Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camata, Estela de Fátima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14489
Resumo: Resumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussão referente à Formação Continuada do Professor de História no Programa de Desenvolvimento da Educação-PDE, sua participação, sua atuação, seu compromisso, sua postura durante o processo Trazendo para o debate autores que nos levem a refletir sobre o processo ensino aprendizagem e a produção de conhecimento no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, propondo como centro das discussões, leituras, autores que reflitam e tenham como prática educativa a possibilidade de tornar a “aprendizagem significativa” um instrumento de aprendizagem no ensino de História, tornando, assim, a disciplina teórica em prática para a vida dos alunos Desta forma, investigamos as narrativas produzidas pelos professores através da aplicação de um instrumento investigativo e, posteriormente através do Grupo Focal, o que significou para o professor PDE a experiência de participar de uma Formação Continuada que lhe deu a oportunidade de se afastar de suas atividades para estudo, retornando à academia e como esta experiência influenciou sua prática pedagógica
id UEL_ec61dfbf028004f3998c02dd0d833811
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14489
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)HistóriaFormação de professoresHistóriaEducação permanenteTeacher trainingHistoryResumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussão referente à Formação Continuada do Professor de História no Programa de Desenvolvimento da Educação-PDE, sua participação, sua atuação, seu compromisso, sua postura durante o processo Trazendo para o debate autores que nos levem a refletir sobre o processo ensino aprendizagem e a produção de conhecimento no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, propondo como centro das discussões, leituras, autores que reflitam e tenham como prática educativa a possibilidade de tornar a “aprendizagem significativa” um instrumento de aprendizagem no ensino de História, tornando, assim, a disciplina teórica em prática para a vida dos alunos Desta forma, investigamos as narrativas produzidas pelos professores através da aplicação de um instrumento investigativo e, posteriormente através do Grupo Focal, o que significou para o professor PDE a experiência de participar de uma Formação Continuada que lhe deu a oportunidade de se afastar de suas atividades para estudo, retornando à academia e como esta experiência influenciou sua prática pedagógicaDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: This master's thesis aims to discuss about Continued Teacher Training in the Education Development Program (PDE), its participation, its work, its commitment, its posture during the process We bring to the debate authors that lead us to reflect on the teaching and learning process and the making of knowledge in Elementary and High School in the Public Education System in the State of Parana, Brazil, proposing as the center of discussion, readings, authors that reflect on, defend, and prove the possibility of making the "meaningful learning" as a learning tool in the teaching of History, making the theoretical discipline into practice to the students' live2Cunha, Maria de Fátima da [Orientador]Garcia, Tânia Maria F. BragaFortuna, Claudia Regina Alves PradoCamata, Estela de Fátima2024-05-01T14:31:53Z2024-05-01T14:31:53Z2013.0031.10.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14489porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)
title Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)
spellingShingle Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)
Camata, Estela de Fátima
História
Formação de professores
História
Educação permanente
Teacher training
History
title_short Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)
title_full Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)
title_fullStr Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)
title_full_unstemmed Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)
title_sort Vozes na história : formação continuada do programa de desenvolvimento educacional (PDE-Londrina)
author Camata, Estela de Fátima
author_facet Camata, Estela de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Maria de Fátima da [Orientador]
Garcia, Tânia Maria F. Braga
Fortuna, Claudia Regina Alves Prado
dc.contributor.author.fl_str_mv Camata, Estela de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv História
Formação de professores
História
Educação permanente
Teacher training
History
topic História
Formação de professores
História
Educação permanente
Teacher training
History
description Resumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussão referente à Formação Continuada do Professor de História no Programa de Desenvolvimento da Educação-PDE, sua participação, sua atuação, seu compromisso, sua postura durante o processo Trazendo para o debate autores que nos levem a refletir sobre o processo ensino aprendizagem e a produção de conhecimento no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, propondo como centro das discussões, leituras, autores que reflitam e tenham como prática educativa a possibilidade de tornar a “aprendizagem significativa” um instrumento de aprendizagem no ensino de História, tornando, assim, a disciplina teórica em prática para a vida dos alunos Desta forma, investigamos as narrativas produzidas pelos professores através da aplicação de um instrumento investigativo e, posteriormente através do Grupo Focal, o que significou para o professor PDE a experiência de participar de uma Formação Continuada que lhe deu a oportunidade de se afastar de suas atividades para estudo, retornando à academia e como esta experiência influenciou sua prática pedagógica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T14:31:53Z
2024-05-01T14:31:53Z
31.10.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14489
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
História Social
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História Social
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823301175869440