Programa de desenvolvimento educacional - PDE/PR (2007-2009) : um estudo sobre transformações e permanências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9857 |
Resumo: | Resumo: Neste trabalho pesquisa-se o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/PR com recorte para as turmas de 27, 28 e 29 da Universidade Estadual de Londrina – UEL O estudo inicia-se com uma análise acerca das políticas públicas para formação continuada de professores em âmbito nacional e estadual no sentido de elucidar as transformações e permanências nas últimas décadas Numa abordagem qualitativa, a pesquisa integrou abordagens no campo da História da Educação, Formação de Professores e Políticas Públicas Como fonte de pesquisa recorreu-se aos documentos referentes à formulação e implantação do PDE; entrevistas com gestores do programa no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Universidade Estadual de Londrina; professores participantes do programa na UEL no período delimitado para estudo Para coleta de dados utilizou-se o recurso da análise documental, entrevistas semiestruturadas com gestores e questionários com questões fechadas e abertas enviados aos professores pelo Google docs Os resultados apontam que o PDE é compreendido como uma política de formação continuada que supera os modelos tradicionais de curso de formação destacando: a importância do tempo para estudar para o processo de aprendizagem de professores; o potencial do programa para modificar a prática pedagógica nas escolas; o avanço quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o incentivo para que o professor pesquise sobre sua prática pedagógica Verifica-se que o PDE/PR contempla tendências importantes quanto a formação de professores por atuar em três dimensões: pessoal (articula a autoformação à experiência); profissional (relaciona os saberes da experiência com o saber científico e pedagógico), organizacional (a escola é entendida como local de trabalho coletivo e de práticas formativas) Conclui-se que se trata de um programa com potencial para formação continuada de professores |
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Programa de desenvolvimento educacional - PDE/PR (2007-2009) : um estudo sobre transformações e permanênciasEducação permanenteProfessoresFormaçãoEducaçãoPolíticas públicasPermanent educationTeacher trainingEducationPublicy policyHistoryResumo: Neste trabalho pesquisa-se o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/PR com recorte para as turmas de 27, 28 e 29 da Universidade Estadual de Londrina – UEL O estudo inicia-se com uma análise acerca das políticas públicas para formação continuada de professores em âmbito nacional e estadual no sentido de elucidar as transformações e permanências nas últimas décadas Numa abordagem qualitativa, a pesquisa integrou abordagens no campo da História da Educação, Formação de Professores e Políticas Públicas Como fonte de pesquisa recorreu-se aos documentos referentes à formulação e implantação do PDE; entrevistas com gestores do programa no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Universidade Estadual de Londrina; 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interviews with program managers within the State Department of Education, Secretary of State for Science and Technology and State University of Londrina; teachers participating in the program at UEL in limited period for study For data collection, it was used the feature of documentary analysis, semi-structured interviews with managers and questionnaires with closed and open questions that were sent to teachers by Google docsThe results suggest that PDE is understood as a policy of continued training that goes beyond the traditional models of training course due to the importance of time to study for the teachers‘ learning process; the potential of the program to modify the pedagogical practice in schools; the progress in relation to the use of Information and Communication Technologies (ICTs) and the incentive for teacher searches about their pedagogical practice It is possible to verify that PDE/PR includes important trends in relation to the teachers‘ training for acting in three dimensions: personal (articulates the self-training to the experience); professional (relates knowledge of experience in scientific and pedagogical knowledge), organizational (the school is seen as a place of collective work and practical training) It is concluded that it is a program with potential for teachers‘ continuing educationOliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Cainelli, Marlene RosaZamboni, ErnestaPossi, Ester Hinterlang de Barros2024-05-01T12:12:21Z2024-05-01T12:12:21Z2012.0011.09.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9857porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:31Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:31Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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