Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13094 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, indicadores de fatores protetivos, em alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem, por meio do jogo Rummikub Assumindo o aporte teórico-metodológico de Jean Piaget, o jogo é entendido como um espaço de interação e de possíveis trocas no qual os aspectos cognitivos, sociais e afetivos são evidenciados A pesquisa, de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo interpretativo, ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina – PR Dela participaram oito alunos frequentadores da sala de apoio à aprendizagem de Matemática do ano de 21 Para atender ao objetivo proposto foi realizada observação sistemática das aulas na Sala de Apoio à Aprendizagem e foram aplicados dois instrumentos de avaliação de aspectos cognitivos, afetivos e sociais (global e específico), preenchidos pela pesquisadora, além de sessões com o jogo de regras Rummikub Seis encontros foram destinados para observação sistemática e doze para sessões lúdicas Quatro destas sessões foram realizadas para a aprendizagem do jogo e oito para avaliação dos procedimentos dos jogadores Os resultados de nosso estudo indicaram a importância da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagem, permitiram a identificação de fatores protetivos relacionados ao aprender neste contexto e demonstraram que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais envolvidos no jogo podem favorecer a construção da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagem |
id |
UEL_e55fefcd1bfbaef29f63ec3d8aeab1e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13094 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamentalPsicologia educacionalPsicologia da aprendizagemCognição nas criançasJogos educativosJogos em educação matemáticaEducational psychologyPsychology of learningCognition in childrenEducational gamesGames in mathematics educationElementaryResumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, indicadores de fatores protetivos, em alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem, por meio do jogo Rummikub Assumindo o aporte teórico-metodológico de Jean Piaget, o jogo é entendido como um espaço de interação e de possíveis trocas no qual os aspectos cognitivos, sociais e afetivos são evidenciados A pesquisa, de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo interpretativo, ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina – PR Dela participaram oito alunos frequentadores da sala de apoio à aprendizagem de Matemática do ano de 21 Para atender ao objetivo proposto foi realizada observação sistemática das aulas na Sala de Apoio à Aprendizagem e foram aplicados dois instrumentos de avaliação de aspectos cognitivos, afetivos e sociais (global e específico), preenchidos pela pesquisadora, além de sessões com o jogo de regras Rummikub Seis encontros foram destinados para observação sistemática e doze para sessões lúdicas Quatro destas sessões foram realizadas para a aprendizagem do jogo e oito para avaliação dos procedimentos dos jogadores Os resultados de nosso estudo indicaram a importância da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagem, permitiram a identificação de fatores protetivos relacionados ao aprender neste contexto e demonstraram que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais envolvidos no jogo podem favorecer a construção da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagemDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present study aims to analyze, through the game Rummikub, the social, affective and cognitive aspects, indicators of protective factors in students who attend the Learning Support Room According to the theoretical and methodological contributions of Piaget, this game is considered as an opportunity for interaction and for possible exchanges in which cognitive, affective and social issues are highlighted The research was qualitative, in the form of an interpretative and descriptive case study, and took place in a state school in the city of Londrina – PR Eight students from the Mathematics Learning Support Room of 21 participated To achieve the purpose of this study, a systematic observation of the Mathematics Learning Support Room was realized, and sessions with Rummikub and two instruments (global and specific) for assessing cognitive, affective and social aspects, filled in by the researcher, were applied There were six meetings for systematic observation and 12 playful sessions Four of these sessions were destined for the game learning procedure and 8 sessions for the evaluation of the playful behavior of the players The findings of this study indicate the importance of resilience in the context of the learning support room, allow the identification of protective factors related to learning in this context and show that the cognitive, affective and social aspects involved in the game can promote resilience improvement in the context of the learning support roomOliveira, Francismara Neves de [Orientador]Toscano, CarlosCalsa, Geiva CarolinaRebeiro, Gisele Bueno de Farias2024-05-01T14:07:05Z2024-05-01T14:07:05Z2012.002012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13094porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental |
title |
Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental |
spellingShingle |
Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental Rebeiro, Gisele Bueno de Farias Psicologia educacional Psicologia da aprendizagem Cognição nas crianças Jogos educativos Jogos em educação matemática Educational psychology Psychology of learning Cognition in children Educational games Games in mathematics education Elementary |
title_short |
Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental |
title_full |
Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental |
title_fullStr |
Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental |
title_sort |
Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental |
author |
Rebeiro, Gisele Bueno de Farias |
author_facet |
Rebeiro, Gisele Bueno de Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Francismara Neves de [Orientador] Toscano, Carlos Calsa, Geiva Carolina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebeiro, Gisele Bueno de Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Psicologia da aprendizagem Cognição nas crianças Jogos educativos Jogos em educação matemática Educational psychology Psychology of learning Cognition in children Educational games Games in mathematics education Elementary |
topic |
Psicologia educacional Psicologia da aprendizagem Cognição nas crianças Jogos educativos Jogos em educação matemática Educational psychology Psychology of learning Cognition in children Educational games Games in mathematics education Elementary |
description |
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, indicadores de fatores protetivos, em alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem, por meio do jogo Rummikub Assumindo o aporte teórico-metodológico de Jean Piaget, o jogo é entendido como um espaço de interação e de possíveis trocas no qual os aspectos cognitivos, sociais e afetivos são evidenciados A pesquisa, de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo interpretativo, ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina – PR Dela participaram oito alunos frequentadores da sala de apoio à aprendizagem de Matemática do ano de 21 Para atender ao objetivo proposto foi realizada observação sistemática das aulas na Sala de Apoio à Aprendizagem e foram aplicados dois instrumentos de avaliação de aspectos cognitivos, afetivos e sociais (global e específico), preenchidos pela pesquisadora, além de sessões com o jogo de regras Rummikub Seis encontros foram destinados para observação sistemática e doze para sessões lúdicas Quatro destas sessões foram realizadas para a aprendizagem do jogo e oito para avaliação dos procedimentos dos jogadores Os resultados de nosso estudo indicaram a importância da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagem, permitiram a identificação de fatores protetivos relacionados ao aprender neste contexto e demonstraram que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais envolvidos no jogo podem favorecer a construção da resiliência no contexto da sala de apoio à aprendizagem |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012.00 2012 2024-05-01T14:07:05Z 2024-05-01T14:07:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13094 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823297575059456 |