Isto não é um jogo: configurações cognitivas no processo de se jogar um alternate reality game
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13190 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as modulações cognitivas estão sendo configuradas no processo de se jogar um Alternate Reality Game (ARG), um gênero de jogo que transcende a realidade e a ficcionalidade através de enigmas que ocupam tanto os espaços virtuais como também os espaços urbanos. Partindo do princípio de que suas regras do game play e a operacionalidade deste gênero de jogo são complexas e baseadas em uma narrativa transmidiática fragmentada em múltiplos suportes, os ARGs exigem do jogador uma multiplicidade cognitiva baseada em compartilhamento social e informacional de suas descobertas em espaços sociais criados para tal finalidade. Desta forma, esta pesquisa busca compreender como se constituem as configurações das habilidades cognitivas destes indivíduos em sua interação entre pares com o objeto. Partimos da hipótese de que os próprios jogadores constroem conhecimentos coletivamente em prol de uma maximização de suas próprias experiências individuais durante esse processo imerso-pervasivo do jogo. Sendo assim, esta pesquisa busca empreender um mapeamento de constantes das habilidades cognitivas dos jogadores enquanto indivíduos, na inte-relação com um jogo essencialmente coletivo que transborda as fronteiras da realidade e da ficcionalidade. |
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Isto não é um jogo: configurações cognitivas no processo de se jogar um alternate reality gameGames StudiesCogniçãoJogos PervasivosCogniçãoJogo (Psicologia)Jogo em computadorGames StudiesCognitionPervasive GamesEsta pesquisa tem como objetivo compreender como as modulações cognitivas estão sendo configuradas no processo de se jogar um Alternate Reality Game (ARG), um gênero de jogo que transcende a realidade e a ficcionalidade através de enigmas que ocupam tanto os espaços virtuais como também os espaços urbanos. Partindo do princípio de que suas regras do game play e a operacionalidade deste gênero de jogo são complexas e baseadas em uma narrativa transmidiática fragmentada em múltiplos suportes, os ARGs exigem do jogador uma multiplicidade cognitiva baseada em compartilhamento social e informacional de suas descobertas em espaços sociais criados para tal finalidade. Desta forma, esta pesquisa busca compreender como se constituem as configurações das habilidades cognitivas destes indivíduos em sua interação entre pares com o objeto. Partimos da hipótese de que os próprios jogadores constroem conhecimentos coletivamente em prol de uma maximização de suas próprias experiências individuais durante esse processo imerso-pervasivo do jogo. Sendo assim, esta pesquisa busca empreender um mapeamento de constantes das habilidades cognitivas dos jogadores enquanto indivíduos, na inte-relação com um jogo essencialmente coletivo que transborda as fronteiras da realidade e da ficcionalidade.This research aims to understand how the cognitive modulations are configured on the process of playing an Alternate Reality Game (ARG), a genre that transcends reality and fiction through puzzles that occupy both virtual and urban spaces. Assuming that their rules of game play and their operationally of this kind of game are based on a complex and fragmented transmedia storytelling in multiple media, ARGs requires the gamers a cognitive multiplicity based on social and informational sharing in the spaces created for this purpose. Thus, this research seeks to understand how the cognitive configurations of these individuals in their peer interaction with the object are constituted. Our hypothesis is that the gamers build collectively knowledge in the interest of maximizing their own individual experiences during the immersed-pervasive process of the game. Thus, this research seeks to engage a mapping of patterns of cognitive settings of the gamers as individuals in their inter-relationship with an essentially collective game that overflows the boundaries of reality and fiction.141fAtem, Guilherme NerySibilia, Maria PaulaOliveira, Fátima Régis deOliveira, Thaiane Moreira de2020-04-01T15:21:57Z2020-04-01T15:21:57Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13190Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:25:11Zoai:app.uff.br:1/13190Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-24T20:25:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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