Isto não é um jogo: configurações cognitivas no processo de se jogar um alternate reality game

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thaiane Moreira de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13190
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as modulações cognitivas estão sendo configuradas no processo de se jogar um Alternate Reality Game (ARG), um gênero de jogo que transcende a realidade e a ficcionalidade através de enigmas que ocupam tanto os espaços virtuais como também os espaços urbanos. Partindo do princípio de que suas regras do game play e a operacionalidade deste gênero de jogo são complexas e baseadas em uma narrativa transmidiática fragmentada em múltiplos suportes, os ARGs exigem do jogador uma multiplicidade cognitiva baseada em compartilhamento social e informacional de suas descobertas em espaços sociais criados para tal finalidade. Desta forma, esta pesquisa busca compreender como se constituem as configurações das habilidades cognitivas destes indivíduos em sua interação entre pares com o objeto. Partimos da hipótese de que os próprios jogadores constroem conhecimentos coletivamente em prol de uma maximização de suas próprias experiências individuais durante esse processo imerso-pervasivo do jogo. Sendo assim, esta pesquisa busca empreender um mapeamento de constantes das habilidades cognitivas dos jogadores enquanto indivíduos, na inte-relação com um jogo essencialmente coletivo que transborda as fronteiras da realidade e da ficcionalidade.
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