Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebeiro, Gisele Bueno de Farias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13094
Resumo: Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, indicadores de fatores protetivos, em alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem, por meio do jogo Rummikub Assumindo o aporte teórico-metodológico de Jean Piaget, o jogo é entendido como um espaço de interação e de possíveis trocas no qual os aspectos cognitivos, sociais e afetivos são evidenciados A pesquisa, de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo interpretativo, ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina – PR Dela participaram oito alunos frequentadores da sala de apoio à aprendizagem de Matemática do ano de 21 Para atender ao objetivo proposto foi realizada observação sistemática das aulas na Sala de Apoio à Aprendizagem e foram aplicados dois instrumentos de avaliação de aspectos cognitivos, afetivos e sociais (global e específico), preenchidos pela pesquisadora, além de sessões com o jogo de regras Rummikub Seis encontros foram destinados para observação sistemática e doze para sessões lúdicas Quatro destas sessões foram realizadas para a aprendizagem do jogo e oito para avaliação dos procedimentos dos jogadores Os resultados de nosso estudo indicaram a importância da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagem, permitiram a identificação de fatores protetivos relacionados ao aprender neste contexto e demonstraram que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais envolvidos no jogo podem favorecer a construção da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagem
id UEL_e55fefcd1bfbaef29f63ec3d8aeab1e3
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13094
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamentalPsicologia educacionalPsicologia da aprendizagemCognição nas criançasJogos educativosJogos em educação matemáticaEducational psychologyPsychology of learningCognition in childrenEducational gamesGames in mathematics educationElementaryResumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, indicadores de fatores protetivos, em alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem, por meio do jogo Rummikub Assumindo o aporte teórico-metodológico de Jean Piaget, o jogo é entendido como um espaço de interação e de possíveis trocas no qual os aspectos cognitivos, sociais e afetivos são evidenciados A pesquisa, de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo interpretativo, ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina – PR Dela participaram oito alunos frequentadores da sala de apoio à aprendizagem de Matemática do ano de 21 Para atender ao objetivo proposto foi realizada observação sistemática das aulas na Sala de Apoio à Aprendizagem e foram aplicados dois instrumentos de avaliação de aspectos cognitivos, afetivos e sociais (global e específico), preenchidos pela pesquisadora, além de sessões com o jogo de regras Rummikub Seis encontros foram destinados para observação sistemática e doze para sessões lúdicas Quatro destas sessões foram realizadas para a aprendizagem do jogo e oito para avaliação dos procedimentos dos jogadores Os resultados de nosso estudo indicaram a importância da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagem, permitiram a identificação de fatores protetivos relacionados ao aprender neste contexto e demonstraram que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais envolvidos no jogo podem favorecer a construção da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagemDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present study aims to analyze, through the game Rummikub, the social, affective and cognitive aspects, indicators of protective factors in students who attend the Learning Support Room According to the theoretical and methodological contributions of Piaget, this game is considered as an opportunity for interaction and for possible exchanges in which cognitive, affective and social issues are highlighted The research was qualitative, in the form of an interpretative and descriptive case study, and took place in a state school in the city of Londrina – PR Eight students from the Mathematics Learning Support Room of 21 participated To achieve the purpose of this study, a systematic observation of the Mathematics Learning Support Room was realized, and sessions with Rummikub and two instruments (global and specific) for assessing cognitive, affective and social aspects, filled in by the researcher, were applied There were six meetings for systematic observation and 12 playful sessions Four of these sessions were destined for the game learning procedure and 8 sessions for the evaluation of the playful behavior of the players The findings of this study indicate the importance of resilience in the context of the learning support room, allow the identification of protective factors related to learning in this context and show that the cognitive, affective and social aspects involved in the game can promote resilience improvement in the context of the learning support roomOliveira, Francismara Neves de [Orientador]Toscano, CarlosCalsa, Geiva CarolinaRebeiro, Gisele Bueno de Farias2024-05-01T14:07:05Z2024-05-01T14:07:05Z2012.002012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13094porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental
title Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental
spellingShingle Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental
Rebeiro, Gisele Bueno de Farias
Psicologia educacional
Psicologia da aprendizagem
Cognição nas crianças
Jogos educativos
Jogos em educação matemática
Educational psychology
Psychology of learning
Cognition in children
Educational games
Games in mathematics education
Elementary
title_short Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental
title_full Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental
title_fullStr Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental
title_full_unstemmed Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental
title_sort Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental
author Rebeiro, Gisele Bueno de Farias
author_facet Rebeiro, Gisele Bueno de Farias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]
Toscano, Carlos
Calsa, Geiva Carolina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebeiro, Gisele Bueno de Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Psicologia da aprendizagem
Cognição nas crianças
Jogos educativos
Jogos em educação matemática
Educational psychology
Psychology of learning
Cognition in children
Educational games
Games in mathematics education
Elementary
topic Psicologia educacional
Psicologia da aprendizagem
Cognição nas crianças
Jogos educativos
Jogos em educação matemática
Educational psychology
Psychology of learning
Cognition in children
Educational games
Games in mathematics education
Elementary
description Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, indicadores de fatores protetivos, em alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem, por meio do jogo Rummikub Assumindo o aporte teórico-metodológico de Jean Piaget, o jogo é entendido como um espaço de interação e de possíveis trocas no qual os aspectos cognitivos, sociais e afetivos são evidenciados A pesquisa, de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo interpretativo, ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina – PR Dela participaram oito alunos frequentadores da sala de apoio à aprendizagem de Matemática do ano de 21 Para atender ao objetivo proposto foi realizada observação sistemática das aulas na Sala de Apoio à Aprendizagem e foram aplicados dois instrumentos de avaliação de aspectos cognitivos, afetivos e sociais (global e específico), preenchidos pela pesquisadora, além de sessões com o jogo de regras Rummikub Seis encontros foram destinados para observação sistemática e doze para sessões lúdicas Quatro destas sessões foram realizadas para a aprendizagem do jogo e oito para avaliação dos procedimentos dos jogadores Os resultados de nosso estudo indicaram a importância da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagem, permitiram a identificação de fatores protetivos relacionados ao aprender neste contexto e demonstraram que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais envolvidos no jogo podem favorecer a construção da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagem
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012.00
2012
2024-05-01T14:07:05Z
2024-05-01T14:07:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13094
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823297575059456