Aprendendo matemática à distância : a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10289 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho trata da construção e circulação do conhecimento, a interação entre aluno/professor, quando este último está distante fisicamente A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa, através de um estudo de caso, que foi a observação detalhada de um contexto escolar de aprendizagem, na modalidade EaD Ela foi realizada durante o módulo de matemática do Curso, que teve duração de aproximadamente seis semanas Os dados obtidos incluem transcrições de entrevistas, notas de campo e filmes de vídeo O contexto de aprendizagem era um curso para professores que atuavam nas séries iniciais, sem formação em nível de terceiro grau O curso, Normal Superior, contava com o uso de aparatos tecnológicos que permitia a sua oferta simultânea a várias turmas diferentes, em vários municípios, com os alunos interagindo em tempo real com seus professores distantes No contexto da pesquisa, as interações alunos/professor ocorriam em quatro ambientes diferentes Desses ambientes, somente na sala de aula no ambiente de tutoria é que as interações aconteciam com a presença física de apenas um professor, que era o mesmo para todos módulos do Curso, e sem a mediação dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional Na sala de aula no ambiente de videoconferência as interações se davam entre os alunos e diferentes professores distantes fisicamente E, além de contar com o uso dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional, contava também com a mediação do tutor Nas salas de aulas nos ambientes de learning space e de chat, não havia a mediação dos tutores e as interações ocorriam com outros diferentes professores distantes fisicamente, através do uso das mídias interativas Durante a pesquisa, realizada com duas turmas diferentes, foi notada uma grande diferença entre elas As diferenças diziam respeito às relações dos alunos com o conhecimento Para analisar tal situação naquele contexto da pesquisa, foi levantada a hipótese daquela ser uma situação característica da pós-modernidade Para abordar a questão, o referencial teórico adotado, situou como características fundamentais da pós-modernidade, a sedução exacerbada ao consumo que a tudo transforma em mercadoria, inclusive o conhecimento; a ausência ou transformação radical nos valores e/ou ausência ou transformação radical nos projetos, tanto pessoais quanto coletivos; além da intensificação do uso dos aparatos tecnológicos no contexto educativo Ao analisar os dados obtidos, nas duas turmas diferentes, à luz desse referencial, foi feita uma reflexão acerca do valor do conhecimento no contexto escolar e do papel do tutor no desenvolvimento de um projeto como esse |
id |
UEL_e511ede63808e8d67a7c52a74bcbcbdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10289 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendendo matemática à distância : a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciaisMatemáticaEnsino a distânciaMatemáticaFormação de professoresMatemáticaMathematics - Study and teaching - Study and teachingDistance educationTeacher trainingResumo: Este trabalho trata da construção e circulação do conhecimento, a interação entre aluno/professor, quando este último está distante fisicamente A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa, através de um estudo de caso, que foi a observação detalhada de um contexto escolar de aprendizagem, na modalidade EaD Ela foi realizada durante o módulo de matemática do Curso, que teve duração de aproximadamente seis semanas Os dados obtidos incluem transcrições de entrevistas, notas de campo e filmes de vídeo O contexto de aprendizagem era um curso para professores que atuavam nas séries iniciais, sem formação em nível de terceiro grau O curso, Normal Superior, contava com o uso de aparatos tecnológicos que permitia a sua oferta simultânea a várias turmas diferentes, em vários municípios, com os alunos interagindo em tempo real com seus professores distantes No contexto da pesquisa, as interações alunos/professor ocorriam em quatro ambientes diferentes Desses ambientes, somente na sala de aula no ambiente de tutoria é que as interações aconteciam com a presença física de apenas um professor, que era o mesmo para todos módulos do Curso, e sem a mediação dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional Na sala de aula no ambiente de videoconferência as interações se davam entre os alunos e diferentes professores distantes fisicamente E, além de contar com o uso dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional, contava também com a mediação do tutor Nas salas de aulas nos ambientes de learning space e de chat, não havia a mediação dos tutores e as interações ocorriam com outros diferentes professores distantes fisicamente, através do uso das mídias interativas Durante a pesquisa, realizada com duas turmas diferentes, foi notada uma grande diferença entre elas As diferenças diziam respeito às relações dos alunos com o conhecimento Para analisar tal situação naquele contexto da pesquisa, foi levantada a hipótese daquela ser uma situação característica da pós-modernidade Para abordar a questão, o referencial teórico adotado, situou como características fundamentais da pós-modernidade, a sedução exacerbada ao consumo que a tudo transforma em mercadoria, inclusive o conhecimento; a ausência ou transformação radical nos valores e/ou ausência ou transformação radical nos projetos, tanto pessoais quanto coletivos; além da intensificação do uso dos aparatos tecnológicos no contexto educativo Ao analisar os dados obtidos, nas duas turmas diferentes, à luz desse referencial, foi feita uma reflexão acerca do valor do conhecimento no contexto escolar e do papel do tutor no desenvolvimento de um projeto como esseDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work concerns the construction and circulation of the knowledge, the interaction between student/teacher, when this last one is physically distant The research followed a qualitative methodology, through a case study, that it was the detailed observation of a school context of learning, in the modality EaD It was accomplished during the mathematics module of the Course that had duration about six weeks The obtained data include transcriptions of interviews, field notes and video films The learning context was a course for teachers that acted in the initial grades, without formation in level of third degree The course, Normal Superior, counted with using of technological apparatuses that is allowed your simultaneous offer to several different groups, in several municipal districts, with the students interacting in real time with their distant teachers In the context of the research, the interactions student/teacher happened in four different atmospheres In those atmospheres, only in the classroom of the tutorial ambiance is that happened with just a teacher in the presence modality, without the mediation of the technological apparatuses of the bi-directional communication In the classroom of the videoconference ambience the interactions happened with different physically distant teachers and it also counted with the mediation of the tutor In the classroom of the learning space and chat room ambience, there was not the mediation of the tutors and the interactions happened with other different physically distant teachers, through the use of the interactive Medias During the research, accomplished with two different groups, it was noticed a great difference between them The differences concerned the students' relations with the knowledge To analyze such situation in that context of the research, it was lifted up the hypothesis of being a characteristic situation of the powder-modernity To approach the subject, the adopted theoretical referential, it placed as fundamental characteristics of the powder-modernity, the seduction exacerbated to the consumption that transforms everything in merchandise, include the knowledge, the absence or radical transformation in the values and/or absence or radical transformation in the projects, as personal as collective, beyond the intensification of the use of the technological apparatuses in the educational context When analyzing the obtained data, in the two different groups, with base in this referential, it was made a reflection concerning the value of the knowledge in the school context and of the paper of the tutor in the development of a project as this oneArruda, Sergio de Mello [Orientador]Machado, Nilson JoséSalvi, Rosana FigueiredoChiarato, Maria Antonia Leite Monteiro2024-05-01T12:41:06Z2024-05-01T12:41:06Z2005.0009.05.2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10289porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10289Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo matemática à distância : a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais |
title |
Aprendendo matemática à distância : a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais |
spellingShingle |
Aprendendo matemática à distância : a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais Chiarato, Maria Antonia Leite Monteiro Matemática Ensino a distância Matemática Formação de professores Matemática Mathematics - Study and teaching - Study and teaching Distance education Teacher training |
title_short |
Aprendendo matemática à distância : a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais |
title_full |
Aprendendo matemática à distância : a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais |
title_fullStr |
Aprendendo matemática à distância : a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Aprendendo matemática à distância : a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais |
title_sort |
Aprendendo matemática à distância : a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais |
author |
Chiarato, Maria Antonia Leite Monteiro |
author_facet |
Chiarato, Maria Antonia Leite Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arruda, Sergio de Mello [Orientador] Machado, Nilson José Salvi, Rosana Figueiredo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiarato, Maria Antonia Leite Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino a distância Matemática Formação de professores Matemática Mathematics - Study and teaching - Study and teaching Distance education Teacher training |
topic |
Matemática Ensino a distância Matemática Formação de professores Matemática Mathematics - Study and teaching - Study and teaching Distance education Teacher training |
description |
Resumo: Este trabalho trata da construção e circulação do conhecimento, a interação entre aluno/professor, quando este último está distante fisicamente A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa, através de um estudo de caso, que foi a observação detalhada de um contexto escolar de aprendizagem, na modalidade EaD Ela foi realizada durante o módulo de matemática do Curso, que teve duração de aproximadamente seis semanas Os dados obtidos incluem transcrições de entrevistas, notas de campo e filmes de vídeo O contexto de aprendizagem era um curso para professores que atuavam nas séries iniciais, sem formação em nível de terceiro grau O curso, Normal Superior, contava com o uso de aparatos tecnológicos que permitia a sua oferta simultânea a várias turmas diferentes, em vários municípios, com os alunos interagindo em tempo real com seus professores distantes No contexto da pesquisa, as interações alunos/professor ocorriam em quatro ambientes diferentes Desses ambientes, somente na sala de aula no ambiente de tutoria é que as interações aconteciam com a presença física de apenas um professor, que era o mesmo para todos módulos do Curso, e sem a mediação dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional Na sala de aula no ambiente de videoconferência as interações se davam entre os alunos e diferentes professores distantes fisicamente E, além de contar com o uso dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional, contava também com a mediação do tutor Nas salas de aulas nos ambientes de learning space e de chat, não havia a mediação dos tutores e as interações ocorriam com outros diferentes professores distantes fisicamente, através do uso das mídias interativas Durante a pesquisa, realizada com duas turmas diferentes, foi notada uma grande diferença entre elas As diferenças diziam respeito às relações dos alunos com o conhecimento Para analisar tal situação naquele contexto da pesquisa, foi levantada a hipótese daquela ser uma situação característica da pós-modernidade Para abordar a questão, o referencial teórico adotado, situou como características fundamentais da pós-modernidade, a sedução exacerbada ao consumo que a tudo transforma em mercadoria, inclusive o conhecimento; a ausência ou transformação radical nos valores e/ou ausência ou transformação radical nos projetos, tanto pessoais quanto coletivos; além da intensificação do uso dos aparatos tecnológicos no contexto educativo Ao analisar os dados obtidos, nas duas turmas diferentes, à luz desse referencial, foi feita uma reflexão acerca do valor do conhecimento no contexto escolar e do papel do tutor no desenvolvimento de um projeto como esse |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
09.05.2005 2005.00 2024-05-01T12:41:06Z 2024-05-01T12:41:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10289 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823267269115904 |