Perfis motivacionais e engajamento de adolescentes nas tarefas escolares em casa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Megliato, Jucyla Guimarães Peres
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13159
Resumo: Resumo: A motivação autônoma tem sido relacionada com melhores resultados acadêmicos, como o engajamento cognitivo nas tarefas escolares, quando comparada com a motivação controlada O objetivo deste trabalho foi identificar as relações entre os perfis motivacionais de alunos adolescentes para a realização das tarefas de casa de matemática com o seu engajamento cognitivo (uso de estratégias de aprendizagem) Como abordagens teóricas, foram utilizadas a Teoria da Autodeterminação e a literatura do engajamento escolar Participaram do estudo 513 alunos de sétimas e oitavas séries de escolas públicas do norte do Paraná Para a coleta dos dados, foi utilizado um instrumento de autorrelato com 34 itens em escala tipo Likert de cinco pontos As análises revelaram que o modelo com quatro grupos foi o que apresentou o melhor ajuste para a amostra, sugerindo que havia quatro perfis motivacionais distintos; (a) alunos com escores moderados em motivação autônoma e controlada e altos em desmotivação, (b) alunos com pontuações baixas em motivação autônoma e controlada e alta em desmotivação, (c) alunos com escores altos em motivação autônoma e baixo em motivação controlada e em desmotivação, e (d) alunos com escores moderados em motivação autônoma e controlada e baixos em desmotivação Os resultados apontaram que os alunos do perfil motivacional com pontuação alta em motivação autônoma e baixa em na controlada e em desmotivação autorrelataram um engajamento cognitivo expresso por um uso mais elevado de estratégias metacognitivas, persistência e gerenciamento do tempo e do ambiente O contrário foi encontrado no perfil cujos estudantes tiveram escores altos em desmotivação Os resultados são discutidos em relação às teorias abordadas e suas implicações educacionais são levantadas
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