Análise da implantação e implementação do Programa Mais Educação em Londrina-PR : concepção, limites e possibilidades do macrocampo esporte e lazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchini, Leise Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15768
Resumo: Resumo: Nesta pesquisa, discute-se a implantação da educação integral e em tempo integral, um constante desafio, com o objetivo de analisar de que maneira ocorreram a implantação e a implementação do Programa Mais Educação em duas escolas estaduais da cidade de Londrina, no Estado do Paraná Para tanto, procurou-se responder à seguinte problemática: Como ocorreu a implantação e implementação do Programa Mais Educação nestas escolas de Londrina-Pr? Como foi desenvolvido o Macrocampo Esporte e Lazer? Que papel tem assumido? Quais as condições reais da escola para a implantação e implementação deste macrocampo no Programa Mais Educação? Que relação este macrocampo estabelece com a Educação Física? Buscou-se, a partir da análise do Programa Mais Educação, discutir as intencionalidades, concepções e condições concretas de realização do Programa como política pública nacional, especificamente no que se refere às ações do Macrocampo Esporte e Lazer neste contexto O estudo se faz importante, visto que a proposta de educação integral é um assunto polêmico e contraditório na sociedade capitalista, considerando o atual contexto de exigência de mudanças da condição de um país pouco desenvolvido para a posição de em desenvolvimento, o qual pressupõe investimento em educação Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa, na qual foram realizadas pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista, com base em um roteiro semiestruturado, com as equipes diretiva, pedagógica, e professores graduados em Educação Física que atuam em atividades do Macrocampo Esporte e Lazer no Programa Mais Educação de duas escolas públicas estaduais que, desde 21, desenvolvem experiências de jornada ampliada com o Programa Mais Educação no município de Londrina-PR Pelos resultados obtidos, observa-se que o Programa Mais Educação e, consequentemente, seu Macrocampo Esporte e Lazer, e as aulas de Educação Física denotam uma visão salvacionista da educação e do esporte, como solução para os problemas sociais, escamoteando suas causas Depreende-se, ainda, que a escola, no neoliberalismo, tornou-se um local para resolução de questões sociais abandonadas pelo Estado Os dados nos mostram que as atividades do Macrocampo Esporte e Lazer do Programa Mais Educação, na grande maioria das vezes, são as atividades preferidas por parte dos alunos, uma vez que proporcionam maior adesão, auxiliam na não evasão e frequência dos mesmos ao Programa, dando-lhe sustentação Foi possível perceber, também, que as atividades do Macrocampo Esporte e Lazer se distanciam da Cultura Corporal como objeto de estudo e ensino, conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, aspecto que reforça diferenças entre as aulas do turno regular e as atividades do Macrocampo Esporte e Lazer do Programa Mais Educação
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Buscou-se, a partir da análise do Programa Mais Educação, discutir as intencionalidades, concepções e condições concretas de realização do Programa como política pública nacional, especificamente no que se refere às ações do Macrocampo Esporte e Lazer neste contexto O estudo se faz importante, visto que a proposta de educação integral é um assunto polêmico e contraditório na sociedade capitalista, considerando o atual contexto de exigência de mudanças da condição de um país pouco desenvolvido para a posição de em desenvolvimento, o qual pressupõe investimento em educação Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa, na qual foram realizadas pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista, com base em um roteiro semiestruturado, com as equipes diretiva, pedagógica, e professores graduados em Educação Física que atuam em atividades do Macrocampo Esporte e Lazer no Programa Mais Educação de duas escolas públicas estaduais que, desde 21, desenvolvem experiências de jornada ampliada com o Programa Mais Educação no município de Londrina-PR Pelos resultados obtidos, observa-se que o Programa Mais Educação e, consequentemente, seu Macrocampo Esporte e Lazer, e as aulas de Educação Física denotam uma visão salvacionista da educação e do esporte, como solução para os problemas sociais, escamoteando suas causas Depreende-se, ainda, que a escola, no neoliberalismo, tornou-se um local para resolução de questões sociais abandonadas pelo Estado Os dados nos mostram que as atividades do Macrocampo Esporte e Lazer do Programa Mais Educação, na grande maioria das vezes, são as atividades preferidas por parte dos alunos, uma vez que proporcionam maior adesão, auxiliam na não evasão e frequência dos mesmos ao Programa, dando-lhe sustentação Foi possível perceber, também, que as atividades do Macrocampo Esporte e Lazer se distanciam da Cultura Corporal como objeto de estudo e ensino, conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, aspecto que reforça diferenças entre as aulas do turno regular e as atividades do Macrocampo Esporte e Lazer do Programa Mais EducaçãoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research argues the implantation of integral education and in full time, a constant challenge It aims to analyse in which way implantation and implementation of the Mais Educação Program occur in two state schools in the city of Londrina in the state of Paraná Therefore, we searched to answer the following problematic: How did the implantation and implementation of the Mais Educação Program in schools of Londrina-PR? How was the Macrocampo Sport e Leisure developed? What role has it taken? What are the real conditions of the school for the implantation and implementation of this Macrocampo in the Mais Educação Program? What relation does this Macrocampo establishes with the Physical Education? It has searched from the analysis of the Mais Educação Program to discuss the intentions, conceptions and concrete conditions of realization of the Program as a national public policy, specificly regarding the actions of the Sport and Leisure Macrocampo in this context The study is made important since the full time education proposition is a controversial and contradictory in capitalist society, considering the current context of the demand for changes in conditions of a underdeveloped country into the status of in develepment, which presupposes an investment in education It is an investigation with a qualitative approach Bibliographic research was made, documental analysis and interview, based in a semi structured script, with the principal staff, the pedagogical and teachers trained in Physical Education who perform activities in the Sports and Leisure Macrocampo within the Mais Educação Program of two state public schools which since 21 have been developing experiences with extended hours with the Mais Educação Program in the city of Londrina-PR With the obtained results it is noted that the Mais Educação Program and consequently its Sport and Leisure Macrocampo as well as Physical Education lessons show a salvationistic view of education and sports as solution to social problems, pilfering its causes, and that the school, within neoliberalism, has become a place for the resolution of social matters which the government has abandoned Data has shown that activities of the Sport and Leisure Macrocampo of the Mais Educação Program most of the times are the students favourite activities since they provide greater adhesion, aid in non-circumvention and their frequency to the Program, giving it support It was also possible to realize that the activities of the Sport and Leisure Macrocampo distant themselves of the Body Culture as object of study and teaching as recommended by the Curriculum Guidelines of Basic Education for the State Network of Paraná State Education, aspect which reinforces differences between lessons of the regular shift and the activities of the Sport and Leisure Macrocampo of the Mais Educação ProgramCzernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]Zanardini, Isaura Monica SouzaRuiz, Maria José FerreiraPerrude, Marleide Rodrigues da SilvaBianchini, Leise Cristina2024-05-01T14:57:33Z2024-05-01T14:57:33Z2016.0029.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15768porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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