A qualidade motivacional e a produção de textos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambon, Francielle Barrinuevo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15471
Resumo: Resumo: Entre os inúmeros problemas que permeiam o contexto escolar está a desmotivação Os estudos que envolvem o tema ressaltam que alunos desmotivados não se dedicam às atividades e, consequentemente, não aprendem de modo saudável Uma qualidade satisfatória de motivação pode refletir positivamente, tanto desenvolvimento escolar como na atuação desses alunos como cidadãos Compreender os motivos que levam os estudantes a realizar atividades específicas e conhecer suas necessidades torna-se, portanto, uma prioridade à promoção de aprendizagem saudável Com o apoio da Teoria da Autodeterminação, foi realizado um estudo de caráter exploratório, orientado pela seguinte questão de pesquisa: qual é a qualidade motivacional apresentada por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio, para a produção de textos? Objetivou-se levantar evidências de validade psicométrica de um instrumento de avaliação da qualidade motivacional de estudantes para a produção de texto na escola; avaliar a motivação de 617 estudantes para produzir textos; analisar os diferentes contextos percebidos pelos participantes a respeito do processo de produção de texto e indicar as possíveis diferenças de desempenho dos participantes comparados por idade, sexo, instituição (pública ou privada), ano escolar (ensino fundamental e médio) e período de ensino (matutino e vespertino) Os participantes responderam um instrumento do tipo Likert Os dados obtidos foram analisados a partir do referencial teórico da Teoria da Autodeterminação As implicações educacionais dos resultados são indicadas com o intuito de fomentar uma reflexão com base no conhecimento de um recorte da realidade motivacional articulada à produção de textos Com isso, pretende-se possibilitar novas pesquisas sobre essa temática e oportunizar intervenções, estratégias docentes, relacionando a teoria à prática e visando à promoção de aprendizagem saudável, significativa e autônoma na escrita dos alunos
id UEL_e4488abd4b96e05ba710fe928b01b9c5
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15471
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A qualidade motivacional e a produção de textos na escolaMotivação na educaçãoAutodeterminação (Educação)Qualidade motivacionalEscritaRedaçãoMotivation in educationResumo: Entre os inúmeros problemas que permeiam o contexto escolar está a desmotivação Os estudos que envolvem o tema ressaltam que alunos desmotivados não se dedicam às atividades e, consequentemente, não aprendem de modo saudável Uma qualidade satisfatória de motivação pode refletir positivamente, tanto desenvolvimento escolar como na atuação desses alunos como cidadãos Compreender os motivos que levam os estudantes a realizar atividades específicas e conhecer suas necessidades torna-se, portanto, uma prioridade à promoção de aprendizagem saudável Com o apoio da Teoria da Autodeterminação, foi realizado um estudo de caráter exploratório, orientado pela seguinte questão de pesquisa: qual é a qualidade motivacional apresentada por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio, para a produção de textos? Objetivou-se levantar evidências de validade psicométrica de um instrumento de avaliação da qualidade motivacional de estudantes para a produção de texto na escola; avaliar a motivação de 617 estudantes para produzir textos; analisar os diferentes contextos percebidos pelos participantes a respeito do processo de produção de texto e indicar as possíveis diferenças de desempenho dos participantes comparados por idade, sexo, instituição (pública ou privada), ano escolar (ensino fundamental e médio) e período de ensino (matutino e vespertino) Os participantes responderam um instrumento do tipo Likert Os dados obtidos foram analisados a partir do referencial teórico da Teoria da Autodeterminação As implicações educacionais dos resultados são indicadas com o intuito de fomentar uma reflexão com base no conhecimento de um recorte da realidade motivacional articulada à produção de textos Com isso, pretende-se possibilitar novas pesquisas sobre essa temática e oportunizar intervenções, estratégias docentes, relacionando a teoria à prática e visando à promoção de aprendizagem saudável, significativa e autônoma na escrita dos alunosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Among many problems which permeate the school context, there is the lack of motivation Studies involving the issue have noted that unmotivated students are not dedicated to the activities and therefore do not learn in a satisfactory and healthy way A satisfactory quality of motivation can reflect positively both in the academic development and in acting as citizens Understanding the reasons that lead students to undertake specific activities and know about their needs become, therefore, a priority for the healthy development of learning With the support of the Theory of Self-Determination, An exploratory study was carried out, guided by the following research question: What is the motivational quality presented by a group of 8th grade students of elementary school and 2nd year students of high school for the production of texts? The objective was to collect evidence of psychometric validity of an evaluation instrument of the motivational quality of students for text production in school; assess the motivation of 617 Londrina students to produce texts in school; analyze the different contexts perceived by the participants regarding the text production process and indicate possible differences in performance compared to the age of the participants; sex; institution (public or private) school year (elementary and high school) and teaching period The participants answered the questionnaire in Likert type of scale The obtained data were analyzed according to the theoretical framework of the Theory of Self-Determination The educational implications of the results are shown in order to foster a reflection based on the knowledge of a part of the motivational reality articulated to the production of texts Therewith, it is intended to enable further analysis on this theme and create opportunities to interventions, teaching strategies, relating theory to practice and aiming at a healthy, significant and autonomous development in the writing of studentsRufini, Sueli Édi [Orientador]Bzuneck, José AloyseoBoruchovitch, EvelyZambon, Francielle Barrinuevo2024-05-01T14:49:38Z2024-05-01T14:49:38Z2015.0026.02.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15471porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade motivacional e a produção de textos na escola
title A qualidade motivacional e a produção de textos na escola
spellingShingle A qualidade motivacional e a produção de textos na escola
Zambon, Francielle Barrinuevo
Motivação na educação
Autodeterminação (Educação)
Qualidade motivacional
Escrita
Redação
Motivation in education
title_short A qualidade motivacional e a produção de textos na escola
title_full A qualidade motivacional e a produção de textos na escola
title_fullStr A qualidade motivacional e a produção de textos na escola
title_full_unstemmed A qualidade motivacional e a produção de textos na escola
title_sort A qualidade motivacional e a produção de textos na escola
author Zambon, Francielle Barrinuevo
author_facet Zambon, Francielle Barrinuevo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rufini, Sueli Édi [Orientador]
Bzuneck, José Aloyseo
Boruchovitch, Evely
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambon, Francielle Barrinuevo
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação na educação
Autodeterminação (Educação)
Qualidade motivacional
Escrita
Redação
Motivation in education
topic Motivação na educação
Autodeterminação (Educação)
Qualidade motivacional
Escrita
Redação
Motivation in education
description Resumo: Entre os inúmeros problemas que permeiam o contexto escolar está a desmotivação Os estudos que envolvem o tema ressaltam que alunos desmotivados não se dedicam às atividades e, consequentemente, não aprendem de modo saudável Uma qualidade satisfatória de motivação pode refletir positivamente, tanto desenvolvimento escolar como na atuação desses alunos como cidadãos Compreender os motivos que levam os estudantes a realizar atividades específicas e conhecer suas necessidades torna-se, portanto, uma prioridade à promoção de aprendizagem saudável Com o apoio da Teoria da Autodeterminação, foi realizado um estudo de caráter exploratório, orientado pela seguinte questão de pesquisa: qual é a qualidade motivacional apresentada por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio, para a produção de textos? Objetivou-se levantar evidências de validade psicométrica de um instrumento de avaliação da qualidade motivacional de estudantes para a produção de texto na escola; avaliar a motivação de 617 estudantes para produzir textos; analisar os diferentes contextos percebidos pelos participantes a respeito do processo de produção de texto e indicar as possíveis diferenças de desempenho dos participantes comparados por idade, sexo, instituição (pública ou privada), ano escolar (ensino fundamental e médio) e período de ensino (matutino e vespertino) Os participantes responderam um instrumento do tipo Likert Os dados obtidos foram analisados a partir do referencial teórico da Teoria da Autodeterminação As implicações educacionais dos resultados são indicadas com o intuito de fomentar uma reflexão com base no conhecimento de um recorte da realidade motivacional articulada à produção de textos Com isso, pretende-se possibilitar novas pesquisas sobre essa temática e oportunizar intervenções, estratégias docentes, relacionando a teoria à prática e visando à promoção de aprendizagem saudável, significativa e autônoma na escrita dos alunos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2015.00
2024-05-01T14:49:38Z
2024-05-01T14:49:38Z
26.02.2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15471
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823261947592704