Objeto de estudo da geografia : uma análise do conceito segundo os professores da rede pública de ensino de Londrina - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Carolina Zundt
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14958
Resumo: Resumo: O presente trabalho se debruça no relacionamento entre as áreas de Educação e Geografia na construção dos processos de formação humana, a partir do questionamento ao objeto de estudo da Geografia Esse movimento se constituirá a partir da orientação epistemológica dos professores da rede pública de Londrina-PR A proposta dará sequência às análises de estudo da orientadora dessa Dissertação (PLATT, 214; 26) que investiga a existência do objeto de estudo das áreas do conhecimento constituintes no currículo escolar e voltado ao pleno desenvolvimento humano Nesse sentido, nossa contribuição se dirigiu no estudo ao objeto da área da Geografia Por meio de uma análise histórica, discorreremos a importância da área da Geografia ao longo do tempo observando suas principais tendências epistemológicas enquanto elemento integralizado do processo de complexidade do conhecimento O estudo também versa pelas implicações das questões da complexidade epistemológica da Geografia com os componentes do currículo cientifico e do currículo escolar, portanto, responsáveis pelos processos educativos Por último, analisamos o instrumento de coleta de dados obtido de um universo de 3 professores em exercício do magistério e/ou pesquisa em Geografia da Rede Pública de Ensino Estadual do Paraná, constituídos por meio da técnica de questionário Os dados obtidos foram sistematizados e analisados pelo método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 24)
id UEL_e39cabcdc02c16f033473612dbba22b3
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14958
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Objeto de estudo da geografia : uma análise do conceito segundo os professores da rede pública de ensino de Londrina - PREducaçãoFilosofiaAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoEducaçãoFinalidades e objetivosGeography - EnvironmentStudy and teachingResumo: O presente trabalho se debruça no relacionamento entre as áreas de Educação e Geografia na construção dos processos de formação humana, a partir do questionamento ao objeto de estudo da Geografia Esse movimento se constituirá a partir da orientação epistemológica dos professores da rede pública de Londrina-PR A proposta dará sequência às análises de estudo da orientadora dessa Dissertação (PLATT, 214; 26) que investiga a existência do objeto de estudo das áreas do conhecimento constituintes no currículo escolar e voltado ao pleno desenvolvimento humano Nesse sentido, nossa contribuição se dirigiu no estudo ao objeto da área da Geografia Por meio de uma análise histórica, discorreremos a importância da área da Geografia ao longo do tempo observando suas principais tendências epistemológicas enquanto elemento integralizado do processo de complexidade do conhecimento O estudo também versa pelas implicações das questões da complexidade epistemológica da Geografia com os componentes do currículo cientifico e do currículo escolar, portanto, responsáveis pelos processos educativos Por último, analisamos o instrumento de coleta de dados obtido de um universo de 3 professores em exercício do magistério e/ou pesquisa em Geografia da Rede Pública de Ensino Estadual do Paraná, constituídos por meio da técnica de questionário Os dados obtidos foram sistematizados e analisados pelo método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 24)Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This paper focuses on the relationship between the areas of Education and Geography, regarding the construction of the processes of human development by questioning the study object of Geography This statement will establish itself by Public Schools teachers’ epistemological orientation, from Londrina-PR The proposal will give sequence to the study analysis from this dissertation’s adviser (PLATT, 214; 26) that investigates the existence of the study object in the fields of knowledge that composes the school curriculum and focus to full human development Seen in these terms, our contribution aimed at the study object in the area of Geography Through a historical analysis, we will discuss the importance of Geography’s area over the time, considering its most important epistemological trends as an integrating part of the knowledge complexity process This study also deals with implications from epistemological complexity of Geography’s questions related both to the scientific and school curriculums components that are responsible for the educational processes Finally, we’ll analyze the data collection tool, which was obtained by a questionnaire technique acquired from 3 teachers of Public Schools from the state of Paraná, practicing professorship and/or research in Geography The gathered data were systematized and analyzed by the Content Analysis method (BARDIN, 24)Platt, Adreana Dulcina [Orientador]Cunha, Fábio César Alves daSalvi, Rosana FigueiredoAntônio, Clésio AcilinoCunha, Fábio César Alves [Coorientador]Correa, Carolina Zundt2024-05-01T14:44:09Z2024-05-01T14:44:09Z2014.0008.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14958porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14958Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Objeto de estudo da geografia : uma análise do conceito segundo os professores da rede pública de ensino de Londrina - PR
title Objeto de estudo da geografia : uma análise do conceito segundo os professores da rede pública de ensino de Londrina - PR
spellingShingle Objeto de estudo da geografia : uma análise do conceito segundo os professores da rede pública de ensino de Londrina - PR
Correa, Carolina Zundt
Educação
Filosofia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação
Finalidades e objetivos
Geography - Environment
Study and teaching
title_short Objeto de estudo da geografia : uma análise do conceito segundo os professores da rede pública de ensino de Londrina - PR
title_full Objeto de estudo da geografia : uma análise do conceito segundo os professores da rede pública de ensino de Londrina - PR
title_fullStr Objeto de estudo da geografia : uma análise do conceito segundo os professores da rede pública de ensino de Londrina - PR
title_full_unstemmed Objeto de estudo da geografia : uma análise do conceito segundo os professores da rede pública de ensino de Londrina - PR
title_sort Objeto de estudo da geografia : uma análise do conceito segundo os professores da rede pública de ensino de Londrina - PR
author Correa, Carolina Zundt
author_facet Correa, Carolina Zundt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Platt, Adreana Dulcina [Orientador]
Cunha, Fábio César Alves da
Salvi, Rosana Figueiredo
Antônio, Clésio Acilino
Cunha, Fábio César Alves [Coorientador]
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Carolina Zundt
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação
Finalidades e objetivos
Geography - Environment
Study and teaching
topic Educação
Filosofia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação
Finalidades e objetivos
Geography - Environment
Study and teaching
description Resumo: O presente trabalho se debruça no relacionamento entre as áreas de Educação e Geografia na construção dos processos de formação humana, a partir do questionamento ao objeto de estudo da Geografia Esse movimento se constituirá a partir da orientação epistemológica dos professores da rede pública de Londrina-PR A proposta dará sequência às análises de estudo da orientadora dessa Dissertação (PLATT, 214; 26) que investiga a existência do objeto de estudo das áreas do conhecimento constituintes no currículo escolar e voltado ao pleno desenvolvimento humano Nesse sentido, nossa contribuição se dirigiu no estudo ao objeto da área da Geografia Por meio de uma análise histórica, discorreremos a importância da área da Geografia ao longo do tempo observando suas principais tendências epistemológicas enquanto elemento integralizado do processo de complexidade do conhecimento O estudo também versa pelas implicações das questões da complexidade epistemológica da Geografia com os componentes do currículo cientifico e do currículo escolar, portanto, responsáveis pelos processos educativos Por último, analisamos o instrumento de coleta de dados obtido de um universo de 3 professores em exercício do magistério e/ou pesquisa em Geografia da Rede Pública de Ensino Estadual do Paraná, constituídos por meio da técnica de questionário Os dados obtidos foram sistematizados e analisados pelo método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 24)
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 08.02.2014
2014.00
2024-05-01T14:44:09Z
2024-05-01T14:44:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14958
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823302964740096