A competência em informação dos pais de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000232770
Resumo: Esta pesquisa aborda a competência em informação dos pais de surdos, evidenciando sua relevância e influência para a necessidade de pertencimento, isto é, o sentimento de integração, conexão e aceitação pelos outros pais e pela comunidade surda, aproximando-os e instigando-os a buscar, usar e compartilhar informação que fortaleça essas relações. Para tanto, identificou as necessidades de informação que os pais de surdos tiveram ao longo da vida dos filhos e as dificuldades que apresentam quando buscam, acessam, usam e compartilham a informação. Os assuntos tratados na fundamentação teórica centram-se nas concepções e aspectos legais da surdez, bem como a surdez no contexto da família, a responsabilidade social da Ciência da Informação e o significado da informação para os sujeitos, os conceitos e dimensões da competência em informação e sua relação com a necessidade de pertencimento dos pais. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualiquantitativa a partir de uma pesquisa de campo. O locus da pesquisa foi constituído por duas instituições especializadas na área da surdez da região norte do Paraná. A população alvo foi composta por 34 pais de surdos, cujos filhos estudam nestas instituições. Como técnica de coleta de dados utilizou-se o questionário, sendo que os dados foram analisados quantitativamente e com base em algumas categorias, por meio da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, identificou-se que as principais necessidades de informacionais dos pais referem-se à necessidade de informação para saúde e tratamentos, para educação e escolha de escolas, para conhecer os direitos dos surdos, sobre a Língua de Sinais e para ensinar o filho com surdez. Quanto às fontes de informação mais utilizadas por eles estão outros pais de surdos, familiares, sites especializados sobre a surdez, posto de saúde (médicos, enfermeiras), e as instituições que os filhos frequentam (centro de atendimento especializado e instituto de educação). Ainda em relação às habilidades informacionais, destaca-se a preocupação dos pais em saber buscar e usar a informação para participar da vida do filho surdo e auxiliá-lo. A maioria dos pais se sente pertencido à comunidade surda, sentimento que favorece a aproximação, vínculo, informação e participação tanto na vida dos filhos surdos, quanto no diálogo com outros pais e outros surdos. Conclui-se que a competência em informação dos pais está associada ao aprendizado ao longo da vida e tanto a motivação para aprendizagem quanto a busca por informação podem contribuir para o sentimento de pertencimento dos pais, que passam a compreender e lidar com a surdez de forma crítica e consciente, aprendendo e superando desafios e preconceitos.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA competência em informação dos pais de surdosThe information literacy of the parents of deaf2020-02-20Adriana Rosecler Alcará . Sueli Bortolin André Luís Onório ConeglianAna Paula PereiraUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.URLBREsta pesquisa aborda a competência em informação dos pais de surdos, evidenciando sua relevância e influência para a necessidade de pertencimento, isto é, o sentimento de integração, conexão e aceitação pelos outros pais e pela comunidade surda, aproximando-os e instigando-os a buscar, usar e compartilhar informação que fortaleça essas relações. Para tanto, identificou as necessidades de informação que os pais de surdos tiveram ao longo da vida dos filhos e as dificuldades que apresentam quando buscam, acessam, usam e compartilham a informação. Os assuntos tratados na fundamentação teórica centram-se nas concepções e aspectos legais da surdez, bem como a surdez no contexto da família, a responsabilidade social da Ciência da Informação e o significado da informação para os sujeitos, os conceitos e dimensões da competência em informação e sua relação com a necessidade de pertencimento dos pais. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualiquantitativa a partir de uma pesquisa de campo. O locus da pesquisa foi constituído por duas instituições especializadas na área da surdez da região norte do Paraná. A população alvo foi composta por 34 pais de surdos, cujos filhos estudam nestas instituições. Como técnica de coleta de dados utilizou-se o questionário, sendo que os dados foram analisados quantitativamente e com base em algumas categorias, por meio da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, identificou-se que as principais necessidades de informacionais dos pais referem-se à necessidade de informação para saúde e tratamentos, para educação e escolha de escolas, para conhecer os direitos dos surdos, sobre a Língua de Sinais e para ensinar o filho com surdez. Quanto às fontes de informação mais utilizadas por eles estão outros pais de surdos, familiares, sites especializados sobre a surdez, posto de saúde (médicos, enfermeiras), e as instituições que os filhos frequentam (centro de atendimento especializado e instituto de educação). Ainda em relação às habilidades informacionais, destaca-se a preocupação dos pais em saber buscar e usar a informação para participar da vida do filho surdo e auxiliá-lo. A maioria dos pais se sente pertencido à comunidade surda, sentimento que favorece a aproximação, vínculo, informação e participação tanto na vida dos filhos surdos, quanto no diálogo com outros pais e outros surdos. Conclui-se que a competência em informação dos pais está associada ao aprendizado ao longo da vida e tanto a motivação para aprendizagem quanto a busca por informação podem contribuir para o sentimento de pertencimento dos pais, que passam a compreender e lidar com a surdez de forma crítica e consciente, aprendendo e superando desafios e preconceitos.This research focuses on the information literacy of parents of the deaf, highlighting its relevance and influence for the need to belong, that is, the feeling of integration, connection and acceptance by other parents and the deaf community, bringing them together and instigating them to seek, use and share information that strengthens these relationships. To this purpose, it identified the information needs that parents of deaf people had throughout their children's lifes and the difficulties they present when they search, access, use and share information. The subjects covered in the theoretical foundation focus on the legal concepts and aspects of deafness, as well as deafness in the family context, the social responsibility of Information Science and the meaning of information for the subjects, the concepts and dimensions of information literacy and its relationship with the parents' need to belong. It was characterized as an exploratory and descriptive research, of qualitative and quantitative nature based on a field research. The research locus was constituted by two institutions specialized in the area of deafness in the northern region of Paraná. The target population was made up of 34 deaf parents, whose children study at these institutions. As a data collection technique, the questionnaire was used, and the data were analyzed quantitatively and based on some categories, through content analysis. Among the results, it was identified that the main informational needs of parents refer to the need for information for health and treatments, for education and choice of schools, to know the rights of the deaf, about sign language and to teach the son with deafness. As for the information sources most used by them are the other deaf parents, family members, specialized sites on deafness, a health center (doctors, nurses), and the institutions that their children are attended (specialized care center and educational institute). Still in relation to informational skills, the concern of parents to know how to seek and use information to participate in the life of the deaf child and to help them is highlighted. Most parents feel they belong to the deaf community, a feeling that favors closeness, bonding, information and participation both in the lifes of deaf children, and in the dialogue with other parents and other deaf people. It concludes that the parents information literacy is associated with lifelong learning and both the motivation for learning and the search for information can contribute to the parents feeling of belonging, who become to understand and deal with deafness in a different way, more critical and conscious, learning and overcoming challenges and prejudices.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000232770porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:13Zoai:uel.br:vtls000232770Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2021-06-30T11:42:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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