Framework para desenvolvimento ágil de software educacional voltado ao portador de transtorno do espectro autista
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11040 |
Resumo: | Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de etiologia desconhecida, que envolve limitações de ordem social, comunicativa e comportamental Estudos recentes sugerem um aumento no número de portadores do transtorno, especialmente ocasionado pela adoção de critérios de diagnóstico mais abrangentes e flexíveis Com isso, nota-se também um aumento considerável de softwares educacionais voltados para este público, incluindo o uso de tecnologias como Realidade Virtual, Kinect, e até mesmo terapia musical Apesar deste cenário, o desenvolvimento de software para indivíduos autistas é complexo Por um lado, as diretrizes de acessibilidade digital não são específicas para o autismo e, por outro, existe uma carência de processos de desenvolvimento que contemplem a usabilidade do público TEA com plenitude Desta forma, este trabalho propõe um framework para desenvolvimento ágil de softwares educacionais voltados ao portador de Transtorno do Espectro Autista Inicialmente, realizou-se uma revisão sistemática de fontes primárias cujo objeto de estudo fosse o desenvolvimento de software educacional acessível ao público TEA Em seguida, o framework foi modelado e descrito detalhadamente, incluindo a arquitetura do processo, artefatos gerados, agentes envolvidos, entradas e saídas e documentação Por fim, apresenta-se uma investigação da integração do framework com o processo de desenvolvimento ágil adotado por um laboratório de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bem como a aplicação de uma avaliação qualitativa com especialistas Os resultados obtidos sugerem que o framework pode ser integrado com sucesso aos modelos ágeis vigentes, auxiliando o desenvolvimento de softwares acessíveis que de fato contemplem as necessidades e preferências do indivíduo autista |
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Framework para desenvolvimento ágil de software educacional voltado ao portador de transtorno do espectro autistaFramework (Programa de computador)SoftwareInovações educacionaisAutismoAcessibilidadeFramework (Computer program)Educational changeSoftwareResumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de etiologia desconhecida, que envolve limitações de ordem social, comunicativa e comportamental Estudos recentes sugerem um aumento no número de portadores do transtorno, especialmente ocasionado pela adoção de critérios de diagnóstico mais abrangentes e flexíveis Com isso, nota-se também um aumento considerável de softwares educacionais voltados para este público, incluindo o uso de tecnologias como Realidade Virtual, Kinect, e até mesmo terapia musical Apesar deste cenário, o desenvolvimento de software para indivíduos autistas é complexo Por um lado, as diretrizes de acessibilidade digital não são específicas para o autismo e, por outro, existe uma carência de processos de desenvolvimento que contemplem a usabilidade do público TEA com plenitude Desta forma, este trabalho propõe um framework para desenvolvimento ágil de softwares educacionais voltados ao portador de Transtorno do Espectro Autista Inicialmente, realizou-se uma revisão sistemática de fontes primárias cujo objeto de estudo fosse o desenvolvimento de software educacional acessível ao público TEA Em seguida, o framework foi modelado e descrito detalhadamente, incluindo a arquitetura do processo, artefatos gerados, agentes envolvidos, entradas e saídas e documentação Por fim, apresenta-se uma investigação da integração do framework com o processo de desenvolvimento ágil adotado por um laboratório de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bem como a aplicação de uma avaliação qualitativa com especialistas Os resultados obtidos sugerem que o framework pode ser integrado com sucesso aos modelos ágeis vigentes, auxiliando o desenvolvimento de softwares acessíveis que de fato contemplem as necessidades e preferências do indivíduo autistaDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAbstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a disturbance that involves social, behavioral, and communication deficits Autism etiology is unclear, and recent studies suggest that the number of people diagnosed with ASD increased significantly, due to the adoption of broader and more flexible diagnosis criteria Also, the number of autism-targeted educational software has escalated proportionally, using alternative approaches such as Virtual Reality, Kinect, and even music therapy Despite that, the development of autism-specific software is complex On the one hand, digital accessibility guidelines are not designed specifically for ASD and, on the other, there is a lack of development processes oriented towards autism usability Thus, this study proposes a framework for agile development of educational software targeted to Autism Spectrum Disorder Firstly, a systematic review was conducted with primary sources on the development of autismspecific educational software Then, the framework was modeled and described thoroughly, including the process architecture, artifacts, inputs and outputs, roles and responsibilities, and documentation Finally, an investigation is presented on the integration of the framework with the agile development process used by an Information and Communication Technology laboratory In addition, a qualitative questionnaire was applied with experts from the fields of computer sciences and design Results suggest that the framework can be successfully integrated to current agile methods, thus supporting the development of accessible software to meet the needs and preferences of autistic individualsBarros, Rodolfo Miranda de [Orientador]Zerbetto, Cristiane Affonso de AlmeidaCampos, Vitor Valério de SouzaCamargo, Murilo Crivellari2024-05-01T13:09:37Z2024-05-01T13:09:37Z2019.0015.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11040porMestradoCiência da ComputaçãoCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11040Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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