Aprendizagem de representações ortográficas do português brasileiro entre crianças em ambiente de autoensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Evilin Roumaine Dutra
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10460
Resumo: Resumo: Segundo Share (1995; 1999), a aprendizagem das representações ortográficas é suscitada pela decodificação fonológica Ademais, o contexto em que a palavra está inserida fornece a informação que permitirá o uso de pistas para reconhecimento da palavra que vem na sequência, acomodando a informação fonológica e semântica da palavra no texto à exposição ortográfica Wang et al (211) testaram diretamente a hipótese de que o contexto em que a palavra é apresentada é importante para a aprendizagem da leitura e da escrita No Brasil, não foram encontrados estudos que investigassem esta questão O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do contexto em que as palavras escritas são apresentadas na aquisição de representações ortográficas do sistema de escrita alfabético do Português Brasileiro, entre crianças do 3º ano do ensino fundamental Este é um estudo transversal, de delineamento experimental e foi composto por três fases: pré-teste (verificação formal do nível de leitura e de escrita das crianças e da inteligência não-verbal, a fim de controlar os efeitos das variáveis no pós-teste (emparelhamento); experimento (composto por uma fase de aprendizagem oral das pseudopalavras e por uma fase de aprendizagem da ortografia das mesmas) e pós-teste (imediato e postergado), que consistiu na verificação da manutenção de aprendizagem das palavras-alvo por meio de tarefas de decisão ortográfica, escolha ortográfica e ditado Participaram 53 crianças, divididas aleatoriamente em dois grupos: grupo experimental (que, na fase ortográfica, aprenderam a forma escrita das pseudopalavras embebidas em um texto - situação de contexto); e grupo de controle (que, nesta mesma fase, aprenderam a grafia das pseudopalavras embebidas em listas de palavras) O emparelhamento entre os grupos foi efetivo, exceto para a memória operacional, em que o grupo contexto apresentou melhores resultados Análises univariadas de variância (ANOVAS) mostraram que as diferenças entre os grupos foram praticamente inexistentes para a aprendizagem das novas representações ortográficas, tanto para a fase de aprendizagem, quanto para as tarefas do pós-teste (imediato e postergado) Isso gerou duas hipóteses a posteriori: (1) para as variáveis dependentes (VD) do pós-teste (imediato e postergado), a decodificação deverá ser importante, independentemente se a aprendizagem é realizada no contexto dos textos ou em listas, demonstrando-se o papel do autoensino para o português brasileiro; (2) se de fato não há diferenças entre os grupos lista ou contexto, o padrão de predição em análises de regressão deverá ser o mesmo para os grupos separadamente Se o padrão se diferir, demonstrar-se-á que o ensino das palavras em contexto ou fora dele interfere na aprendizagem, para além do autoensino (ie, decodificação) As análises de regressão mostraram perfis diferentes entres grupos, apesar das ausências de diferenças nas ANOVAS, sendo que as variáveis preditoras significativas para o grupo contexto indicaram um perfil de uso de estratégia lexical, enquanto que para o grupo lista indicaram apego adicional à estratégia fonológica No que diz respeito à decodificação fonológica, os resultados corroboram com a hipótese de autoensino de Share (1995;1999) Ainda que indiretamente tenha-se identificado o efeito do contexto, sugere-se que sejam feitas pesquisas posteriores com amostras maiores
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(2) se de fato não há diferenças entre os grupos lista ou contexto, o padrão de predição em análises de regressão deverá ser o mesmo para os grupos separadamente Se o padrão se diferir, demonstrar-se-á que o ensino das palavras em contexto ou fora dele interfere na aprendizagem, para além do autoensino (ie, decodificação) As análises de regressão mostraram perfis diferentes entres grupos, apesar das ausências de diferenças nas ANOVAS, sendo que as variáveis preditoras significativas para o grupo contexto indicaram um perfil de uso de estratégia lexical, enquanto que para o grupo lista indicaram apego adicional à estratégia fonológica No que diz respeito à decodificação fonológica, os resultados corroboram com a hipótese de autoensino de Share (1995;1999) Ainda que indiretamente tenha-se identificado o efeito do contexto, sugere-se que sejam feitas pesquisas posteriores com amostras maioresDissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAbstract: According to Share (1995; 1999), the learning of orthographic representations is caused by phonological decoding Moreover, the context in which the word is embbeded provides the information that allow the use of clues to recognize the next word, fitting the phonological and semantic information of the word in the text to orthographic exposure Wang et al (211) directly tested the hypothesis that the context in which the word is presented is important for learning to read and write In Brazil, no studies that investigate this issue were found This study aimed to evaluate the effect of the context in which the written words are presented in the acquisition of orthographic representations of the Brazilian Portuguese alphabetic writing system, among children of the 3rd grade of elementary school This is a cross-sectional, experimental design study and was composed by three phases: pre-test (formal verification of the children's reading and writing abilities and nonverbal intelligence, to control the effects of variables on the post-test (pairing); experiment (consisting of a phase of oral learning of the pseudowords and of a learning phase of their spelling) and posttest (immediate and postponed), which consisted of verifying the maintenance of learning of the target words through the tasks of spelling decision, spelling, and dictation Participated 53 children, randomly divided into two groups: experimental group (who, in the orthographic phase, learned the written form of pseudowords embedded in a text - context situation); and control group (who, in this same phase, learned the spelling of the pseudowords embedded in word lists) Pairing between groups was effective, except for the working memory, in which the context group presented better results Univariate analysis of variance (ANOVAS) showed that there was almost none significant differences between groups for learning the new orthographic representations for both the learning phase and post-test tasks (immediate and postponed) This generated two a posteriori hypotheses: (1) for the dependent variables (DV) of the posttest (immediate and postponed), decoding should be important regardless whether learning is performed in the context of texts or in lists, demonstrating the role of self-teaching for Brazilian Portuguese; (2) If, in fact, there are no differences between list or context groups, the prediction pattern in regression analysis should be the same for the groups separately If the pattern differs, it will be demonstrated that teaching words in or out context interferes in learning, beyond self-teaching influence (ie decoding) Regression analyzes showed different profiles among groups, despite the absence of differences in ANOVAS, and the significant predictors for the context group indicated a profile of lexical strategy, while for the list group indicated additional attachment to the phonological strategy Regarding phonological decoding, the results corroborate Share’s self-teaching hypothesis (1995; 1999) Although the effect of the context has been identified only indirectly, it is suggested that further research be conducted with larger samplesLúcio, Patrícia Silva [Orientador]Schiavoni, AndrezaKida, Adriana de Souza BatistaSantos, Evilin Roumaine Dutra2024-05-01T12:43:16Z2024-05-01T12:43:16Z2019.0028.10.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10460porMestradoPsicologiaCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10460Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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