O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fregolente, Alexandre
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13445
Resumo: Resumo: Nesse trabalho discutimos a utilização do teatro como meio de apresentar conteúdos científicos, analisando, em particular, a aprendizagem científica e o processo de formação docente dos próprios “atores” – estudantes da graduação em Física e Química – envolvidos na produção e apresentação de um espetáculo teatral denominado A Ciência em Peças, produzido pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina Os dados serão analisados em dois momentos distintos: Primeiramente a partir dos focos da aprendizagem científica informal, conforme definidos em relatório do National Research Council dos EUA (NRC, 29) Em outro plano, será feita uma análise das características emergentes da formação docente, encontrada nos depoimentos dos participantes Com esse instrumento de análise, considerado como um conjunto de categorias a priori para aprendizagem científica informal, e as questões emergentes sobre a formação docente é possível evidenciar a aprendizagem dos estudantes participantes em todas as dimensões da aprendizagem – científica informal e formação docente – e como essa prática pode vir auxiliar o futuro professor
id UEL_4c619703620e6640720e2df691d1fc31
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13445
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docenteCiênciaEstudo e ensinoCiênciaFormação de professoresTeatro na educaçãoStudy and teachingTeacher trainingTraining ofArt and scienceScience teachers - ScienceResumo: Nesse trabalho discutimos a utilização do teatro como meio de apresentar conteúdos científicos, analisando, em particular, a aprendizagem científica e o processo de formação docente dos próprios “atores” – estudantes da graduação em Física e Química – envolvidos na produção e apresentação de um espetáculo teatral denominado A Ciência em Peças, produzido pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina Os dados serão analisados em dois momentos distintos: Primeiramente a partir dos focos da aprendizagem científica informal, conforme definidos em relatório do National Research Council dos EUA (NRC, 29) Em outro plano, será feita uma análise das características emergentes da formação docente, encontrada nos depoimentos dos participantes Com esse instrumento de análise, considerado como um conjunto de categorias a priori para aprendizagem científica informal, e as questões emergentes sobre a formação docente é possível evidenciar a aprendizagem dos estudantes participantes em todas as dimensões da aprendizagem – científica informal e formação docente – e como essa prática pode vir auxiliar o futuro professorDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In this paper we discuss the use of theater as a means of presenting scientific content, analyzing in particular the process of scientific learning and teacher training of their own “actors” – graduate students in physics and chemistry – are involved in the production and presentation of a play called A Ciência em Peças produced by the Museu de Ciências e Tecnologia de Londrina The data will be analyzed at two different times: First from the strands of informal science learning, as defined in a recent report of the National Research Council (NRC, 29) At another level, there will be an analysis of the emerging characteristics of teacher education, found in the testimonies of the participants With this analytical tool, as a set of a priori categories for informal scientific learning, and emerging issues on teacher education is possible to demonstrate the learning of students participating in all aspects of learning – informal scientific and teacher training -– and how this practice may help the future teacherPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Arruda, Sergio de MelloBraund, MartinFregolente, Alexandre2024-05-01T14:15:14Z2024-05-01T14:15:14Z2012.0029.02.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13445porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente
title O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente
spellingShingle O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente
Fregolente, Alexandre
Ciência
Estudo e ensino
Ciência
Formação de professores
Teatro na educação
Study and teaching
Teacher training
Training of
Art and science
Science teachers - Science
title_short O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente
title_full O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente
title_fullStr O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente
title_full_unstemmed O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente
title_sort O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente
author Fregolente, Alexandre
author_facet Fregolente, Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Marinez Meneghello [Orientador]
Arruda, Sergio de Mello
Braund, Martin
dc.contributor.author.fl_str_mv Fregolente, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Ciência
Formação de professores
Teatro na educação
Study and teaching
Teacher training
Training of
Art and science
Science teachers - Science
topic Ciência
Estudo e ensino
Ciência
Formação de professores
Teatro na educação
Study and teaching
Teacher training
Training of
Art and science
Science teachers - Science
description Resumo: Nesse trabalho discutimos a utilização do teatro como meio de apresentar conteúdos científicos, analisando, em particular, a aprendizagem científica e o processo de formação docente dos próprios “atores” – estudantes da graduação em Física e Química – envolvidos na produção e apresentação de um espetáculo teatral denominado A Ciência em Peças, produzido pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina Os dados serão analisados em dois momentos distintos: Primeiramente a partir dos focos da aprendizagem científica informal, conforme definidos em relatório do National Research Council dos EUA (NRC, 29) Em outro plano, será feita uma análise das características emergentes da formação docente, encontrada nos depoimentos dos participantes Com esse instrumento de análise, considerado como um conjunto de categorias a priori para aprendizagem científica informal, e as questões emergentes sobre a formação docente é possível evidenciar a aprendizagem dos estudantes participantes em todas as dimensões da aprendizagem – científica informal e formação docente – e como essa prática pode vir auxiliar o futuro professor
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2012.00
2024-05-01T14:15:14Z
2024-05-01T14:15:14Z
29.02.2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13445
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823308968886272