Constituição de uma licenciatura em educação física : a busca para a efetivação do ser professor crítico-reflexivo na Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoni, Marina Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14098
Resumo: Resumo: Este trabalho dissertativo é fruto das inquietações decorrentes dos fatores que podem contribuir para uma atuação docente significativa, mediante a complexa e crescente sociedade que necessita de um ensino baseado em preceitos crítico-reflexivos A literatura indica que é necessário ao professor saberes próprios da docência articulados com uma consciência responsável de aprender a aprender, bem como ensinar a aprender, por meio de uma intervenção dialógica, emancipatória e humanizadora Às Instituições de Ensino Superior cabe proporcionar, por meio do Projeto Pedagógico, uma formação inicial de professores com aportes teóricos que oriente o graduando-professor sobre os objetivos da profissão, tendo como princípio a formação na, para e da práxis, a partir de um posicionamento ético, político e autônomo que ultrapassa o domínio do conhecimento puramente técnico-instrumental Diante de tais afirmações, esta pesquisa desenvolveu-se com o objetivo de identificar de que forma a estruturação teórica do curso de formação inicial de professores de Educação Física contribui para a atuação docente significativa Para tal, o procedimento metodológico delineou-se a partir de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, pois utilizou-se da contribuição de autores reconhecidos no tema envolto da constituição das Licenciaturas, dos saberes docentes e conceito e implicações da estrutura curricular na formação de professores dando subsídio teórico à investigação de elementos constitutivos para a consolidação da docência Assim, prosseguiu-se conforme caracterização da pesquisa documental do tipo escritos-oficiais, já que foram objetos de análises o Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Estadual de Londrina e o programa das disciplinas que estruturam a proposta curricular da Resolução CEPE N° 255/29 Apesar de poucas disciplinas apresentarem certa desarticulação com a proposta curricular do Curso, a partir dos resultados obtidos, foi possível identificar a coerência de uma matriz curricular integrativa, que considera elementos fundamentalmente constitutivos do processo de formação inicial em Licenciatura, admitindo os saberes específicos e pedagógicos do ser professor, perfil este objetivado para o concluinte da Resolução CEPE Nº 255/29 que orienta o Curso Concluiu-se que a Proposta Curricular baseia-se em um ensino de modo dinâmico e dialógico, na qual a articulação realizada pelo programa das disciplinas, promove que os professores em formação inicial sintam-se e tornem-se agentes da (re)construção e (re)significação de um conhecimento prévio (senso comum) que passa por interferência e influência econômica, cultural e social, ampliando para saberes específicos do cotidiano da docência a partir da cientificidade do meio acadêmico, possibilitando a transposição para a futura atuação docente, podendo torná-la significativa
id UEL_e99adab5b89d0e38cfb27250e91becc9
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14098
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Constituição de uma licenciatura em educação física : a busca para a efetivação do ser professor crítico-reflexivo na Universidade Estadual de LondrinaEducação físicaFormação de professoresLicenciaturaEducação físicaCurrículosPhysical education - HistoryEducation - BrazilTeacher trainingResumo: Este trabalho dissertativo é fruto das inquietações decorrentes dos fatores que podem contribuir para uma atuação docente significativa, mediante a complexa e crescente sociedade que necessita de um ensino baseado em preceitos crítico-reflexivos A literatura indica que é necessário ao professor saberes próprios da docência articulados com uma consciência responsável de aprender a aprender, bem como ensinar a aprender, por meio de uma intervenção dialógica, emancipatória e humanizadora Às Instituições de Ensino Superior cabe proporcionar, por meio do Projeto Pedagógico, uma formação inicial de professores com aportes teóricos que oriente o graduando-professor sobre os objetivos da profissão, tendo como princípio a formação na, para e da práxis, a partir de um posicionamento ético, político e autônomo que ultrapassa o domínio do conhecimento puramente técnico-instrumental Diante de tais afirmações, esta pesquisa desenvolveu-se com o objetivo de identificar de que forma a estruturação teórica do curso de formação inicial de professores de Educação Física contribui para a atuação docente significativa Para tal, o procedimento metodológico delineou-se a partir de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, pois utilizou-se da contribuição de autores reconhecidos no tema envolto da constituição das Licenciaturas, dos saberes docentes e conceito e implicações da estrutura curricular na formação de professores dando subsídio teórico à investigação de elementos constitutivos para a consolidação da docência Assim, prosseguiu-se conforme caracterização da pesquisa documental do tipo escritos-oficiais, já que foram objetos de análises o Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Estadual de Londrina e o programa das disciplinas que estruturam a proposta curricular da Resolução CEPE N° 255/29 Apesar de poucas disciplinas apresentarem certa desarticulação com a proposta curricular do Curso, a partir dos resultados obtidos, foi possível identificar a coerência de uma matriz curricular integrativa, que considera elementos fundamentalmente constitutivos do processo de formação inicial em Licenciatura, admitindo os saberes específicos e pedagógicos do ser professor, perfil este objetivado para o concluinte da Resolução CEPE Nº 255/29 que orienta o Curso Concluiu-se que a Proposta Curricular baseia-se em um ensino de modo dinâmico e dialógico, na qual a articulação realizada pelo programa das disciplinas, promove que os professores em formação inicial sintam-se e tornem-se agentes da (re)construção e (re)significação de um conhecimento prévio (senso comum) que passa por interferência e influência econômica, cultural e social, ampliando para saberes específicos do cotidiano da docência a partir da cientificidade do meio acadêmico, possibilitando a transposição para a futura atuação docente, podendo torná-la significativaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This project is the result of concerns arising from factors that can contribute to a significant teaching performance through the complex and growing society that needs an education based on critical-reflective precepts The literature indicates that it is necessary for the teachers own knowledge by the teaching articulated an awareness of responsible learning to learn, teach and learn, through a dialogical intervention, emancipatory and humanizing The Higher Education Institution must provide, trough the Pedagogic Project, an initial training of teachers with theoretical knowledge that directs the graduating-teacher about the objectives of the profession, has a beginning the training in, for and of praxis, from an ethical position, political and independent that pass the knowledge of the technical-instrumental Faced with these statements, this research was developed trying to identify which way the theoretical structure of initial training course of teachers of Physical Education contributes to the teaching performance significantly The methodological procedure was based from a qualitative study, using the contribution of renowned authors on the subject of Degree, about the knowledge by the teachers and concepts and implications of the curriculum in the teacher training giving subsidy to the theoretical investigation of constituent elements for the consolidation of teaching We proceeded as characterization of documentary research on the type-written official, as were the objects of analysis Political Pedagogical Project of Physical Education Course – Degree from the State University of Londrina and the program of the subjects that gives structure to the a curricular proposal by the Resolution CEPE N° 255/29 Although few subjects presenting a certain disconnection with the curriculum of the course, from the results obtained, it was possible to identify the consistency of an integrative curriculum that considers fundamentally constitutive elements of initial training in Degree, assuming specific knowledge and pedagogical of being a teacher, profile that objectified for the conclusive resolution CEPE Nº 255/29 that guide the Course It was concluded that the Curricular Proposal is based on a teachings dynamic and dialogical, in which the articulation of courses held by the program, which promotes training teachers in feel and become agents of (re) construction and (re) signification of prior knowledge (common sense) that undergoes interference and influence economic, cultural and social, to amplifying specific knowledge of the quotidian upon teaching from the scientific inserted in the academic means, enabling the implementation for future educational performance and may make it meaningfulPalma, Ângela Pereira Teixeira Victoria [Orientador]Palma, José Augusto VictoriaPimenta, Selma GarridoBertoni, Marina Rodrigues2024-05-01T14:24:54Z2024-05-01T14:24:54Z2013.0019.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14098porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14098Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituição de uma licenciatura em educação física : a busca para a efetivação do ser professor crítico-reflexivo na Universidade Estadual de Londrina
title Constituição de uma licenciatura em educação física : a busca para a efetivação do ser professor crítico-reflexivo na Universidade Estadual de Londrina
spellingShingle Constituição de uma licenciatura em educação física : a busca para a efetivação do ser professor crítico-reflexivo na Universidade Estadual de Londrina
Bertoni, Marina Rodrigues
Educação física
Formação de professores
Licenciatura
Educação física
Currículos
Physical education - History
Education - Brazil
Teacher training
title_short Constituição de uma licenciatura em educação física : a busca para a efetivação do ser professor crítico-reflexivo na Universidade Estadual de Londrina
title_full Constituição de uma licenciatura em educação física : a busca para a efetivação do ser professor crítico-reflexivo na Universidade Estadual de Londrina
title_fullStr Constituição de uma licenciatura em educação física : a busca para a efetivação do ser professor crítico-reflexivo na Universidade Estadual de Londrina
title_full_unstemmed Constituição de uma licenciatura em educação física : a busca para a efetivação do ser professor crítico-reflexivo na Universidade Estadual de Londrina
title_sort Constituição de uma licenciatura em educação física : a busca para a efetivação do ser professor crítico-reflexivo na Universidade Estadual de Londrina
author Bertoni, Marina Rodrigues
author_facet Bertoni, Marina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria [Orientador]
Palma, José Augusto Victoria
Pimenta, Selma Garrido
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertoni, Marina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Formação de professores
Licenciatura
Educação física
Currículos
Physical education - History
Education - Brazil
Teacher training
topic Educação física
Formação de professores
Licenciatura
Educação física
Currículos
Physical education - History
Education - Brazil
Teacher training
description Resumo: Este trabalho dissertativo é fruto das inquietações decorrentes dos fatores que podem contribuir para uma atuação docente significativa, mediante a complexa e crescente sociedade que necessita de um ensino baseado em preceitos crítico-reflexivos A literatura indica que é necessário ao professor saberes próprios da docência articulados com uma consciência responsável de aprender a aprender, bem como ensinar a aprender, por meio de uma intervenção dialógica, emancipatória e humanizadora Às Instituições de Ensino Superior cabe proporcionar, por meio do Projeto Pedagógico, uma formação inicial de professores com aportes teóricos que oriente o graduando-professor sobre os objetivos da profissão, tendo como princípio a formação na, para e da práxis, a partir de um posicionamento ético, político e autônomo que ultrapassa o domínio do conhecimento puramente técnico-instrumental Diante de tais afirmações, esta pesquisa desenvolveu-se com o objetivo de identificar de que forma a estruturação teórica do curso de formação inicial de professores de Educação Física contribui para a atuação docente significativa Para tal, o procedimento metodológico delineou-se a partir de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, pois utilizou-se da contribuição de autores reconhecidos no tema envolto da constituição das Licenciaturas, dos saberes docentes e conceito e implicações da estrutura curricular na formação de professores dando subsídio teórico à investigação de elementos constitutivos para a consolidação da docência Assim, prosseguiu-se conforme caracterização da pesquisa documental do tipo escritos-oficiais, já que foram objetos de análises o Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Estadual de Londrina e o programa das disciplinas que estruturam a proposta curricular da Resolução CEPE N° 255/29 Apesar de poucas disciplinas apresentarem certa desarticulação com a proposta curricular do Curso, a partir dos resultados obtidos, foi possível identificar a coerência de uma matriz curricular integrativa, que considera elementos fundamentalmente constitutivos do processo de formação inicial em Licenciatura, admitindo os saberes específicos e pedagógicos do ser professor, perfil este objetivado para o concluinte da Resolução CEPE Nº 255/29 que orienta o Curso Concluiu-se que a Proposta Curricular baseia-se em um ensino de modo dinâmico e dialógico, na qual a articulação realizada pelo programa das disciplinas, promove que os professores em formação inicial sintam-se e tornem-se agentes da (re)construção e (re)significação de um conhecimento prévio (senso comum) que passa por interferência e influência econômica, cultural e social, ampliando para saberes específicos do cotidiano da docência a partir da cientificidade do meio acadêmico, possibilitando a transposição para a futura atuação docente, podendo torná-la significativa
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.03.2013
2013.00
2024-05-01T14:24:54Z
2024-05-01T14:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14098
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823256409014272