Língua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edimarães Silvestre
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000223852
Resumo: O texto tece reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa em um Colégio localizado em Terra Indígena. Nessa localidade residem e convivem três etnias: kaingang, guarani e xetá. Reflete sobre o Português como língua de integração essas etnias e a sua relação com as questões metodológicas da Educação Escolar para alunos índios. Situa São Jerônimo da Serra no contexto da formação da província paranaense e a formação da rede escolar municipal. Faz considerações a respeito do bilinguismo e do multilinguísmo entre os moradores e alunos que convivem nessa Terra Indígena. Estuda a aquisição e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua. Analisa as questões de grade curricular e o espaço que as línguas ocupam no currículo de uma escola indígena. Informa sobre os documentos legais que embasam o Ensino em Terras Indígenas. Questiona as formas como o ensino de Português para indígenas tem sido enfocado. Estuda a necessidade de que haja a formação de um currículo próprio para essas escolas para assegurar o eficiente aprendizado levando em consideração as especificidades desses povos.
id UEL_ed85bad1fee6ae7adcbd6e7d4f13b78f
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000223852
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLíngua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngue2018-12-06Paulo Roberto Almeida . Ana Lúcia de Campos Almeida Andreia da Cunha Malheiros SantanaEdimarães SilvestreUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Letras.URLBRO texto tece reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa em um Colégio localizado em Terra Indígena. Nessa localidade residem e convivem três etnias: kaingang, guarani e xetá. Reflete sobre o Português como língua de integração essas etnias e a sua relação com as questões metodológicas da Educação Escolar para alunos índios. Situa São Jerônimo da Serra no contexto da formação da província paranaense e a formação da rede escolar municipal. Faz considerações a respeito do bilinguismo e do multilinguísmo entre os moradores e alunos que convivem nessa Terra Indígena. Estuda a aquisição e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua. Analisa as questões de grade curricular e o espaço que as línguas ocupam no currículo de uma escola indígena. Informa sobre os documentos legais que embasam o Ensino em Terras Indígenas. Questiona as formas como o ensino de Português para indígenas tem sido enfocado. Estuda a necessidade de que haja a formação de um currículo próprio para essas escolas para assegurar o eficiente aprendizado levando em consideração as especificidades desses povos.This dissertation makes some reflections about Portuguese Language and in a High school located in an Indian Land. In that territory live three different ethnicals people: kaingang, guarani and xetá. It reflects about The Portuguese like Language for integration among these three ethnicity and its relationship with methodological questions of Scholarship Education for Indian students. It situates São Jerônimo da Serra in the context of the Paraná Province and its historical beginning. It considers about blilingiualism and multilingualism among residents and the students who live in that Indian Land. It studies the formation of Portuguese like Second language. It analyzes the space for Languages (Portuguese and natives) in the school teaching for Indians students. It informs about legal documents that makes the baseline for the learning and teaching in Indian Lands. It questions the ways of teaching of Portuguese Language for indians has been made. It studies the necessity to create a curriculum adequated for those schools to secure an efficient learning that considers the specialties of those people.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000223852porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:08Zoai:uel.br:vtls000223852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2019-06-04T19:22:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Língua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngue
title Língua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngue
spellingShingle Língua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngue
Edimarães Silvestre
title_short Língua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngue
title_full Língua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngue
title_fullStr Língua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngue
title_full_unstemmed Língua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngue
title_sort Língua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngue
author Edimarães Silvestre
author_facet Edimarães Silvestre
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulo Roberto Almeida .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Lúcia de Campos Almeida
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andreia da Cunha Malheiros Santana
dc.contributor.author.fl_str_mv Edimarães Silvestre
contributor_str_mv Paulo Roberto Almeida .
Ana Lúcia de Campos Almeida
Andreia da Cunha Malheiros Santana
description O texto tece reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa em um Colégio localizado em Terra Indígena. Nessa localidade residem e convivem três etnias: kaingang, guarani e xetá. Reflete sobre o Português como língua de integração essas etnias e a sua relação com as questões metodológicas da Educação Escolar para alunos índios. Situa São Jerônimo da Serra no contexto da formação da província paranaense e a formação da rede escolar municipal. Faz considerações a respeito do bilinguismo e do multilinguísmo entre os moradores e alunos que convivem nessa Terra Indígena. Estuda a aquisição e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua. Analisa as questões de grade curricular e o espaço que as línguas ocupam no currículo de uma escola indígena. Informa sobre os documentos legais que embasam o Ensino em Terras Indígenas. Questiona as formas como o ensino de Português para indígenas tem sido enfocado. Estuda a necessidade de que haja a formação de um currículo próprio para essas escolas para assegurar o eficiente aprendizado levando em consideração as especificidades desses povos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000223852
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000223852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Letras.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Letras.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990188179554304