúcia Bahl deOrtiz, Adriano José2024-05-01T14:39:33Z2024-05-01T14:39:33Z2014.0028.03.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14918porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física
title História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física
spellingShingle História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física
Ortiz, Adriano José
Relatividade geral (Física)
Ensino programado
Professores de física
Formação profissional
Física
Physics
General relativity (Physics)
Physics teachers
Modern physics
Concept formation
Study and teaching
Occupational training
title_short História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física
title_full História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física
title_fullStr História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física
title_full_unstemmed História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física
title_sort História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física
author Ortiz, Adriano José
author_facet Ortiz, Adriano José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]
Nardi, Roberto
Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortiz, Adriano José
dc.subject.por.fl_str_mv Relatividade geral (Física)
Ensino programado
Professores de física
Formação profissional
Física
Physics
General relativity (Physics)
Physics teachers
Modern physics
Concept formation
Study and teaching
Occupational training
topic Relatividade geral (Física)
Ensino programado
Professores de física
Formação profissional
Física
Physics
General relativity (Physics)
Physics teachers
Modern physics
Concept formation
Study and teaching
Occupational training
description Resumo: Inúmeros são os trabalhos que defendem a necessidade de um Ensino de Física contextualizado, o qual envolva conceitos que os alunos vivenciem no cotidiano e que também os estimulem a pensar em Ciência de uma forma crítica Nesse contexto, o ensino de conceitos referentes à Física Moderna e Contemporânea se mostra relevante Entretanto, apenas inserir tais conteúdos no Ensino Médio não é suficiente, é necessário que os professores desenvolvam abordagens conceituais e metodológicas adequadas para ao tema Considerando isso, voltamos a nossa atenção para a formação inicial de professores de Física, observando que entre as dificuldades indicadas está uma formação centrada na racionalidade técnica, que acaba refletindo uma formação de bacharelado com complementos pedagógicos, ignorando que as duas profissões possuem características profissionais diferentes Dessa forma, esta pesquisa investiga a construção de uma Sequência Didática adaptada que visa a elaboração de abordagens metodológicas para o ensino de Relatividade com um enfoque histórico por professores em formação inicial, bem como noções de docentes que atuam no Ensino Superior a respeito da sua pertinência e adequação teórico metodológica Assim, construímos uma sequência propondo um envolvimento entre teoria e prática, potencialmente possibilitando ao futuro professor uma abordagem crítica, que considere os diferentes contextos em que ele poderá atuar Os aportes teóricos investigados para a construção dessa sequência foram o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e a Base de Conhecimentos, a Aprendizagem Significativa Crítica e a História da Ciência Para a obtenção das noções docentes, foi elaborado um questionário com nove questões, embasadas em nossos referenciais teórico-metodológicos e decodificadas intersubjetivamente pelos integrantes do grupo de pesquisas Investigações em Filosofia e História da Ciência, e Educação em Ciências e Matemática (IFHIECEM) A análise dessas respostas se deu por meio de uma análise de conteúdo, sendo que desenvolvemos Unidades de Contexto e Unidades de Registros, também decodificadas intersubjetivamente pelo grupo IFHIECEM, que possibilitaram a unitarização e inferências com relação as respostas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T14:39:33Z
2024-05-01T14:39:33Z
28.03.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14918
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823262867193856