Estratégias de aprendizagem autorregulada : efeito de uma intervenção por integração curricular junto a estudantes do curso de design de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Antônia Romão da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16386
Resumo: Resumo: Esta pesquisa está embasada na perspectiva da Psicologia Cognitiva, tendo como referencial teórico a Teoria do Processamento da Informação, como também a promoção da autorregulação da aprendizagem por meio do uso de estratégias de aprendizagem Apresenta como objetivo geral verificar os efeitos de uma intervenção por integração curricular na autorregulação da aprendizagem com estudantes do curso de Design de Moda de uma Instituição Pública do Paraná Caracterizada como uma pesquisa quase-experimental, foi dividida em três fases: pré-teste; intervenção organizada em 16 sessões, com total de 11 horas/aula e pós-teste Para tanto, participaram 84 estudantes da 1ª a 4ª Séries na fase de pré-teste, 22 estudantes da 2ª série do programa de intervenção e 6 estudantes da 2ª a 4ª séries do pós-teste Nas fases de pré e pós-teste foi aplicada a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem (EEA-U) Boruchovitch e Santos (215), do tipo likert, de quatro pontos, composta por 35 itens distribuídos em três fatores: (1) Estratégias de Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva, (2) Estratégias de Autorregulação dos Recursos Internos e Contextuais e (3) Estratégias de Autorregulação Social A análise dos dados revelou que os estudantes utilizam com maior frequência as estratégias de Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva, seguida pelas de Autorregulação dos Recursos Internos e Contextuais e de Autorregulação Social Foram evidenciadas diferenças significativas para os três fatores da escala em função da série ao comparar o pré-teste e pós-teste Foi observado aumento na frequência no uso das estratégias de aprendizagem pelos estudantes que participaram da intervenção, com destaque para estratégias cognitivas que contribuem para o processamento da informação em nível mais profundo, as metacognitivas de planejamento e as estratégias de Autorregulação Social Assim sendo, este estudo evidencia que é possível, por meio da intervenção, promover um estudante mais autorregulado em situação de aprendizagem no que tange o efeito sobre o uso de estratégias de aprendizagem Frente a esses resultados, é possível inferir que possibilitar, no espaço educacional, situações favoráveis para o ensino e uso consciente das estratégias de aprendizagem, deve configurar como uma inquietação permanente no cotidiano universitário, com destaque para a formação de professores nessa perspectiva Para o ensino do Design de Moda com projeto pedagógico fundamentado na Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL) e enfoque interdisciplinar, o construto da autorregulação da aprendizagem contribui com o desenvolvi¬mento do processo de ensino e aprendizagem, já que o ato de apren¬der pode ser fortalecido por meio de maior consciência dos processos psicológicos, contribuindo efetivamente à construção do pensamento projetual do educando
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intervention organized in 16 sessions, with a total of 11 class hours and post-testing For that, 84 students from 1st to 4th years took part Series in pre-testing stage, 22 students of the 2nd series of the intervention program and 6 students from 2nd to 4th years of the post-testing During stages of pre and post-testing was applied the Scale of Learning Strategies (SLA) Boruchovitch and Santos (215) of likert type of four points, composed by 35 items distributed into three factors: (1) Cognitive and Metacognitive Self-regulation Strategies, (2) Self-regulation strategies of Internal and Textual Contexts and (3) Social Self-regulation Strategies Data analysis revealed that students used more frequently the Cognitive and Metacognitive Self-regulation strategies, followed by the ones of Self-regulation of Internal and Contextual Resources Significant differences were evidenced for the three factors of the scale as a function of the series when comparing pre-testing and post-testing It was observed increase in frequency of using learning strategies by students participating in the intervention, with highlights for the cognitive strategies that contribute for the information processing in a deeper level, the metacognitive ones of planning and the Social Self-regulation strategies Thus, this study evidences that it is possible, by means of the intervention, to promote a more self-regulated student in learning situations regarding the effect over the use of learning strategies In face of those results, it is possible to infer that allowing situations in the learning space favoring the learning and conscientious use of learning strategies, must configure as a permanent uneasiness in the everyday university, with highlights for the formation of teachers under this perspective For teaching Fashion Design with a pedagogic project based in the Projects Based Learning (PBL) and interdisciplinary approach, the construction of the self-regulation of learning contributes with the development of the teaching and learning process, since the act of learning must be strengthened by means of a greater conscience about the psychological processes, effectively contributing with the building of the projective thinking of the studentAlliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]Frison, Lourdes Maria BragagnoloOliveira, Francismara Neves deSilva, Maria Antônia Romão da2024-05-01T15:07:01Z2024-05-01T15:07:01Z2017.0015.12.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16386porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:52:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:52:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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