O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13445 |
Resumo: | Resumo: Nesse trabalho discutimos a utilização do teatro como meio de apresentar conteúdos científicos, analisando, em particular, a aprendizagem científica e o processo de formação docente dos próprios “atores” – estudantes da graduação em Física e Química – envolvidos na produção e apresentação de um espetáculo teatral denominado A Ciência em Peças, produzido pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina Os dados serão analisados em dois momentos distintos: Primeiramente a partir dos focos da aprendizagem científica informal, conforme definidos em relatório do National Research Council dos EUA (NRC, 29) Em outro plano, será feita uma análise das características emergentes da formação docente, encontrada nos depoimentos dos participantes Com esse instrumento de análise, considerado como um conjunto de categorias a priori para aprendizagem científica informal, e as questões emergentes sobre a formação docente é possível evidenciar a aprendizagem dos estudantes participantes em todas as dimensões da aprendizagem – científica informal e formação docente – e como essa prática pode vir auxiliar o futuro professor |
id |
UEL_4c619703620e6640720e2df691d1fc31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13445 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docenteCiênciaEstudo e ensinoCiênciaFormação de professoresTeatro na educaçãoStudy and teachingTeacher trainingTraining ofArt and scienceScience teachers - ScienceResumo: Nesse trabalho discutimos a utilização do teatro como meio de apresentar conteúdos científicos, analisando, em particular, a aprendizagem científica e o processo de formação docente dos próprios “atores” – estudantes da graduação em Física e Química – envolvidos na produção e apresentação de um espetáculo teatral denominado A Ciência em Peças, produzido pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina Os dados serão analisados em dois momentos distintos: Primeiramente a partir dos focos da aprendizagem científica informal, conforme definidos em relatório do National Research Council dos EUA (NRC, 29) Em outro plano, será feita uma análise das características emergentes da formação docente, encontrada nos depoimentos dos participantes Com esse instrumento de análise, considerado como um conjunto de categorias a priori para aprendizagem científica informal, e as questões emergentes sobre a formação docente é possível evidenciar a aprendizagem dos estudantes participantes em todas as dimensões da aprendizagem – científica informal e formação docente – e como essa prática pode vir auxiliar o futuro professorDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In this paper we discuss the use of theater as a means of presenting scientific content, analyzing in particular the process of scientific learning and teacher training of their own “actors” – graduate students in physics and chemistry – are involved in the production and presentation of a play called A Ciência em Peças produced by the Museu de Ciências e Tecnologia de Londrina The data will be analyzed at two different times: First from the strands of informal science learning, as defined in a recent report of the National Research Council (NRC, 29) At another level, there will be an analysis of the emerging characteristics of teacher education, found in the testimonies of the participants With this analytical tool, as a set of a priori categories for informal scientific learning, and emerging issues on teacher education is possible to demonstrate the learning of students participating in all aspects of learning – informal scientific and teacher training -– and how this practice may help the future teacherPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Arruda, Sergio de MelloBraund, MartinFregolente, Alexandre2024-05-01T14:15:14Z2024-05-01T14:15:14Z2012.0029.02.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13445porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente |
title |
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente |
spellingShingle |
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente Fregolente, Alexandre Ciência Estudo e ensino Ciência Formação de professores Teatro na educação Study and teaching Teacher training Training of Art and science Science teachers - Science |
title_short |
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente |
title_full |
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente |
title_fullStr |
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente |
title_full_unstemmed |
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente |
title_sort |
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente |
author |
Fregolente, Alexandre |
author_facet |
Fregolente, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Passos, Marinez Meneghello [Orientador] Arruda, Sergio de Mello Braund, Martin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fregolente, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Estudo e ensino Ciência Formação de professores Teatro na educação Study and teaching Teacher training Training of Art and science Science teachers - Science |
topic |
Ciência Estudo e ensino Ciência Formação de professores Teatro na educação Study and teaching Teacher training Training of Art and science Science teachers - Science |
description |
Resumo: Nesse trabalho discutimos a utilização do teatro como meio de apresentar conteúdos científicos, analisando, em particular, a aprendizagem científica e o processo de formação docente dos próprios “atores” – estudantes da graduação em Física e Química – envolvidos na produção e apresentação de um espetáculo teatral denominado A Ciência em Peças, produzido pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina Os dados serão analisados em dois momentos distintos: Primeiramente a partir dos focos da aprendizagem científica informal, conforme definidos em relatório do National Research Council dos EUA (NRC, 29) Em outro plano, será feita uma análise das características emergentes da formação docente, encontrada nos depoimentos dos participantes Com esse instrumento de análise, considerado como um conjunto de categorias a priori para aprendizagem científica informal, e as questões emergentes sobre a formação docente é possível evidenciar a aprendizagem dos estudantes participantes em todas as dimensões da aprendizagem – científica informal e formação docente – e como essa prática pode vir auxiliar o futuro professor |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012.00 2024-05-01T14:15:14Z 2024-05-01T14:15:14Z 29.02.2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13445 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823308968886272 |