Entre a risada e a aletria : estilística lexical e processos de transformação em Guimarães Rosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9497 |
Resumo: | Resumo: O texto não é um produto pronto, mas esconde marcas que trazem consigo o longo trabalho não linear de sua gênese que passa por hesitações, substituições, acréscimos, rasuras, subtrações, em um contínuo movimento criador, sendo primordial o exame de seu processo criativo A nossa proposta com este trabalho é comparar as alterações e analisar os processos de transformação em nível lexical do texto de Guimarães Rosa, “Risada e meia”, publicado na coluna do jornal Correio da manhã, em 1954, que se tornou “Aletria e hermenêutica”, o primeiro prefácio da coletânea Tutaméia (Terceiras estórias), de 1967 Com vistas nisso, percorremos um caminho metodológico de viés qualitativo e caráter bibliográfico, descritivo e analítico Utilizamos como aporte teórico os pressupostos da Crítica Genética e da Estilística, bem como historiadores, biógrafos e críticos literários do trabalho de Rosa Assim, a análise do percurso entre “Risada e meia” e “Aletria e hermenêutica” mostrou como o contexto social, histórico e político, além das vivências e leituras feitas por Guimarães Rosa, contribuíram para as mudanças entre as versões do texto, até mesmo nas minúcias da seleção lexical e da ordem das palavras As temáticas da vida e da morte, do silêncio, da saudade e do nada são tratadas pelas anedotas de Rosa, que utiliza o humor, a poesia e a filosofia para tratar de assuntos profundos e existenciais Além do mais, a linguagem dos textos de João Guimarães Rosa revelou as peculiaridades e as profundezas da criação artística, indo além da superfície das palavras, mas evidenciando um extenso conhecimento de mundo e a possibilidade de inventar vocábulos Em um trabalho meticuloso com as palavras, Rosa transbordou na escrita as suas vivências pessoais, merecendo a atribuição do título de um dos maiores escritores não só da Literatura Brasileira, mas dos países lusófonos e em caráter internacional |
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Entre a risada e a aletria : estilística lexical e processos de transformação em Guimarães RosaEstilísticaCrítica genéticaAnálise do discursoStylisticsGenetic criticismDiscourse analysisResumo: O texto não é um produto pronto, mas esconde marcas que trazem consigo o longo trabalho não linear de sua gênese que passa por hesitações, substituições, acréscimos, rasuras, subtrações, em um contínuo movimento criador, sendo primordial o exame de seu processo criativo A nossa proposta com este trabalho é comparar as alterações e analisar os processos de transformação em nível lexical do texto de Guimarães Rosa, “Risada e meia”, publicado na coluna do jornal Correio da manhã, em 1954, que se tornou “Aletria e hermenêutica”, o primeiro prefácio da coletânea Tutaméia (Terceiras estórias), de 1967 Com vistas nisso, percorremos um caminho metodológico de viés qualitativo e caráter bibliográfico, descritivo e analítico Utilizamos como aporte teórico os pressupostos da Crítica Genética e da Estilística, bem como historiadores, biógrafos e críticos literários do trabalho de Rosa Assim, a análise do percurso entre “Risada e meia” e “Aletria e hermenêutica” mostrou como o contexto social, histórico e político, além das vivências e leituras feitas por Guimarães Rosa, contribuíram para as mudanças entre as versões do texto, até mesmo nas minúcias da seleção lexical e da ordem das palavras As temáticas da vida e da morte, do silêncio, da saudade e do nada são tratadas pelas anedotas de Rosa, que utiliza o humor, a poesia e a filosofia para tratar de assuntos profundos e existenciais Além do mais, a linguagem dos textos de João Guimarães Rosa revelou as peculiaridades e as profundezas da criação artística, indo além da superfície das palavras, mas evidenciando um extenso conhecimento de mundo e a possibilidade de inventar vocábulos Em um trabalho meticuloso com as palavras, Rosa transbordou na escrita as suas vivências pessoais, merecendo a atribuição do título de um dos maiores escritores não só da Literatura Brasileira, mas dos países lusófonos e em caráter internacionalTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The text is not a finished product, but it hides marks that bring the long nonlinear work of its genesis, that goes through hesitations, substitutions, additions, erasures, subtractions, in a continuous creative movement, so it is required the exam of writer creative process Our proposal with this work is to compare alterations and analyze the transformation proccesses at the lexical level of Guimarães Rosa’s text, “Laugh and a half”, published in Morning mail newspaper, in 1954, that became “Vermicelli and hermeneutics”, the first preface of the collection Tutaméia (Third stories), from 1967 Thus, we followed a methodological path with a qualitative bias and bibliographic, descriptive and analytical character Therefore, we utilized as theoretical contribution the Genetic Criticism and Stylistics authors, as well as historians, biographers and literary critics of Rosa’s work Then, the analysis of the course between “Laugh and a half” and “Vermicelli and hermeneutics” shows how the social, historical and political context, beyond the experiences and readings made by Guimarães Rosa, contribute for the changes between the versions of the text, even in the details of lexical selection and word order Thematic of life and death, silence, missing and nothing are considered for Rosa’s anecdotes, that uses humor, poetry and philosophy to deal with deep and existential issues Furthermore, the language of João Guimarães Rosa’s texts revealed peculiarities and depths of artistic creation, going beyond the surface of words, but showing an extensive knowledge of the world and the possibility of inventing words In a meticulous work with words, Rosa overflowed in writing his personal experiences, deserving the attribution of the title of one of the greatest writers, not only in Brazilian Literature, but in Portuguese-speaking countries and internationallyPanichi, Edina Regina Pugas [Orientador]Oliveira, Esther Gomes deStorto, Letícia JovelinaOliveira, Lolyane Cristina Guerreiro deContani, Miguel LuizRomero, Susanah Yoshimi Watanabe2024-05-01T12:08:33Z2024-05-01T12:08:33Z2022.0030.06.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9497porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9497Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - 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