As pedagogias do aprender a aprender na formação dos professores de educação física : os projetos político pedagógicos dos cursos de licenciatura em educação física das universidades UEM/UEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fugi, Nataly de Carvalho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14120
Resumo: Resumo: Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa Práticas, Políticas e Produção do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, teve como objetivo investigar como as pedagogias que aderem aos pressupostos das pedagogias do aprender a aprender estão presentes na formação dos professores de educação física, e, quais as implicações desta presença na formação destes futuros professores Para a realização desta pesquisa bibliográfica e documental, escolhemos como referência teórico-metodológica a concepção materialista e dialética da história que nos permite concluir que a produção do conhecimento e as políticas são a expressão dos projetos em conflito em uma dada formação social e histórica Nesta pesquisa partimos da hipótese de que as concepções teórico-metodológicas que orientam o currículo expressam vínculos dos intelectuais com os projetos das classes em disputa na formação social brasileira A pesquisa foi desenvolvida a partir da revisão da produção do conhecimento que subsidia e faz a crítica às pedagogias do aprender a aprender Pela revisão bibliográfica buscamos, ainda, reconhecer a conjuntura das políticas educacionais na qual as pedagogias do apreender a aprender são disseminadas e implantadas no Brasil Em seguida, realizou-se a pesquisa documental, tendo como fontes os Projetos Político Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Educação Física das Universidades Estaduais Paranaenses situadas em Londrina e Maringá (UEM e UEL) e as Teses e Dissertações elaboradas pelo Núcleo Docente Estruturante dos dois Cursos Na análise documental buscamos as concepções ontológicas (como o homem se faz homem?) e gnosiológicas (que tratam da possibilidade humana para conhecer o mundo) presentes na posição dos professores responsáveis pela formação A análise das teses e dissertações permitiu concluirmos que as pedagogias do aprender a aprender estão presentes na formação dos futuros professores de Educação Física da UEL e da UEM, de forma hegemônica na UEL e atrelada a outras concepções pedagógicas na UEM
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Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: This work, linked to the research line Practices, Policies and Knowledge Production of the Post-Graduate Program in Physical Education Associate UEM/UEL, aimed to investigate how the pedagogies that adhere to the assumptions of the pedagogies of learning to learn are present in the formation of physical education teachers, and the implications of this presence on the training of this future teachers For this bibliographic and documental research, we choose as theoretical-methodological reference the dialectical materialist conception of history that allows us to conclude that the production of knowledge and policies are the expression of the projects in conflict in a given social and historical formation In this research we start from the hypothesis that the theoretical-methodological conceptions that guides the curriculum expresses the intellectuals links to the projects of the classes in dispute in the Brazilian social formation The survey was developed from a review of the production of knowledge that subsidizes and criticizes the pedagogies of learning to learn For the literature review we seek also to recognize the situation of educational policies in which the learning to learn pedagogies are disseminated and implemented in Brazil Then was performed the documentary research, having as source the Political Pedagogical Projects of Graduate Courses in Physical Education of the State Universities from Paraná located in Londrina and Maringá (UEM and UEL) and the Theses and Dissertations elaborated by the Structuring Teacher Nucleus of both courses In documental analysis we sought the ontological (how man becomes man?) and epistemological conceptions (that deals with human possibility to understand the world) presents in the position teachers responsible for the formation The analysis of theses and dissertations allowed concluding that the pedagogies of learning to learn are present in the training of future teachers of Physical Education at UEL and UEM, being hegemonic in UEL and linked to other pedagogical concepts in UEMPeixoto, Elza Margarida de Mendonça [Orientador]Santos Junior, Cláudio de LiraBarbosa-Rinaldi, Ieda ParraFacci, Marilda Gonçalves DiasFugi, Nataly de Carvalho2024-05-01T14:25:28Z2024-05-01T14:25:28Z2013.0025.06.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14120porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - 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