Livro didático de língua portuguesa : dizeres dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavéquia, Marcia Aparecida Paganini
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11208
Resumo: Resumo: Esta pesquisa foi realizada com 86 professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede pública de ensino de um município de médio porte, localizado ao norte do estado do Paraná, abordados no período de abril a junho de 21 A escolha desses professores participantes nesta investigação deveu-se ao fato de estes terem utilizado, recentemente e por um período devidamente demarcado (27 a 29), uma obra didática de autoria da pesquisadora e por estarem geograficamente próximos a ela (pesquisadora) O estudo tem por objeto de investigação a atitude responsiva ativa dos professores em relação ao que lhes é enunciado pelo Livro Didático de Língua Portuguesa, constituindo-se como objetivo geral, portanto, o conhecimento desses dizeres Para isso, utilizou-se como caminho investigativo tanto a abordagem qualitativa — por ser esta considerada a mais adequada às questões relativas à educação — quanto a quantitativa — pelo fato de nos apoiarmos também em dados quantificáveis Foi utilizado como instrumento para coletar os dados um questionário com questões em escala Likert e questões abertas O corpus analisado contemplou esses questionários respondidos pelos docentes, no qual eles manifestaram seus pontos de vista acerca do referido livro didático Tem-se por pressuposto que o livro didático consiste em um gênero do discurso, e não em um suporte de vários gêneros e adota-se um ponto de vista de acordo com a perspectiva interacionista, de Bakhtin e Voloshinov, em que a língua é um instrumento de interação humana e é essencialmente dialógica Os dados coletados e analisados à luz das teorias assumidas possibilitaram concluir, entre outros aspectos, que os professores consideram o livro didático de Língua Portuguesa um importante instrumento de ensino-aprendizagem, mas que não deve ser o único recurso do qual se valem; consideram fundamental um livro que promova a formação do leitor, traga diversos gêneros textuais, seja visualmente agradável e instigue a pesquisa
id UEL_ec021804a1bc7b3ee51f43174c7eb0dd
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11208
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Livro didático de língua portuguesa : dizeres dos professoresLivros didáticosFormação de leitoresPrática de ensinoEnsino fundamentalFormação de professoresTextbookStudent teachingFunctional educationBooks and readingStudy and teachingNative languageReaders formationTeacher trainingResumo: Esta pesquisa foi realizada com 86 professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede pública de ensino de um município de médio porte, localizado ao norte do estado do Paraná, abordados no período de abril a junho de 21 A escolha desses professores participantes nesta investigação deveu-se ao fato de estes terem utilizado, recentemente e por um período devidamente demarcado (27 a 29), uma obra didática de autoria da pesquisadora e por estarem geograficamente próximos a ela (pesquisadora) O estudo tem por objeto de investigação a atitude responsiva ativa dos professores em relação ao que lhes é enunciado pelo Livro Didático de Língua Portuguesa, constituindo-se como objetivo geral, portanto, o conhecimento desses dizeres Para isso, utilizou-se como caminho investigativo tanto a abordagem qualitativa — por ser esta considerada a mais adequada às questões relativas à educação — quanto a quantitativa — pelo fato de nos apoiarmos também em dados quantificáveis Foi utilizado como instrumento para coletar os dados um questionário com questões em escala Likert e questões abertas O corpus analisado contemplou esses questionários respondidos pelos docentes, no qual eles manifestaram seus pontos de vista acerca do referido livro didático Tem-se por pressuposto que o livro didático consiste em um gênero do discurso, e não em um suporte de vários gêneros e adota-se um ponto de vista de acordo com a perspectiva interacionista, de Bakhtin e Voloshinov, em que a língua é um instrumento de interação humana e é essencialmente dialógica Os dados coletados e analisados à luz das teorias assumidas possibilitaram concluir, entre outros aspectos, que os professores consideram o livro didático de Língua Portuguesa um importante instrumento de ensino-aprendizagem, mas que não deve ser o único recurso do qual se valem; consideram fundamental um livro que promova a formação do leitor, traga diversos gêneros textuais, seja visualmente agradável e instigue a pesquisaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research was carried out having as subjects 86 teachers from the first segment of elementary school (from 1st to 5th grade) from state schools in a medium size town in the north of Paraná State The teachers were interviewed from April to June 21 The choice of teachers participating in this investigation is due to the fact they have used recently, and for a previously set time period (27-29), a Portuguese Language textbook authored by the researcher and because they are geographically close to her The study has aims at investigating the active-responsive attitude on the Portuguese Language textbook, being its general aim, therefore, the knowledge of these speeches In order to achieve this objective, we used as means of investigation both the qualitative approach — since it is considered the most appropriate one for the issues of education — and the quantitative approach — because we also rely on quantifiable data We used as an instrument for collecting data a questionnaire on the Likert scale and open questions The analyzed corpus took into account these questionnaires answered by the teachers, in which they expressed their views on the mentioned textbook It has been presumed that the textbook is a genre of discourse, and not a support of various genres, and adopts a view according to the interactionist perspective of Bakhtin and Voloshinov, where the language is an instrument of human interaction and is essentially dialogic Data collected and analyzed in the light of the assumed theories made it possible to conclude, among other aspects, that teachers consider the Portuguese Language textbook an important tool for teaching and learning, but that it should not be the only resource used; the teachers consider fundamental a book which promotes the formation of the reader, brings different textual genres, is visually pleasant and instigates researchRezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Batista, Antônio Augusto GomesLimoli, LoredanaCavéquia, Marcia Aparecida Paganini2024-05-01T13:11:16Z2024-05-01T13:11:16Z2011.0028.10.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11208porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático de língua portuguesa : dizeres dos professores
title Livro didático de língua portuguesa : dizeres dos professores
spellingShingle Livro didático de língua portuguesa : dizeres dos professores
Cavéquia, Marcia Aparecida Paganini
Livros didáticos
Formação de leitores
Prática de ensino
Ensino fundamental
Formação de professores
Textbook
Student teaching
Functional education
Books and reading
Study and teaching
Native language
Readers formation
Teacher training
title_short Livro didático de língua portuguesa : dizeres dos professores
title_full Livro didático de língua portuguesa : dizeres dos professores
title_fullStr Livro didático de língua portuguesa : dizeres dos professores
title_full_unstemmed Livro didático de língua portuguesa : dizeres dos professores
title_sort Livro didático de língua portuguesa : dizeres dos professores
author Cavéquia, Marcia Aparecida Paganini
author_facet Cavéquia, Marcia Aparecida Paganini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]
Batista, Antônio Augusto Gomes
Limoli, Loredana
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavéquia, Marcia Aparecida Paganini
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Formação de leitores
Prática de ensino
Ensino fundamental
Formação de professores
Textbook
Student teaching
Functional education
Books and reading
Study and teaching
Native language
Readers formation
Teacher training
topic Livros didáticos
Formação de leitores
Prática de ensino
Ensino fundamental
Formação de professores
Textbook
Student teaching
Functional education
Books and reading
Study and teaching
Native language
Readers formation
Teacher training
description Resumo: Esta pesquisa foi realizada com 86 professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede pública de ensino de um município de médio porte, localizado ao norte do estado do Paraná, abordados no período de abril a junho de 21 A escolha desses professores participantes nesta investigação deveu-se ao fato de estes terem utilizado, recentemente e por um período devidamente demarcado (27 a 29), uma obra didática de autoria da pesquisadora e por estarem geograficamente próximos a ela (pesquisadora) O estudo tem por objeto de investigação a atitude responsiva ativa dos professores em relação ao que lhes é enunciado pelo Livro Didático de Língua Portuguesa, constituindo-se como objetivo geral, portanto, o conhecimento desses dizeres Para isso, utilizou-se como caminho investigativo tanto a abordagem qualitativa — por ser esta considerada a mais adequada às questões relativas à educação — quanto a quantitativa — pelo fato de nos apoiarmos também em dados quantificáveis Foi utilizado como instrumento para coletar os dados um questionário com questões em escala Likert e questões abertas O corpus analisado contemplou esses questionários respondidos pelos docentes, no qual eles manifestaram seus pontos de vista acerca do referido livro didático Tem-se por pressuposto que o livro didático consiste em um gênero do discurso, e não em um suporte de vários gêneros e adota-se um ponto de vista de acordo com a perspectiva interacionista, de Bakhtin e Voloshinov, em que a língua é um instrumento de interação humana e é essencialmente dialógica Os dados coletados e analisados à luz das teorias assumidas possibilitaram concluir, entre outros aspectos, que os professores consideram o livro didático de Língua Portuguesa um importante instrumento de ensino-aprendizagem, mas que não deve ser o único recurso do qual se valem; consideram fundamental um livro que promova a formação do leitor, traga diversos gêneros textuais, seja visualmente agradável e instigue a pesquisa
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2011.00
2024-05-01T13:11:16Z
2024-05-01T13:11:16Z
28.10.2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11208
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823271971979264