Uma proposta para a formação inicial de docentes acerca de uma educação científica equitativa em gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sachs, Juliane Priscila Diniz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9175
Resumo: Resumo: As mulheres historicamente foram privadas de seus direitos sociais e políticos nos diversos setores sociais, incluindo a Ciência e a Educação Os efeitos desse isolamento ainda permanecem nessas instituições e podem ser percebidos por meio da invisibilidade da mulher na Ciência, da sub-representação, do desestímulo ou do desinteresse dessas para certas áreas científicas, entre outros A Educação Científica, embora incorpore tais discriminações, trata-se de um agente primordial para a transformação dessa realidade Entre as diversas dimensões da Educação científica que podem contribuir para isso, pode-se destacar a atuação das/os docentes No Brasil, as pesquisas que relacionam as questões de gênero e a Educação Científica ainda são limitadas, principalmente quanto à articulação desses temas com a formação docente Assim, a presente tese teve o objetivo de contribuir com essas pesquisas por meio da investigação de uma abordagem de formação inicial de docentes de Ciências acerca de uma Educação Científica equitativa em gênero O percurso investigativo para esse fim foi de caráter qualitativo e ocorreu conforme uma práxis metodológica e pedagógica caracterizada por duas fases investigativas inter- -relacionadas e adapto-evolutivas: um estudo teórico e um estudo empírico O estudo teórico foi uma investigação de referenciais para a formulação de uma composição textual de elementos epistemológicos, axiológicos, didáticos e científicos que fundamentaram a investigação empírica Quanto ao estudo empírico, esse ocorreu a partir da articulação e integração desses elementos na elaboração da abordagem de formação junto a estudantes do último ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Luiz Meneghel Os instrumentos para coleta de dados foram um questionário composto por vinte questões acerca dos temas selecionados, que foi aplicado antes e ao final do desenvolvimento da abordagem, e uma entrevista semiestruturada A análise desse material foi conforme metodologia de Análise de Conteúdo Entre as inferências que decorreram dessa análise encontrou-se que, embora seja essencial que docentes de Ciências estejam sensibilizadas/os quanto às questões de gênero na Educação Científica e da relação entre os valores e a Ciência, essas não são suficientes para que concebam uma práxis de ensino equitativa em gênero Para isso se faz necessário que as abordagens de formação docente integrem e explicitem as relações entre essas concepções com noções acerca das diferentes dimensões de uma Educação Científica equitativa em gênero, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências de reflexão crítica A práxis metodológica e pedagógica desenvolvida nesta tese indicou potencialidade para o alcance dessas finalidades e forneceu novas questões para futuras investigações
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Women have historically been deprived of their social and political rights in various social sectors, including science and education The effects of this isolation still remain in these institutions and can be perceived through the invisibility of women in science, their under-representation, discouragement or disinterest in certain scientific areas, among others Science Education, although incorporating such discriminations, is a primordial agent for the transformation of this reality Among the various dimensions of scientific education that can contribute to this, we can highlight the performance of teachers In Brazil, research relating to gender issues and science education is still limited, especially regarding the articulation of these themes with teacher education Thus, this research is aimed to contribute to this research through the investigation of an approach to the initial formation of science teachers about an equitable scientific education in gender The investigative course for this purpose was qualitative and took place according to a methodological and pedagogical praxis characterized by two interrelated and adaptive-evolutionary investigative phases: a theoretical study and an empirical study The theoretical study was a reference investigation for the formulation of a textual composition of epistemological, axiological, didactic and scientific elements that supported the empirical investigation As for the empirical study, this occurred from the articulation and integration of these elements in the elaboration of the formation approach that occurred with students in the last year of their Biological Sciences courses, at the State University of Northern Paraná, Luiz Meneghel campus The instruments for data collection were a questionnaire consisting of twenty questions about the selected themes, which was applied before and at the end of the approach development, and a semi-structured interview The analysis of this material took place according to the content analysis methodology Among the inferences that resulted from this analysis was that, although it is essential for science teachers to be sensitized about gender issues in science education and the relationship between values and science, these are not enough to conceive a praxis of equitable gender education For this, it is necessary that the approaches of teacher education integrate and make explicit the relations between these conceptions with notions regarding the different dimensions of a gender-equitable Scientific Education, besides enabling the development of critical reflection skills The methodological and pedagogical praxis developed in this thesis indicated potentiality to reach these purposes and provided new questions for future investigationsBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]González, Johanna Patrícia CamachoMeglhioratti, Fernanda AparecidaFortuna, Sandra Lourenço de AndradeAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares deSachs, Juliane Priscila Diniz2024-05-01T11:49:52Z2024-05-01T11:49:52Z2019.0013.09.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9175porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - 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