Interações discursivas nas aulas de Biologia do ensino médio : a elaboração dos conceitos de fototropismo e gravitropismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lalin-Soato, Alessandra Maziero
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11267
Resumo: Resumo: O presente estudo se propôs a analisar as interações discursivas em aulas de Biologia, no intuito de avaliar como as interações podem contribuir para a elaboração social do conhecimento científico Como embasamento teórico, recorreu se à abordagem sócio-interacionista de Vygotsky e o conceito de Aprendizagem Significativa de Ausubel, almejando responder às seguintes questões: 1) Como o professor pode conduzir as interações discursivas durante a aula, para facilitar a aprendizagem dos alunos?; 2) De que modo as intervenções dos alunos no discurso construído em aula, contribuem para o processo de construção do conhecimento?;3) É possível elaborar uma sequência didática, com base nas interações discursivas,que, suprimindo o discurso de autoridade do professor, faça prevalecer a construção compartilhada de um conceito científico em uma sala de aula de Biologia? Para responder a essas questões, realizaram-se análises das interações discursivas das aulas sobre Movimentos Vegetais, mais especificamente sobre o fototropismo e o gravitropismo, ocorridas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, em um colégio da rede particular do Município de Apucarana, PR Durante as aulas foi realizada uma experiência com feijão (Phaseolus vulgaris L), para demonstrar os fenômenos fisiológicos e aproximar o conteúdo à percepção prática dos alunos Dentre os resultados encontrados, destacam-se o interesse dos alunos em trabalhar diretamente com as plantas; a presença inicial das concepções alternativas embasando as respostas dos alunos que atribuíam o movimento a uma questão intencional do vegetal; a elaboração do conceito científico de fototropismo e de gravitropismo de forma compartilhada entre os alunos e a prática do professor que buscou diminuir a utilização do discurso de autoridade para promover a elaboração do conhecimento, pelos alunos, de forma mais significativa para a aprendizagem
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Para responder a essas questões, realizaram-se análises das interações discursivas das aulas sobre Movimentos Vegetais, mais especificamente sobre o fototropismo e o gravitropismo, ocorridas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, em um colégio da rede particular do Município de Apucarana, PR Durante as aulas foi realizada uma experiência com feijão (Phaseolus vulgaris L), para demonstrar os fenômenos fisiológicos e aproximar o conteúdo à percepção prática dos alunos Dentre os resultados encontrados, destacam-se o interesse dos alunos em trabalhar diretamente com as plantas; a presença inicial das concepções alternativas embasando as respostas dos alunos que atribuíam o movimento a uma questão intencional do vegetal; a elaboração do conceito científico de fototropismo e de gravitropismo de forma compartilhada entre os alunos e a prática do professor que buscou diminuir a utilização do discurso de autoridade para promover a elaboração do conhecimento, pelos alunos, de forma mais significativa para a aprendizagemDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present study is intended to analise the discursive interactions in biologyclasses, in order to assess how the interactions may contribute to the development ofsocial scientific knowledge, using as a theoretical approach to Vygotsky's socialinteraction and the concept of Meaningful Learning of Ausubel Thus, we sought toanswer the following questions: 1) How can the teacher lead the discursiveinteractions, during class, to facilitate students' learning? 2) In what way does theintervention of the students in the speech built in class, contribute to the process ofconstructing knowledge? 3) Is it possible to develop a teaching sequence based onthe discursive interactions, that, by suppressing the teacher's speech of authority, toprevail shared construction of a scientific concept in a biology classroom? To answerthese questions, reviews were performed on the discursive interactions of classes onthe Movement of Plants, more specifically about phototropism and gravitropism,occurring in a class of 3rd year of high school, in a school of the private system in thecity of Apucarana, Pr During the classes an experiment with beans (Phaseolusvulgaris L) was performed, to physiological phenomena and approach the content ofthe practical perception of students Among the findings, stands out the interest ofthe students in working directly with the plants, the initial presence of alternativeconceptions basing the responses of students who attributed the movement to anintentional matter of the plant, the preparation of the scientific concept ofphototropism and gravitropism in a shared manner between students and theteacher’s practice that sought to decrease the use of the speech of authority toencourage the development of knowledge by students, in a more significant mannerfor learningLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Corazza, Maria JúliaPimenta, José AntonioLalin-Soato, Alessandra Maziero2024-05-01T13:11:56Z2024-05-01T13:11:56Z2010.002010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11267porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11267Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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