O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Viviane Barbosa Perez
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16724
Resumo: Resumo: Esta pesquisa é vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, mais especificamente ao Núcleo de Políticas Educacionais (UEL) Versa sobre a trajetória histórica e política da escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina, no período de 198 a 217, passando pela análise das diferentes formas de acesso à função, até culminar no último modelo adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, inspirado nas determinações da meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE - 214-224 - Lei n° 135/214), que estabelece a associação entre critérios técnicos de mérito e desempenho e consulta pública à comunidade Tem como objetivo geral analisar o processo histórico da construção das formas de acesso à função de dirigentes escolares Os objetivos específicos são: compreender as diferentes concepções que sustentam os modelos de gestão escolar no contexto histórico no Brasil, a partir da década de 8; identificar as diferentes formas de acesso à função de dirigentes escolares adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, a partir da década de 8; analisar o processo de implementação da meta 19 do Plano Nacional de Educação e sua incorporação no Plano Municipal de Educação de Londrina A pesquisa recorreu aos procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas com o intuito de compreender como se deu o processo de escolha dos dirigentes escolares na década de 8, até a última forma que se apresentou a partir da meta 19 do PNE, em Londrina-PR Para tanto, foram entrevistados ex-diretoras da rede municipal a fim de reconstruir a memória histórica De forma mais ampla, os estudos focaram na análise sobre os modelos de gestão escolar no Brasil, e sua relação com o mundo do trabalho, dentre eles: o burocrático, democrático e gerencial, que ocorrem imersos aos antagonismos presentes na luta de classes e nas crises estruturais do capital Na rede municipal de ensino de Londrina, foram identificados três formas de acesso à função, a saber: a indicação política nos anos 198, a consulta à comunidade escolar (eleição), nos anos 199/2 e o critério técnico de mérito e desempenho e consulta à comunidade escolar, na década seguinte Desta forma, entende-se que as formas de acesso à função de direção escolar são construidas historicamente, tendo em vista a conjuntura política, econômica e social e suas implicações para a política educacional
id UEL_4cffc7f5c97475ebc1ed7803122801c5
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16724
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de LondrinaEducação e EstadoDiretores escolaresEscolasOrganização e administraçãoEducation and StateSchool principalsSchool management and organizationResumo: Esta pesquisa é vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, mais especificamente ao Núcleo de Políticas Educacionais (UEL) Versa sobre a trajetória histórica e política da escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina, no período de 198 a 217, passando pela análise das diferentes formas de acesso à função, até culminar no último modelo adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, inspirado nas determinações da meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE - 214-224 - Lei n° 135/214), que estabelece a associação entre critérios técnicos de mérito e desempenho e consulta pública à comunidade Tem como objetivo geral analisar o processo histórico da construção das formas de acesso à função de dirigentes escolares Os objetivos específicos são: compreender as diferentes concepções que sustentam os modelos de gestão escolar no contexto histórico no Brasil, a partir da década de 8; identificar as diferentes formas de acesso à função de dirigentes escolares adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, a partir da década de 8; analisar o processo de implementação da meta 19 do Plano Nacional de Educação e sua incorporação no Plano Municipal de Educação de Londrina A pesquisa recorreu aos procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas com o intuito de compreender como se deu o processo de escolha dos dirigentes escolares na década de 8, até a última forma que se apresentou a partir da meta 19 do PNE, em Londrina-PR Para tanto, foram entrevistados ex-diretoras da rede municipal a fim de reconstruir a memória histórica De forma mais ampla, os estudos focaram na análise sobre os modelos de gestão escolar no Brasil, e sua relação com o mundo do trabalho, dentre eles: o burocrático, democrático e gerencial, que ocorrem imersos aos antagonismos presentes na luta de classes e nas crises estruturais do capital Na rede municipal de ensino de Londrina, foram identificados três formas de acesso à função, a saber: a indicação política nos anos 198, a consulta à comunidade escolar (eleição), nos anos 199/2 e o critério técnico de mérito e desempenho e consulta à comunidade escolar, na década seguinte Desta forma, entende-se que as formas de acesso à função de direção escolar são construidas historicamente, tendo em vista a conjuntura política, econômica e social e suas implicações para a política educacionalDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research is linked to the State Research Group, Public Policy and Education Management,more specifically to the Center of Educational Policy (UEL) It delves into the historical and political trajectory of the methods of choice for school leaders in the municipal school system of Londrina from 198 to 217 It analyses the different forms of access to the function, until the last model adopted by the Londrina Municipal Secretariat of Education, which is inspired by the determinations of the National Education Plan goal 19 (PNE -214-224 -Law No 135 / 214), that establishes the association between technical criteria of merit and performance and public consultation with the communityThe general objective of this study is to analyze the historical process of building the models of choice for school leadersThe specific objectives are: to understand the different conceptions that support the models of school management in the historical context in Brazil from the 8's onwards, to identify the different ways of choosing the school standards adopted by the Municipal Department of Education of Londrina, from the 8's; analyze the process of implementation of the goal 19 of the National Education Plan and its incorporation in the Municipal Education Plan of Londrina The research resorted to the procedures of bibliographic research, document analysis and interviews in order to understand how the process of choosing school leaders took place in the 198s, until the last form presented by PNE goal 19 in Londrina To this end, former municipal directors were interviewed in order to reconstruct the historical memory More broadly, the studies focused on the analysis of school management models in Brazil, and their relationship with the world of work, including: the bureaucratic, democratic and managerial, which occur immersed in the antagonisms present in the fight of the classes and structural crises of capital In the municipal school system of Londrina, three models of access to the function were identified: the political indication in the 198s The consultation with the school community (election) in the 199/2, and the technical criterion of merit and performance along with consultation with the school community in the following decade Thus, it is understood that the forms of access to the school management function are historically constructed considering the political, economical and social conjuncture of the time and its implications for educational policyRuiz, Maria José Ferreira [Orientador]Czernisz, Eliane Cleide da SilvaMartineli, Telma Adriana PacíficoAguiar, Viviane Barbosa Perez2024-05-01T15:14:07Z2024-05-01T15:14:07Z2019.0029.11.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16724porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina
title O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina
spellingShingle O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina
Aguiar, Viviane Barbosa Perez
Educação e Estado
Diretores escolares
Escolas
Organização e administração
Education and State
School principals
School management and organization
title_short O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina
title_full O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina
title_fullStr O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina
title_full_unstemmed O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina
title_sort O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina
author Aguiar, Viviane Barbosa Perez
author_facet Aguiar, Viviane Barbosa Perez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Maria José Ferreira [Orientador]
Czernisz, Eliane Cleide da Silva
Martineli, Telma Adriana Pacífico
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Viviane Barbosa Perez
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Diretores escolares
Escolas
Organização e administração
Education and State
School principals
School management and organization
topic Educação e Estado
Diretores escolares
Escolas
Organização e administração
Education and State
School principals
School management and organization
description Resumo: Esta pesquisa é vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, mais especificamente ao Núcleo de Políticas Educacionais (UEL) Versa sobre a trajetória histórica e política da escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina, no período de 198 a 217, passando pela análise das diferentes formas de acesso à função, até culminar no último modelo adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, inspirado nas determinações da meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE - 214-224 - Lei n° 135/214), que estabelece a associação entre critérios técnicos de mérito e desempenho e consulta pública à comunidade Tem como objetivo geral analisar o processo histórico da construção das formas de acesso à função de dirigentes escolares Os objetivos específicos são: compreender as diferentes concepções que sustentam os modelos de gestão escolar no contexto histórico no Brasil, a partir da década de 8; identificar as diferentes formas de acesso à função de dirigentes escolares adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, a partir da década de 8; analisar o processo de implementação da meta 19 do Plano Nacional de Educação e sua incorporação no Plano Municipal de Educação de Londrina A pesquisa recorreu aos procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas com o intuito de compreender como se deu o processo de escolha dos dirigentes escolares na década de 8, até a última forma que se apresentou a partir da meta 19 do PNE, em Londrina-PR Para tanto, foram entrevistados ex-diretoras da rede municipal a fim de reconstruir a memória histórica De forma mais ampla, os estudos focaram na análise sobre os modelos de gestão escolar no Brasil, e sua relação com o mundo do trabalho, dentre eles: o burocrático, democrático e gerencial, que ocorrem imersos aos antagonismos presentes na luta de classes e nas crises estruturais do capital Na rede municipal de ensino de Londrina, foram identificados três formas de acesso à função, a saber: a indicação política nos anos 198, a consulta à comunidade escolar (eleição), nos anos 199/2 e o critério técnico de mérito e desempenho e consulta à comunidade escolar, na década seguinte Desta forma, entende-se que as formas de acesso à função de direção escolar são construidas historicamente, tendo em vista a conjuntura política, econômica e social e suas implicações para a política educacional
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2019.00
2024-05-01T15:14:07Z
2024-05-01T15:14:07Z
29.11.2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16724
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823245168279552