Educação da sensibilidade : contribuições ao planejamento cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bogo, Anne Carolynne
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16180
Resumo: Resumo: A Análise do Comportamento tem contribuído para a resolução de problemas sociais principalmente por meio de estudos de planejamento cultural Em 27, Abib publicou o livro “Comportamento e sensibilidade: Vida, prazer e ética”, no qual apresenta um projeto de educação da sensibilidade como contribuição àqueles interessados nos estudos de delineamentos culturais A relevância das interpretações do autor para os estudos em cultura e o fato de que os textos que citam o livro de Abib não tratam de planejamento cultural influenciaram a elaboração dos objetivos deste trabalho Os objetivos são sistematizar o projeto de educação da sensibilidade, mostrando sua importância para o planejamento cultural, e averiguar e analisar a compatibilidade entre o projeto de educação da sensibilidade e propostas de intervenções culturais Para alcançar esses objetivos, organizaram-se dois estudos O Estudo 1 consistiu na sistematização do projeto de educação da sensibilidade Para tanto, analisou-se o livro de Abib por meio do Procedimento de Interpretação Conceitual de Texto As bases teórico-filosóficas do projeto de Abib foram discutidas por meio da análise da relação entre comportamento, consequências e sensibilidade, e do conceito de hedonismo Em seguida, sistematizaram-se os princípios e estratégias do projeto de educação da sensibilidade Os princípios destacam principalmente o uso de reforçamento positivo imediato, e as estratégias são a educação do sentimento, a educação ética, a educação para liberdade e a formação do autocontrole e do indivíduo criativo Discutem-se algumas potencialidades do projeto, como a recuperação do estudo da sensibilidade na explicação do comportamento e dos problemas humanos, e limites, como a defesa do abandono da punição e a definição de consequências culturais Conclui-se que o projeto de Abib avança ao focar na evolução da sensibilidade e ao colocar a educação da sensibilidade como objeto central de um projeto de desenvolvimento humano e como novo objetivo às intervenções culturais O Estudo 2 consistiu na averiguação e análise da compatibilidade entre o projeto de educação da sensibilidade e propostas de intervenções culturais Para tanto, realizou-se busca em base de dados e em periódicos de destaque na área de textos de intervenções culturais, conforme critérios de inclusão e exclusão Analisou-se um estudo de intervenção no trânsito, um estudo de intervenção para promover o cuidado responsável de animais domésticos e uma intervenção para desenvolver o manejo adequado de resíduos sólidos, visando identificar aspectos que pudessem ser relacionados com os princípios e estratégias do projeto de educação da sensibilidade Nas intervenções analisadas não foi possível encontrar aspectos de correspondência com todas as estratégias apresentadas por Abib Discute-se a necessidade ou não da presença de todas as estratégias em uma intervenção para promover a educação da sensibilidade Conclui-se que apesar dos pontos de contato, educar a sensibilidade não era objetivo das intervenções analisadas Sugere-se que intervenções focadas na educação da sensibilidade poderiam ser mais eficazes, pois uma sensibilidade educada daria condições de que as pessoas se comportem de modo a favorecer a sobrevivência das culturas, e a produzir bem pessoais e para os outros, ao mesmo tempo, em diferentes situações
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Behavior Analysis has contributed to solving social problems mainly through cultural planning studies In 27, Abib published the book “Behavior and sensitivity: Life, pleasure and ethics” [Comportamento e sensibilidade: Vida, prazer e ética], in which he presented a project of sensitivity education as a contribution to those interested in studies of cultural designs The relevance of the author's interpretations for studies in culture and the fact that the texts that cite Abib's book do not deal with cultural planning influenced the elaboration of the objectives of this work The objectives are to systematize the sensitivity education project, showing its importance for cultural planning, and to ascertain and analyze the compatibility between the sensitivity education project and proposals for cultural interventions To achieve these objectives, two studies were organized Study 1 consisted in the systematization of the sensitivity education project For that, Abib's book was analyzed through the Conceptual Text Interpretation Procedure [Procedimento de Interpretação Conceitual de Texto] The theoretical-philosophical bases of the Abib project were discussed by analyzing the relationship between behavior, consequences and sensitivity, and the concept of hedonism Then, the principles and strategies of the sensitivity education project were systematized The principles emphasize principally the use of immediate positive reinforcement, and the strategies are the education of feeling, ethical education, education for freedom and the formation of self-control and the creative individual Some potentialities of the project are discussed, such as the recovery of the study of sensitivity in the explanation of human behavior and problems, and limits, such as the defense of abandonment of punishment and the definition of cultural consequences It is concluded that the Abib’s project advances by focusing on the evolution of sensitivity and placing sensitivity education as the central object of a human development project and as a new objective for cultural interventions Study 2 consisted of the investigation and analysis of the compatibility between the project of sensitivity education and proposals of cultural interventions In order to do so, a search was carried out in a database and in periodicals of prominence in the area of texts about cultural interventions, according to inclusion and exclusion criteria We analyzed a traffic intervention study, an intervention study to promote the responsible care of domestic animals and an intervention to develop the adequate solid waste management, aiming to identify aspects that could be related to the principles and strategies of the education project of sensitivity In the interventions analyzed it was not possible to find aspects of correspondence with all the strategies presented by Abib It is discussed the necessity or not of the presence of all the strategies in an intervention to promote the education of the sensibility It was concluded that despite the points of contact, educating the sensibility was not an objective of the interventions analyzed It is suggested that interventions focused on sensitivity education could be more effective because an educated sensitivity would enable people to behave in ways that favor the survival of cultures and produce good personal and for others at the same time, in different situationsMelo, Camila Muchon de [Orientador]Laurenti, CarolinaGongora, Maura Alves NunesBogo, Anne Carolynne2024-05-01T15:02:52Z2024-05-01T15:02:52Z2017.0025.09.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16180porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - 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