Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14489 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussão referente à Formação Continuada do Professor de História no Programa de Desenvolvimento da Educação-PDE, sua participação, sua atuação, seu compromisso, sua postura durante o processo Trazendo para o debate autores que nos levem a refletir sobre o processo ensino aprendizagem e a produção de conhecimento no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, propondo como centro das discussões, leituras, autores que reflitam e tenham como prática educativa a possibilidade de tornar a “aprendizagem significativa” um instrumento de aprendizagem no ensino de História, tornando, assim, a disciplina teórica em prática para a vida dos alunos Desta forma, investigamos as narrativas produzidas pelos professores através da aplicação de um instrumento investigativo e, posteriormente através do Grupo Focal, o que significou para o professor PDE a experiência de participar de uma Formação Continuada que lhe deu a oportunidade de se afastar de suas atividades para estudo, retornando à academia e como esta experiência influenciou sua prática pedagógica |
id |
UEL_ec61dfbf028004f3998c02dd0d833811 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14489 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)HistóriaFormação de professoresHistóriaEducação permanenteTeacher trainingHistoryResumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussão referente à Formação Continuada do Professor de História no Programa de Desenvolvimento da Educação-PDE, sua participação, sua atuação, seu compromisso, sua postura durante o processo Trazendo para o debate autores que nos levem a refletir sobre o processo ensino aprendizagem e a produção de conhecimento no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, propondo como centro das discussões, leituras, autores que reflitam e tenham como prática educativa a possibilidade de tornar a “aprendizagem significativa” um instrumento de aprendizagem no ensino de História, tornando, assim, a disciplina teórica em prática para a vida dos alunos Desta forma, investigamos as narrativas produzidas pelos professores através da aplicação de um instrumento investigativo e, posteriormente através do Grupo Focal, o que significou para o professor PDE a experiência de participar de uma Formação Continuada que lhe deu a oportunidade de se afastar de suas atividades para estudo, retornando à academia e como esta experiência influenciou sua prática pedagógicaDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: This master's thesis aims to discuss about Continued Teacher Training in the Education Development Program (PDE), its participation, its work, its commitment, its posture during the process We bring to the debate authors that lead us to reflect on the teaching and learning process and the making of knowledge in Elementary and High School in the Public Education System in the State of Parana, Brazil, proposing as the center of discussion, readings, authors that reflect on, defend, and prove the possibility of making the "meaningful learning" as a learning tool in the teaching of History, making the theoretical discipline into practice to the students' live2Cunha, Maria de Fátima da [Orientador]Garcia, Tânia Maria F. BragaFortuna, Claudia Regina Alves PradoCamata, Estela de Fátima2024-05-01T14:31:53Z2024-05-01T14:31:53Z2013.0031.10.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14489porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina) |
title |
Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina) |
spellingShingle |
Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina) Camata, Estela de Fátima História Formação de professores História Educação permanente Teacher training History |
title_short |
Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina) |
title_full |
Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina) |
title_fullStr |
Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina) |
title_full_unstemmed |
Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina) |
title_sort |
Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina) |
author |
Camata, Estela de Fátima |
author_facet |
Camata, Estela de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Maria de Fátima da [Orientador] Garcia, Tânia Maria F. Braga Fortuna, Claudia Regina Alves Prado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camata, Estela de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Formação de professores História Educação permanente Teacher training History |
topic |
História Formação de professores História Educação permanente Teacher training History |
description |
Resumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussão referente à Formação Continuada do Professor de História no Programa de Desenvolvimento da Educação-PDE, sua participação, sua atuação, seu compromisso, sua postura durante o processo Trazendo para o debate autores que nos levem a refletir sobre o processo ensino aprendizagem e a produção de conhecimento no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, propondo como centro das discussões, leituras, autores que reflitam e tenham como prática educativa a possibilidade de tornar a “aprendizagem significativa” um instrumento de aprendizagem no ensino de História, tornando, assim, a disciplina teórica em prática para a vida dos alunos Desta forma, investigamos as narrativas produzidas pelos professores através da aplicação de um instrumento investigativo e, posteriormente através do Grupo Focal, o que significou para o professor PDE a experiência de participar de uma Formação Continuada que lhe deu a oportunidade de se afastar de suas atividades para estudo, retornando à academia e como esta experiência influenciou sua prática pedagógica |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013.00 2024-05-01T14:31:53Z 2024-05-01T14:31:53Z 31.10.2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14489 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado História Social Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História Social |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823301175869440 |