História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14918 |
Resumo: | Resumo: Inúmeros são os trabalhos que defendem a necessidade de um Ensino de Física contextualizado, o qual envolva conceitos que os alunos vivenciem no cotidiano e que também os estimulem a pensar em Ciência de uma forma crítica Nesse contexto, o ensino de conceitos referentes à Física Moderna e Contemporânea se mostra relevante Entretanto, apenas inserir tais conteúdos no Ensino Médio não é suficiente, é necessário que os professores desenvolvam abordagens conceituais e metodológicas adequadas para ao tema Considerando isso, voltamos a nossa atenção para a formação inicial de professores de Física, observando que entre as dificuldades indicadas está uma formação centrada na racionalidade técnica, que acaba refletindo uma formação de bacharelado com complementos pedagógicos, ignorando que as duas profissões possuem características profissionais diferentes Dessa forma, esta pesquisa investiga a construção de uma Sequência Didática adaptada que visa a elaboração de abordagens metodológicas para o ensino de Relatividade com um enfoque histórico por professores em formação inicial, bem como noções de docentes que atuam no Ensino Superior a respeito da sua pertinência e adequação teórico metodológica Assim, construímos uma sequência propondo um envolvimento entre teoria e prática, potencialmente possibilitando ao futuro professor uma abordagem crítica, que considere os diferentes contextos em que ele poderá atuar Os aportes teóricos investigados para a construção dessa sequência foram o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e a Base de Conhecimentos, a Aprendizagem Significativa Crítica e a História da Ciência Para a obtenção das noções docentes, foi elaborado um questionário com nove questões, embasadas em nossos referenciais teórico-metodológicos e decodificadas intersubjetivamente pelos integrantes do grupo de pesquisas Investigações em Filosofia e História da Ciência, e Educação em Ciências e Matemática (IFHIECEM) A análise dessas respostas se deu por meio de uma análise de conteúdo, sendo que desenvolvemos Unidades de Contexto e Unidades de Registros, também decodificadas intersubjetivamente pelo grupo IFHIECEM, que possibilitaram a unitarização e inferências com relação as respostas |
id |
UEL_e3104061ec04236607ca14be03478e9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14918 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de físicaRelatividade geral (Física)Ensino programadoProfessores de físicaFormação profissionalFísicaPhysicsGeneral relativity (Physics)Physics teachersModern physicsConcept formationStudy and teachingOccupational trainingResumo: Inúmeros são os trabalhos que defendem a necessidade de um Ensino de Física contextualizado, o qual envolva conceitos que os alunos vivenciem no cotidiano e que também os estimulem a pensar em Ciência de uma forma crítica Nesse contexto, o ensino de conceitos referentes à Física Moderna e Contemporânea se mostra relevante Entretanto, apenas inserir tais conteúdos no Ensino Médio não é suficiente, é necessário que os professores desenvolvam abordagens conceituais e metodológicas adequadas para ao tema Considerando isso, voltamos a nossa atenção para a formação inicial de professores de Física, observando que entre as dificuldades indicadas está uma formação centrada na racionalidade técnica, que acaba refletindo uma formação de bacharelado com complementos pedagógicos, ignorando que as duas profissões possuem características profissionais diferentes Dessa forma, esta pesquisa investiga a construção de uma Sequência Didática adaptada que visa a elaboração de abordagens metodológicas para o ensino de Relatividade com um enfoque histórico por professores em formação inicial, bem como noções de docentes que atuam no Ensino Superior a respeito da sua pertinência e adequação teórico metodológica Assim, construímos uma sequência propondo um envolvimento entre teoria e prática, potencialmente possibilitando ao futuro professor uma abordagem crítica, que considere os diferentes contextos em que ele poderá atuar Os aportes teóricos investigados para a construção dessa sequência foram o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e a Base de Conhecimentos, a Aprendizagem Significativa Crítica e a História da Ciência Para a obtenção das noções docentes, foi elaborado um questionário com nove questões, embasadas em nossos referenciais teórico-metodológicos e decodificadas intersubjetivamente pelos integrantes do grupo de pesquisas Investigações em Filosofia e História da Ciência, e Educação em Ciências e Matemática (IFHIECEM) A análise dessas respostas se deu por meio de uma análise de conteúdo, sendo que desenvolvemos Unidades de Contexto e Unidades de Registros, também decodificadas intersubjetivamente pelo grupo IFHIECEM, que possibilitaram a unitarização e inferências com relação as respostasDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: There are countless studies that advocate the need for a contextualized Physics Teaching, which involves concepts that students to experience in daily life and also encourage them to think about science in a critical way In this context , the teaching of concepts related to Modern and Contemporary Physics proves relevant However, just insert such content in high school is not enough , it is necessary for teachers to develop appropriate conceptual and methodological approaches to the topic Considering this, we turn our attention to the initial training of teachers of physics , noting that among the difficulties indicated is a focused training on technical rationality , which reflects a formation with baccalaureate educational supplements, not knowing that the two professions have different professional features Thus, this research investigates the construction of a Teaching Sequence adapted aimed at development of methodological approaches for teaching relativity with a historical focus by teachers on initial training , as well as the notions of faculty who work in higher education regarding their relevant theoretical and methodological adequacy Thus , we construct a sequence proposing an engagement between theory and practice , potentially enabling future teachers a critical approach that considers the different contexts in which it can act The theoretical contributions investigated for the construction of this sequence were the Pedagogical Content Knowledge and the Knowledge Base , the Meaningful Learning Critical and History of Science To obtain notions of teachers , a questionnaire with nine questions , based on solid theoretical frameworks and methodological our intersubjectively decoded by members of the research group Research in Philosophy and History of Science , and Education in Science and Mathematics ( IFHIECEM) was prepared The analysis of these responses occurred through a content analysis , and developed Context and Records Units also decoded by intersubjectively IFHIECEM group that conceived the unitarization and inferences regarding the answersBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Nardi, RobertoOliveira, Vera Lúcia Bahl deOrtiz, Adriano José2024-05-01T14:39:33Z2024-05-01T14:39:33Z2014.0028.03.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14918porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física |
title |
História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física |
spellingShingle |
História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física Ortiz, Adriano José Relatividade geral (Física) Ensino programado Professores de física Formação profissional Física Physics General relativity (Physics) Physics teachers Modern physics Concept formation Study and teaching Occupational training |
title_short |
História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física |
title_full |
História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física |
title_fullStr |
História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física |
title_full_unstemmed |
História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física |
title_sort |
História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física |
author |
Ortiz, Adriano José |
author_facet |
Ortiz, Adriano José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] Nardi, Roberto Oliveira, Vera Lúcia Bahl de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortiz, Adriano José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatividade geral (Física) Ensino programado Professores de física Formação profissional Física Physics General relativity (Physics) Physics teachers Modern physics Concept formation Study and teaching Occupational training |
topic |
Relatividade geral (Física) Ensino programado Professores de física Formação profissional Física Physics General relativity (Physics) Physics teachers Modern physics Concept formation Study and teaching Occupational training |
description |
Resumo: Inúmeros são os trabalhos que defendem a necessidade de um Ensino de Física contextualizado, o qual envolva conceitos que os alunos vivenciem no cotidiano e que também os estimulem a pensar em Ciência de uma forma crítica Nesse contexto, o ensino de conceitos referentes à Física Moderna e Contemporânea se mostra relevante Entretanto, apenas inserir tais conteúdos no Ensino Médio não é suficiente, é necessário que os professores desenvolvam abordagens conceituais e metodológicas adequadas para ao tema Considerando isso, voltamos a nossa atenção para a formação inicial de professores de Física, observando que entre as dificuldades indicadas está uma formação centrada na racionalidade técnica, que acaba refletindo uma formação de bacharelado com complementos pedagógicos, ignorando que as duas profissões possuem características profissionais diferentes Dessa forma, esta pesquisa investiga a construção de uma Sequência Didática adaptada que visa a elaboração de abordagens metodológicas para o ensino de Relatividade com um enfoque histórico por professores em formação inicial, bem como noções de docentes que atuam no Ensino Superior a respeito da sua pertinência e adequação teórico metodológica Assim, construímos uma sequência propondo um envolvimento entre teoria e prática, potencialmente possibilitando ao futuro professor uma abordagem crítica, que considere os diferentes contextos em que ele poderá atuar Os aportes teóricos investigados para a construção dessa sequência foram o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e a Base de Conhecimentos, a Aprendizagem Significativa Crítica e a História da Ciência Para a obtenção das noções docentes, foi elaborado um questionário com nove questões, embasadas em nossos referenciais teórico-metodológicos e decodificadas intersubjetivamente pelos integrantes do grupo de pesquisas Investigações em Filosofia e História da Ciência, e Educação em Ciências e Matemática (IFHIECEM) A análise dessas respostas se deu por meio de uma análise de conteúdo, sendo que desenvolvemos Unidades de Contexto e Unidades de Registros, também decodificadas intersubjetivamente pelo grupo IFHIECEM, que possibilitaram a unitarização e inferências com relação as respostas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014.00 2024-05-01T14:39:33Z 2024-05-01T14:39:33Z 28.03.2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14918 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823262867193856 |